MTur apóia cooperativa de mulheres de Brasília no Fashion Rio

Lenço dos Namorados é o nome da coleção que será apresentada pela cooperativa de artesanato Apoena, durante o Fashion Rio, que começou ontem na capital fluminense. O trabalho das artesãs, costureiras e bordadeiras do Distrito Federal foi mostrado ao público, em desfile que aconteceu ontem, na Marina da Glória. O MTur apoiou a participação com R$ 361,5 mil. Este valor foi utilizado para o pagamento de passagens, hospedagem, cenografia do estande, montagem do fashion business, consultoria de moda, traslado e alimentação. O Mtur também apoiou a produção de um catálogo e vídeo de moda, em que os principais monumentos de Brasília serviram como cenário. O objetivo é fortalecer a imagem do DF como destino turístico associado a um produto de qualidade, já reconhecida no Brasil e exterior. O dinheiro será usado, ainda, para a participação da Apoena na edição de junho do Fashion Rio.

 

O Programa de Apoio à Produção Associada do MTur tem, entre suas metas, a qualificação de 80 artesãs da Apoena para a participação em eventos do setor de Moda e Comercialização. Por isso, além de participar do desfile no Fashion Rio, a Apoena também estará presente no Fashion Business – um espaço voltado para a promoção e a comercialização dos produtos. Para o catálogo de moda, produzido com o apoio do MTur, houve a contratação de produtor de direção e arte, fotógrafo, agência de publicidade, impressão gráfica.

 

Para reforçar a marca, a Apoena fará a distribuição de 100 ecobags, como brinde para os formadores de opinião. Dentro das ecobags foram colocados diversos cartões-postais da capital federal, um roteiro turístico para quem pretende visitar a cidade e informações sobre a cooperativa. Além disso, ela terá a logo do Ministério do Turismo e outros apoiadores do projeto.

 

A cooperativa, criada em 2003, tem entre seus objetivos mostrar a responsabilidade social e ambiental relacionada com a moda. Conta, atualmente, com 600 artesãs, costureiras e bordadeiras de dez associações. O trabalho é realizado em parceria com grupos de mulheres de comunidades carentes de cidades-satélites do Distrito Federal, que tiram da moda o sustento para suas famílias. “Saímos pela primeira vez de Brasília para mostrar nosso trabalho. O que queremos mostrar é que para quem é ligado em moda Brasília é um prato cheio”, diz Kátia Ferreira, designer da Apoena.

 

“O MTur tem por objetivo promover a inclusão social e fortalecer o turismo de eventos e negócios, ao agregar valor à oferta turística. Por isso apóia projetos dessa natureza. No caso da Apoena, a atuação do MTur, desde o Capital Fashion Week, que aconteceu em setembro de 2007, proporcionou economia de recursos e, em conseqüência,  criou condições para que as mulheres se mobilizassem em torno da criação de um banco popular próprio da cooperativa”, explicou Lilia Tanner, coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo do MTur.

 

Agora, as cooperadas podem pegar empréstimos junto ao banco popular e, assim, comprar máquinas de costura e materiais de trabalho para aumentar a produção e, conseqüentemente, a renda.  As artesãs produzem peças de vestiário, cama e mesa, bijuterias, tendo como destaque os bordados.

 

Fonte: Ascom MTur