Senac propõe reflexão sobre ocupação do espaço público

Durante o Festival Path, alunos do Centro Universitário Senac vão revolucionar o Largo da Batata e a Rua Cunha Gago neste fim de semana.

Dois projetos de alunos do Centro Universitário Senac vão levar a população a refletir sobre a ocupação do espaço público nas ruas durante o Festival Path, a ser realizado nos dias 19 e 20 de maio, na região de Pinheiros, em São Paulo. No maior e mais diverso evento de inovação e criatividade do Brasil, a instituição vai revolucionar com as ações OcupaLAR Senac e Geodésicas Caminhantes. As atrações integram a programação que conta ainda com palestras, shows, filmes, workshops, sessões literárias, exposição de artes e feiras gastronômicas de parceiros diversos.

A primeira ação vai ocupar e transformar o espaço público no Largo da Batata, que receberá 50 bancos de papelão com a proposta de criar áreas de estar e convivência. Marcella Ocke, professora e coordenadora da pós-graduação de Design de Interiores e Arquitetura da Paisagem do Centro Universitário Senac, conta que os alunos irão customizar os bancos no local, escrevendo com caneta hidrocor frases e palavras para que os visitantes repensem o espaço público. “Com o OcupaLAR, vamos fazer uma nova leitura do espaço juntamente com os participantes do evento”, explica Marcella.

A iniciativa faz parte do Projeto LAR – Laboratório de Arquitetura Responsável da instituição, cujo objetivo é propor atividades de integração e educação junto às comunidades e grupos organizados que buscam orientação sobre questões relacionadas a qualquer ação coletiva, de cunho social, para promoção de melhorias na qualidade dos espaços habitados e/ou públicos.

Outra participação do Senac envolve uma instalação denominada Geodésicas Caminhantes, que ficará nas proximidades do Instituto Tomie Ohtake. Na Rua Cunha Gago, estarão estruturas enormes – a maior delas com 4 metros de diâmetro - montadas com tubos de plástico reciclado e parafusos. Os universitários do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo vão caminhar pela rua interagindo com os globos. “As pessoas poderão acompanhar a montagem das geodésicas e observar a construção das estruturas como um dos princípios da arquitetura”, diz Lázaro Eli, professor do Centro Universitário Senac.

As atividades do Festival Path serão realizadas simultaneamente em diferentes e icônicos pontos culturais do bairro de Pinheiros, como Instituto Tomie Ohtake, a Fnac-Pinheiros, a Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) e o Largo da Batata. As palestras e workshops têm custos diferenciados. As demais atrações são gratuitas. A programação completa pode ser conferida pelo portal.

Projetos

A dinâmica de ensino do Centro Universitário Senac segue a proposta pedagógica da educação significativa e cidadã, com base na vivência de atividades curriculares e extracurriculares que incentivam atitudes empreendedoras e de integração entre ensino, pesquisa e extensão, contando atualmente, com 15 linhas de pesquisa para desenvolvimento de projetos de iniciação científica, tecnológica e artística e de extensão universitária. Por ano, cerca de 120 alunos desenvolvem pesquisas que permitem a aplicação do conhecimento adquirido no ambiente universitário em situações reais e cerca de 140 alunos são envolvidos em projetos de extensão universitária com atuação cidadã na comunidade.

Processo seletivo

O Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para os cursos de graduação presencial e a distância e da pós-graduação do 2º semestre de 2018. O interessado em ingressar na graduação presencial pode fazer seu cadastro pelo Portal Senac até 10/6. O Vestibular será no dia 24/6, às 10 horas. Para o formato a distância, as inscrições vão até 20 de agosto, exclusivamente pelo portal.

O prazo para participar do processo seletivo de pós-graduação lato sensu presencial em todo o Estado de São Paulo e dos cursos a distância em todo o país vai até o dia 31 de julho. Para se inscrever, basta acessar os portais de presencial e a distância.

Nota máxima no MEC

Pela qualidade do ensino e da infraestrutura disponibilizadas aos alunos e funcionários, o Centro Universitário Senac conquistou nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para os cursos presenciais e a distância. A classificação atesta a excelência do Centro Universitário Senac, que há mais de 25 anos trabalha para desenvolver o potencial empreendedor no processo de aprendizado, aliando teoria à prática e proporcionando a internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais.

Fonte: Assessoria