Canais
Entidades
22/01/2008
Salvador CVB premia recepcionistas
O Salvador da Bahia Convention & Visitors Bureau realizou na semana passada a 5ª edição do Programa Premiação dos Recepcionistas. O evento reconhece os profissionais que colaboram para a redução dos índices de rejeição dos hotéis à room tax, tarifa opcional cobrada sobre a diária do hóspede e repassada ao Convention Bureau para o aprimoramento dos serviços ligados ao turismo.   Na comparação dos índices dos meses de outubro e novembro de 2007 os hotéis vencedores foram Bahia Plaza Hotel, com a maior redução do índice de rejeição (8%) e o Convento do Carmo, com a menor média de rejeição (35%). Como reconhecimento, além de cada recepcionista receber um brinde, o Convention ainda sorteou em cada hotel um final de semana em um resort localizado em Porto Seguro, com direito a acompanhante.
18/01/2008
Ilha Grande CVB comemora escala de 28 navios na cidade
Até o final da temporada de verão 28 transatlânticos farão escala na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. O volume recorde de navios é comemorado pelo Ilha Grande Convention & Visitors Bureau que se prepara para divulgar um calendário de eventos anual em parceria com a Secretaria de Cultura de Angra dos Reis.   "Além das festas caipiras que serão comemoradas em todos os finais de semana de julho no Abraão, teremos outros eventos como um Encontro de Dança de Salão, uma corrida de bicicletas, a Ecobike, além de outros eventos que divulgaremos oportunamente", afirmou Eduardo Galante, presidente do IGCVB.
18/01/2008
FBCVB distribui material para prevenção contra a Febre Amarela
Acompanhando os últimos acontecimentos ligados às áreas de segurança e saúde da população, a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBCVB) distribuirá para todos os Convention Bureau, Federações e Adeturs um flyer voltado à prevenção contra a febre amarela, em apoio ao Ministério de Turismo.   As 83 mil unidades do material abordarão a questão da vacinação - quais pessoas devem procurar os postos de saúde - bem como quais são os locais considerados de baixo, médio e de risco por toda a extensão do território brasileiro.   O gerente executivo da FBCVB, Eduardo Só Gay, e o vice-presidente administrativo financeiro, Elydio Barros, estiveram hoje pela manhã no Ministério do Turismo, onde foram recebidos pela chefe do gabinete da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, Regina Cavalcanti, ocasião em que receberam os folders para distribuição.   Fonte: Ascom FBCVB
18/01/2008
UCVB empossa nova diretoria e comenta resultados de 2007
O ano começou com novidades no Uberlândia Convention & Visitors Buerau. Hoje pela manhã, no Center Convention foi empossada a nova diretoria da entidade para o biênio 2008/2010, composta por Armando Esteves Rodrigues da Cunha, presidente; Ricardo Zacarias Attiê, vice-presidente. Além disso, o convention está com boas expectativas no setor de eventos para 2008 devido aos resultados atingidos no ano passado.   No decorrer de 2007, a cidade sediou 227 eventos, sendo 3 internacionais, 30 nacionais, 10 estaduais, 39 regionais e 145 locais, que geraram 68.896 pernoites (estimativa em 40%), sem computar feiras, festivais e eventos locais, totalizando R$ 5.409.745,33. Isso significa um crescimento de 59% em relação a 2006, quando foram sediados 143 eventos.   Para Marise Carrijo, superintendente do UCVB, do convention bureau em feiras tem sido cada vez mais expressiva e reflete o trabalho sério e profissional desenvolvido pela entidade. “A cada dia, estamos nos profissionalizando, crescendo e amadurecendo. Somos um destino que oferece serviços e equipamentos que podem competir no mesmo nível das maiores capitais do Brasil e de outros destinos internacionais”, afirma.   Uberlândia conta com 60 locais para sediar eventos, entre teatros, hotéis, centro de convenções, arena multiuso  e outros. Somados, estes espaços podem comportar 235.829 mil pessoas. A rede hoteleira da cidade conta com 44 hotéis, entre diversas categorias. A entidade já está com oito eventos em fase de captação até o ano de 2011.   Para 2008 também foram conquistados oito eventos: o 22º Congresso Brasileiro de Entomologia, o 9º Congresso Brasileiro de Estrutiocultura – América Avestruz 2008, o Intermed MG 2008, o Rally Motorsports Sudeste 2008, 10º Encontro Mineiro de Angiologia e Cirurgia Vascular 2008, 2º Jornada Mineira de Terapia Intensiva – Somiti.
17/01/2008
Recife CVB quer aumentar em 15% o número de eventos capatados
O Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) inicia 2008 com o lançamento do Plano de Ação para o corrente ano com uma perspectiva de aumento em 15% no número de eventos captados. Além disso, a meta é incrementar em até 19% o número de associados, passando de 156 para 186. A expectativa é fechar o ano com 72 eventos de médio e grande porte, que garantem uma injeção na economia de aproximadamente R$ 508 milhões.   Uma das grandes ações previstas para 2008 é uma inédita parceria com a Câmara Americana (Amcham-PE). De acordo com José Otávio Meira Lins, presidente do Recife CVB, será organizada uma missão empresarial focada no mercado norte-americano. “A missão tem por objetivo visitar os CVBs dos EUA, como Chicago, Miami e Atlanta, assim como centros de convenções, organizadores de eventos e agências de viagens e receptivo”, conta. Assim, segundo o presidente, durante as visitas técnicas serão analisados os dados relativos aos serviços e processos, identificando as melhores práticas de negócios dessas empresas para incorporar o que os outros estão fazendo de melhor.   Estão previstas novas parcerias com empresas públicas e privadas tais como Governo do Estado, Sebrae e prefeituras. O "Vendo Pernambuco", por exemplo, será realizado em paralelo aos eventos e feiras em que Pernambuco e a Prefeitura do Recife se façam presentes. O principal objetivo dos treinamentos é destacar a potencialidade pernambucana para o mercado de lazer e incentivo, vislumbrando novos roteiros e produtos. Já foram realizados treinamentos em São Paulo, Rio de Janeiro, capitais nordestinas, Brasília e Buenos Aires. A expectativa é de que determinados agentes e operadores de viagens treinados pelo projeto sejam convidados a participar de famtour no Estado.
17/01/2008
Curso da Abav-SP fala sobre atendimento com qualidade e sucesso
A ABAV-SP promove o curso “como atender com qualidade e sucesso” nos dias 21 e 22 de janeiro, das 18h30 às 22h30 na sede da entidade. O objetivo do curso é capacitar os participantes a fornecer sempre o melhor atendimento aos clientes, em qualquer circunstância e independentemente do motivo pelo qual procuram a empresa, visando antecipar e exceder as suas necessidades e expectativas.   A programação do curso, ministrado por Mady Celmi, inclui temas como: na linha da frente, na hora da verdade, como o cliente avalia a qualidade do serviço, o alto custo de perder o cliente, estilos sociais e técnicas de abordagem do cliente, como lidar com reclamações, solução pró-ativa. O curso é voltado aos funcionários de qualquer setor de agências de viagens, operadoras ou consolidadoras que estejam em contato com o cliente por telefone ou presencialmente.   Serviço Telefone: (11) 3223-0555 cursos@abavsp.com.br
17/01/2008
Uberlândia CVB conquista evento de geografia para 2009
A equipe do Uberlândia Convention & Visitors Bureau comemora a conquista do 3º Fórum Internacional de Geografia da Saúde e 4º Simpósio Brasileiro de Geografia da Saúde. A captação é resultado de uma parceria entre o curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (Ufu), com o Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UCVB).   A candidatura do destino foi apresentada em Curitiba ainda em 2007, pelo Prof. Dr. Samuel do Carmo Lima, coordenador do programa de pós-graduação em geografia da Ufu. “Antes a universidade organizava tudo sozinha e isso gerava desgastes orçamentário, logístico e de pessoal, agora podemos aproveitar melhor, já que teremos profissionais especializados em organização de eventos para estruturar e acompanhar o andamento até o fim”, conta Lima. O Fórum Internacional e Simpósio Brasileiro de Geografia da Saúde acontecerão em 2009.
16/01/2008
Santos e Região CVB apresenta destino para crianças em férias
O turismo, a cultura e a história da região da Costa da Mata Atlântica é apresentada para crianças em férias pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau, que por meio de livros de história e personagens infantis do livro “Tudo É Possível - Incrível Viagem no Tempo", narra as aventuras do menino Lucas em diversas épocas, pelas do litoral santista.   "Estamos unindo o fato de descobrir o Brasil e a região à possibilidade de vivenciar um novo conhecimento, que é o sentido maior do viajante do século 21. Além de representar o futuro, as crianças são multiplicadores, pois ensinam aos adultos o respeito à nossa cultura, história e a preservação do nosso patrimônio material e imaterial", explica Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da entidade.   As atividades foram realizadas em Santos, neste final de semana (Shopping Praiamar) e em Bertioga, na Riviera de São Lourenço (Espaço Veja São Paulo). Estão previstas ainda para ocorrerem nas demais cidades da região.
16/01/2008
Minas Gerais prevê aumento de 55% de turistas no Carnaval
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG) estima que o Carnaval nas cidades históricas vai atrair cerca de 500 mil turistas ao Estado, um número 55% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 35% dos mineiros passarão o feriado em outros Estados.   A pesquisa também revela que o destino preferido dos mineiros no feriadão de Carnaval é a cidade litorânea de Porto Seguro, já que do total de pacotes vendidos até o momento, 70% são para a cidade baiana. “O segundo destino mais procurado pelos mineiros é a cidade do Rio de Janeiro, com 20%”, conta José Maurício de Miranda Gomes, presidente da Abav-MG.   Entre os destinos internacionais mais procurados são Chile e Argentina, que juntos, correspondem a 40% dos pacotes vendidos até o momento. Em seguida, aparecem Londres e Paris, ambos com 30%.
15/01/2008
Salvador CVB atinge meta de captação de eventos
O Salvador da Bahia Conventions & Visitors Bureau (SBCVB) atingiu a meta de capatação durante o ano de 2007, com 90 eventos conquistados para a capital baiana, entre congressos, conferências, seminários e simpósios, sendo 71 deles nacionais e 19 internacionais, que impulsionarão a economia do setor nos próximos quatro anos.   “Geramos um público de mais de 75 mil visitantes para a cidade, 303 mil room nights (pernoites) e uma receita de quase 57 milhões de dólares”, destaca Cícero Sena, presidente do Salvador Convention. Esses eventos vão trazer para a cidade quase 30 mil visitantes, com 117.600 room nights e receita estimada em US$ 17 milhões.
11/01/2008
Porto Alegre CVB faz balanço das atividades de 2007
O Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB) fez um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2007. Foram conquistados 78 novos mantenedores, o que representa um crescimento de 52,33% em relação ao número de associados em dezembro de 2006. Em grande parte, são empresas do ramo de gastronomia, que ampliaram de 17,44% (dez/2006) para 28,24% (dez/2007) a sua participação no POACVB. Para 2008, já são 25 eventos que solicitam apoio.
11/01/2008
Hospital do Coração é o novo sócio do SPCVB
O Hospital do Coração, um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina e pioneiro na realização de transplantes cardíacos, é o novo associado do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). "Com a parceria, queremos reforçar nossa posição de melhor alternativa para atendimento a pacientes de fora de São Paulo, principalmente na área de medicina preventiva", explica André Luís da Silva, gerente executivo e comercial do HCor.   A instituição já está inserida em materiais de divulgação sobre o turismo de negócios em São Paulo. Recentemente, em novembro, participou do estande Bem Receber, no Festival de Turismo de Gramado. "Parcerias como esta ratificam o potencial do turismo médico e de saúde em São Paulo. Para 2009, por exemplo, conseguimos captar para a cidade o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que deve receber cerca de três mil visitantes", lembra Toni Sando, diretor superintendente da entidade.   No segmento de saúde, o SPCVB já tem como parceiros a Associação Paulista de Cirurgiões Dentista - APCD (desde setembro de 2004) e a Feira Hospitalar (desde agosto de 1999).   Serviço saopaulocvb@spcvb.com.br
11/01/2008
Federação de CVBx participa de feira de turismo na Holanda
Até segunda-feira, dia 14, a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau (FBCVB) participa da 37ª Vakantieneurs, principal feira de turismo da região do Benelux - Bélgica, Holanda e Luxemburgo -, realizada em Utrecht, na Holanda.   Promoção e apoio comercial aos destinos brasileiros envolvendo a FBCVB e sua rede de CVBx afiliados devem ser tratados. "A feira holandesa é propícia para alinhavar detalhes do Ano Brasil em Haia, homenagem prevista para 2009", afirmou Cláudia Maldonado, superintendente executiva da Federação.   O evento reúne as principais operadoras e redes de distribuição de turismo da Europa e espera receber mais de 150 mil pessoas. A FBCVB está representada pela superintendente executiva Cláudia Maldonado, pela coordenadora de eventos Mirian Murata e pelo vice-presidente financeiro, Elydio Barros.   Fonte: Ascom FBCVB
10/01/2008
Acordo entre Tam e Abav para contas públicas é adiado
Confira a seguir o comunicado expedido pela Abav Nacional aos dirigentes estaduais sobre a sensibilização da Tam para adiamento da implementação do acordo com a companhia no que diz respeito às contas de governo.   "Prezada(o) Presidente:   É com grande satisfação que iniciamos 2008 com a conquista de resultados efetivos, alcançados a partir do novo modelo de gestão descentralizada nas lutas que mobilizam o Sistema Abav. Refiro-me, especificamente, ao fato de termos, a partir de reunião promovida em Brasília, na sede da Abav-DF, com suporte técnico da Coordenação Jurídica da Abav Nacional e ativa participação das Agências de Viagens associadas, conseguido sensibilizar a Tam para a real necessidade de adiar a implementação do acordo vigente no que diz respeito às contas de governo. Ao fortalecer e valorizar ações regionais que agregam valor ao Sistema Abav como um todo, demonstramos, na prática, a eficácia da nossa estratégia.   Como Brasília concentra maior participação proporcional de agências de viagens que atendem contas de governo, trata-se do palco ideal para ecoarmos uma demanda que de fato interessa a todas as associadas. Afinal, contas públicas existem nas três esferas de poder: federal, estadual e municipal.   O mais importante, agora que obtivemos tempo para poder estudar e adequar procedimentos operacionais a serem aplicados em contas do tipo GR, devemos unir esforços para sensibilizar o poder público, no sentido de reconhecer a importância e melhor remunerar as Agências de Viagens em todo o País.   Carlos Alberto Amorim Ferreira - Kaká Presidente da Abav Nacional."
10/01/2008
Site do Natal CVB é reformulado
Com um layout mais dinâmico, o novo site do Natal Convention & Visitors Bureau, lançado no final de 2007, facilitará a divulgação do destino e de outras atividades ligadas ao turismo.   Um dos objetivos também é estreitar o relacionamento com os mantenedores da entidade, fazendo-os saber quais são os eventos que vão acontecer na cidade, além de aumentar a participação deles nos eventos captados.   Serviço http://natalconventionbureau.com.br/
10/01/2008
Resorts Brasil inicia plano de promoção no exterior
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, é o primeiro evento internacional que a Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) participa. Entre os dias 16 e 20 de janeiro, a entidade, em parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur, iniciará seu plano de promoção no mercado internacional. O objetivo principal da entidade é um encontro de negócios com operadores portugueses.
09/01/2008
MTur apóia cooperativa de mulheres de Brasília no Fashion Rio
Lenço dos Namorados é o nome da coleção que será apresentada pela cooperativa de artesanato Apoena, durante o Fashion Rio, que começou ontem na capital fluminense. O trabalho das artesãs, costureiras e bordadeiras do Distrito Federal foi mostrado ao público, em desfile que aconteceu ontem, na Marina da Glória. O MTur apoiou a participação com R$ 361,5 mil. Este valor foi utilizado para o pagamento de passagens, hospedagem, cenografia do estande, montagem do fashion business, consultoria de moda, traslado e alimentação. O Mtur também apoiou a produção de um catálogo e vídeo de moda, em que os principais monumentos de Brasília serviram como cenário. O objetivo é fortalecer a imagem do DF como destino turístico associado a um produto de qualidade, já reconhecida no Brasil e exterior. O dinheiro será usado, ainda, para a participação da Apoena na edição de junho do Fashion Rio.   O Programa de Apoio à Produção Associada do MTur tem, entre suas metas, a qualificação de 80 artesãs da Apoena para a participação em eventos do setor de Moda e Comercialização. Por isso, além de participar do desfile no Fashion Rio, a Apoena também estará presente no Fashion Business – um espaço voltado para a promoção e a comercialização dos produtos. Para o catálogo de moda, produzido com o apoio do MTur, houve a contratação de produtor de direção e arte, fotógrafo, agência de publicidade, impressão gráfica.   Para reforçar a marca, a Apoena fará a distribuição de 100 ecobags, como brinde para os formadores de opinião. Dentro das ecobags foram colocados diversos cartões-postais da capital federal, um roteiro turístico para quem pretende visitar a cidade e informações sobre a cooperativa. Além disso, ela terá a logo do Ministério do Turismo e outros apoiadores do projeto.   A cooperativa, criada em 2003, tem entre seus objetivos mostrar a responsabilidade social e ambiental relacionada com a moda. Conta, atualmente, com 600 artesãs, costureiras e bordadeiras de dez associações. O trabalho é realizado em parceria com grupos de mulheres de comunidades carentes de cidades-satélites do Distrito Federal, que tiram da moda o sustento para suas famílias. “Saímos pela primeira vez de Brasília para mostrar nosso trabalho. O que queremos mostrar é que para quem é ligado em moda Brasília é um prato cheio”, diz Kátia Ferreira, designer da Apoena.   “O MTur tem por objetivo promover a inclusão social e fortalecer o turismo de eventos e negócios, ao agregar valor à oferta turística. Por isso apóia projetos dessa natureza. No caso da Apoena, a atuação do MTur, desde o Capital Fashion Week, que aconteceu em setembro de 2007, proporcionou economia de recursos e, em conseqüência,  criou condições para que as mulheres se mobilizassem em torno da criação de um banco popular próprio da cooperativa”, explicou Lilia Tanner, coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo do MTur.   Agora, as cooperadas podem pegar empréstimos junto ao banco popular e, assim, comprar máquinas de costura e materiais de trabalho para aumentar a produção e, conseqüentemente, a renda.  As artesãs produzem peças de vestiário, cama e mesa, bijuterias, tendo como destaque os bordados.   Fonte: Ascom MTur
09/01/2008
Rio CVB tem crescimento de 120% em relação a 2006
O Rio Convention & Visitors Bureau registrou número recorde na captação de eventos até o ano de 2014. Só no primeiro semestre de 2007, a entidade havia conquistado 120% a mais que o mesmo período de 2006. A cidade desbancou concorrentes mundiais como Lisboa, Buenos Aires, Barcelona, Istambul e Dubai para a realização de eventos técnico-científicos.
08/01/2008
Curitiba CVB conquista novo mantenedor
A Javor Turismo & Eventos é o mais novo mantenedor do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). A empresa é especializada em turismo receptivo e emissivo bem como consultoria em viagens de negócios e lazer em âmbito corporativo ou privado, feiras, congresso e visitas técnicas.   Criada em 2005, a Javor já teve entre seus principais clientes a Pactum Consultoria Empresarial, Fag Administração e Participações, Viação Cidade Sorriso, Brasil Export entre outras companhias.
08/01/2008
Investimento na 2ª Casa Hotel chega a R$ 2,8 milhões
A Casa Hotel, evento destinado ao mercado hoteleiro que será realizada durante o mês de março, já iniciou a comercialização de patrocínios. A organização trabalha no sistema de cotas, com valores que variam entre R$ 120 mil e R$ 250 mil. A expectativa é obter um crescimento de 25% no número de empresas participantes, somando cem representantes de diferentes segmentos.   As propostas que já circulam no mercado são personalizadas, para empresas nos segmentos de cartões de crédito, companhias aéreas, montadoras e fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A edição 2008 da Casa Hotel será promovida entre 27 de fevereiro e 16 de março. A mostra, a ser realizada no WTC Hotel, espera receber 18 mil pessoas, quase 30% a mais em relação à primeira edição do evento, que registrou 14 mil visitantes. A Casa Hotel conta com investimentos de R$ 2,8 milhões, distribuídos em infra-estrutura e realização do evento.   Dessa vez, além do quinto andar, a suíte presidencial e o lobby do hotel serão inteiramente transformados pelo principal time de profissionais do Brasil, Peru, Panamá e Suécia, todos participantes de Casa Cor Brasil.   Serviço Casa Hotel 2008 Local: WTC Hotel Endereço: Av. das Nações Unidas, 12559 – São Paulo/SP Data: 27 de fevereiro e 16 de março
Newsletter
Receba as novidades