Movimento Unidos pela Vacina atua Brasil afora

O Movimento surgiu no início de fevereiro de 2021, por intermédio de um grupo focado em trazer soluções, de forma estruturada e apartidária. Logo houve identificação com o Movimento Supera Turismo, já atento à importância da vacinação. Isso resultou em sinergia para divulgação da necessidade de acelerar o processo vacinal. União de lideranças foi decisiva.

Na ocasião, o trabalho ainda estava embrionário. Contava com a participação central do Grupo Mulheres do Brasil, lideradas pela empresária Luiza Helena Trajano. Ocorreu a adesão de empresários importantes da economia como um todo e também do turismo, ajudando na estruturação do projeto.

Os desafios foram identificados e o objetivo traçado. "Vacinar toda a população elegível até o final de setembro de 2021.’’

Muito trabalho a fazer. E o sucesso do Movimento não parava de crescer. Foram criados processos e grupos de trabalho com suas lideranças e um exército de aproximadamente 5000 voluntários prontos a colaborar de alguma forma.

O trabalho é estruturado de forma vertical, com um núcleo central e subnúcleos, como logística, prefeituras, apoio à aquisição de vacinas, comunicação, jurídico, entre outros. Um grande processo de colaboração e compartilhamento de informações, alinhadas em muitas reuniões diárias entre todos os voluntários.

Pesquisa pioneira

Unidos pela Vacina atingiu um feito inédito. Conseguiu concluir a pesquisa sobre gargalos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no processo de vacinação, com os 5.570 municípios brasileiros, com 99,99% de respostas. Isso mesmo, dos 5.569 respondentes.

Esse time, liderado por Carlos Prado e Maria Fernanda Teixeira, teve a participação fundamental de muitas lideranças e voluntários do segmento de turismo. Capilaridade, capacidade, resiliência e trabalho conjunto com o Grupo Mulheres do Brasil levaram a esse feito. E já deixa um legado valioso de informações para as autoridades.

Um novo passo

Agora o Movimento já está imbuído em outro grande desafio. Encontrar empresas que tenham a possibilidade de amadrinhar municípios que responderam as pesquisas e apontaram as necessidades de melhorias em suas estruturas para a vacinação. E também auxiliar os doadores no processo de documentação e logística das entregas em um Brasil tão diverso.

Atualmente, o Unidos garantiu doações para 2.015 municípios dos 3.838 que apresentaram demandas, com um total de 410.185 itens entregues.

Fruto desse trabalho, hoje o Grupo Tour House, que atua no segmento de viagens e eventos coorporativos e viagens a lazer, está concretizando a entrega de alguns itens apresentados como necessários à secretária de saúde do município de Nobres (MT).

Representado pelo seu presidente fundador Carlos Prado, o Grupo Tour House entrega em mãos, ao prefeito e secretário de saúde do município de Nobres, 12 caixas térmicas de poliuretano, com termômetro com capacidade de 12 litros, 12 caixas térmicas de isopor, 30 caixas coletoras de perfurocortantes, quatro termômetros clínicos para mensuração da temperatura corporal e oito lixeiras plásticas com pedal para material infectante.

Gesto e protagonismo

"É um enorme prazer fazer a entrega, hoje, dessa doação ao município de Nobres. O Grupo Tour House já doou para sete municípios no estado de São Paulo, mas poder ajudar outros estados é muito importante para nós”, congratula-se Carlos Prado, presidente do Grupo Tour House.

O executivo acrescenta tratar-se de um pequeno gesto de uma empresa do turismo junto a um município e a um estado com forte potencial turístico. “Acelerando a vacinação, o turismo vai florescer mais rápido e gerar muitos empregos no Brasil. Toda a ajuda é bem-vinda nesse momento”, acredita.

Carlos Prado diz mais: “temos um carinho muito grande pela região - inclusive um de nossos executivos, o Alexandre Butrico, está em sintonia diária com todos os estados do Centro Oeste, para que o Unidos pela Vacina atinja seu objetivo de forma célere. Se cada um fizer ou doar um pouco, nossa caminhada será mais breve”, finaliza.

Protocolos à risca

A vacinação é o que temos de mais concreto para redução do contagio, internações e mortes. Porém, é indispensável que as pessoas continuem respeitando os protocolos, máscara, álcool gel, e fugir de aglomerações.

Para apoiar é muito fácil. Basta enviar e-mail para euapoio@unidospelavacina.com.br ou então entra no site www.unidospelavacina.org.br e clicar em ‘’quero doar’’. A partir dai você poderá consultar com nossa equipe, quais municípios ainda estão disponíveis e ver as necessidades de cada um deles.

O Movimento Unidos pela Vacina não aceita doações em dinheiro, somente em equipamentos que foram relacionados nas pesquisas.

O Movimento está aberto para qualquer empresa ou empresário, não importa o tamanho. Há grandes empresas que adotaram estados inteiros e temos empresas menores que adotaram municípios importantes para elas. O que conta, mesmo, é fazer com que a doação aconteça, sempre com o foco em evitar supérfluos e itens que não façam sentido.

Por isso, o Unidos pela Vacina conta com o apoio de grandes empresas de consultoria e auditoria, que prestam assessoria em todo o processo e nos apoiam nas questões de compliance", completa Alexandre Butrico, executivo de Novos Negócios do Grupo Tour House. E, também, voluntário do Unidos pela Vacinação e Head de Comunicação do Movimento Supera Turismo.

Fonte: Assessoria