Maringá sediou mais de 370 eventos no semestre

O levantamento é do Observatório do Turismo e Eventos e foi feito com base na agenda integrada do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

Nos primeiros semestre, pelo menos 373 eventos foram realizados em Maringá. O levantamento é do Observatório do Turismo e Eventos e foi feito com base na agenda integrada do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

De acordo com a pesquisa, dos eventos identificados e cadastrados na agenda do Convention, 157 são shows ou iniciativas culturais, 103 são esportivos e 102 congressos técnicos ou científicos. Além deles, 11 feiras também foram sediadas na cidade durante o período analisado.

Ainda segundo o levantamento do Observatório, o mês de maio foi o que mais movimentou a agenda, com 93 identificados, o equivalente a 24% do total. Junho, abril e março aparecem na sequência do ranking com 71, 68 e 61 eventos realizados, respectivamente. Fevereiro com 51 realizações e janeiro com apenas 29, foram os dois meses com menor movimentação de eventos no semestre.

O vice-presidente para assuntos de Desenvolvimento e Capacitação do Convention Bureau, Elias Gomes de Paula, afirma que os números mostram o potencial de Maringá como destino de eventos. “Nossa cidade já recebe muitos eventos e tem condições de receber muito mais. No entanto, o setor precisa estar capacitado e preparado para aproveitar as oportunidades”, comenta.

Capacitação

É com esta finalidade de contribuir para a qualificação do setor que o Maringá Convention Bureau vai realizar, nos dias 22 e 23 de agosto, das 19h às 23h, o workshop “Captação de Patrocínios em Eventos”. A capacitação será conduzida por Sergio Takao Sato, bacharel em Turismo pela PUC-PR e com experiência de mais de 20 anos no mercado de organização de eventos.

“Serão tratados temas como prospecção, mídia em eventos, elaboração de cotas de patrocínio e caderno de patrocínio para feiras, congressos, eventos culturais e shows”, frisa Takao, que foi presidente do Convention por duas gestões (de 2003 a 2009) e é ex-presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (2009 - 2015).

Takao ainda é professor convidado do curso de Pós-Graduação de Gestão de Eventos da Universidade Positivo, em Curitiba, e diretor de Eventos da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) e vice-diretor de Marketing e Eventos do Parque do Japão.

O workshop terá carga horária de 8 horas. O investimento para participar é de R$ 160 para filiados ao Convention e R$ 220 para não filiados. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3031-5959. O evento tem apoio do Átrium Centro Empresarial de Maringá.

A agenda de eventos do Maringá Convention Bureau pode ser acessada aqui.

Fonte: Assessoria