Canais
Entidades
publicado em 22 de maio de 2020 -  0h13

Transporte aéreo de passageiros no país tem queda de 93,09% em abril

É o pior resultado da série histórica, iniciada em 2000.

Da Redação

A demanda por voos domésticos teve queda de 93,09% em abril, em relação a igual mês do ano passado, refletindo o agravamento do impacto da pandemia do novo coronavírus na aviação comercial brasileira. A oferta de assentos nos aviões recuou 91,35% na mesma comparação. Esses dois indicadores são os piores resultados mensais da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), iniciada em 2000. Os dados foram compilados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Incluem as operações de suas associadas (GOL, LATAM, VOEPASS/MAP) e trazem números agregados das demais empresas nacionais.

A taxa de ocupação dos aviões ficou em 65,45% em abril, uma diminuição de 16,42 pontos percentuais na comparação anual, desempenho mais fraco desde junho de 2010. O volume de passageiros transportados em voos nacionais teve retração de 94,55%, para 399.558 pessoas, pior resultado mensal em 20 anos.

Mercado internacional

O transporte de passageiros para o mercado internacional, entre as companhias aéreas nacionais, caiu 98,13% em março, diante do mesmo mês de 2019. A oferta recuou 96,42% na mesma base de comparação. O aproveitamento dos aviões teve redução de 40,53 pontos percentuais, para 44,25%. Ao todo, foram transportados 9.210 passageiros, queda de 98,70%. Novamente, os piores desempenhos mensais para esses indicadores desde 2000.

Cargas

A demanda por transporte aéreo de cargas no país recuou 66,86% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. Para o mercado internacional, a retração foi de 58,80%.


Fonte: assessoria

Veja também:

02/12/2020
Começa hoje o TALKS & EXPO ABEOC Digital
Nesta quarta-feira (2/12) começa hoje o TALKS & EXPO ABEOC Digital: O futuro é agora, evento híbrido criado pela ABEOC Brasil para trazer à tona um novo conceito para o setor de eventos, adequado às perspectivas do presente e do futuro pós-pandemia.
02/12/2020
AMPRO Globes Awards divulga shortlist de 2020
O AMPRO Globes Awards, maior premiação do Live Marketing no Brasil, termina a etapa de julgamento e divulga a shortlist da sua 20ª edição. Foram 95 cases selecionados para a final, de 27 agências de várias regiões brasileiras.
01/12/2020
ALAGEV Checked é lançado ao mercado e reconhece players que respeitam os protocolos sanitários
Selo é uma iniciativa da ALAGEV e contribui para as boas práticas dos estabelecimentos nesse período atual e pós-pandemia
26/11/2020
Nova Diretoria da ABIH-SP anuncia iniciativas para o calendário de 2021
ABIH-SP e XPLATINA assinam acordo para realizar uma série de encontros com associados e fornecedores
Newsletter
Receba as novidades