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publicado em 03 de maio de 2021 - 18h15

Vinicius Lummertz mostra protagonismo de São Paulo

Em mais uma edição online do Fórum de Temas Nacionais FTN ADVB, na manhã de 29/04/2021, coube ao secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, conduzir palestra intitulada ‘O papel do Turismo na retomada econômica do Estado de São Paulo’. Na moderação, o presidente executivo do SPCVB – Visite São Paulo, Toni Sando. Evento contou com audiência de 927 pessoas, entre dirigentes públicos e lideranças municipais, profissionais de turismo, de vendas e marketing, associados da ADVB SP.

Da Redação

Em mais uma edição online do Fórum de Temas Nacionais FTN ADVB, na manhã de 29/04/2021, coube ao secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, conduzir palestra intitulada ‘O papel do Turismo na retomada econômica do Estado de São Paulo’. Na moderação, o presidente executivo do SPCVB – Visite São Paulo, Toni Sando. Evento contou com audiência de 927 pessoas, entre dirigentes públicos e lideranças municipais, profissionais de turismo, de vendas e marketing, associados da ADVB SP.

Compuseram os painéis da Live Murilo Pinheiro – prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Amitesp; Marco Antônio de Oliveira, conhecido como Marquinho, prefeito de Morungaba e presidente da Aprecesp; Fred Guidoni, ex-prefeito de Campos de Jordão e presidente da APM; Sebastião Misiara, presidente da Uvesp.

Painel comparativo

Em sua palestra, Vinicius Lummertz apresenta um quadro sinótico de 2019, 2020 e 2021. Ou seja: 2019 constitui um ano excepcional para o turismo paulista, com inúmeras ações bem sucedidas. Entre elas, o ‘SP pra todos’; ampliação da malha aérea regional; 700 novos voos semanais; programa de privatização dos aeroportos; crescimento de 5,1%; 50 mil novos empregos; e lançamento do Programa de Crédito Turístico.

Em 2020, quando tudo evidenciava um ano de grandes avanços e conquistas, veio a pandemia. E aí, num esforço sem precedentes, o governo paulista como um todo, e a secretaria de Turismo, em especial, lançaram-se na tarefa de minimizar as perdas. Por meio de engajamento entre os diversos setores, do poder público e da iniciativa privada, criaram-se os protocolos biossanitários. Disseminou-se a consciência do turismo responsável e estabeleceu-se o consenso de se investir no turismo de proximidade.

Já no ano de 2021, iniciado com a deflagração da 2ª onda da C-19, a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo desdobrou-se nos esforços para a obtenção de crédito para o trade; investiu-se na estratégia regional; na privatização de 22 aeroportos; na prioridade da vacinação; na expansão dos leitos de UTI e na retomada do São Paulo para Todos. Isso tudo, naturalmente, em menos de quatro meses...

De forma didática, Lummertz expôs os diferentes aspectos da pandemia, a evolução dos andamentos e o caráter fundamental da vacina para a retomada. Mostrou gráficos, números, projeções e deixou claro que o Estado de São Paulo, de longe, fez a faz uma gestão sóbria, séria e eficaz dos efeitos da pandemia. “Somos antenas de sentimentos. E estejam certos de que o pior já passou”, assegura Vinicius Lummertz. “É importante que a gente saiba que a retomada do faturamento das empresas do turismo e dos empregos do setor depende do avanço da imunização”.

Seguem destaques das participações dos painelistas.

Murilo Pinheiro – Presidente da Amitesp (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), diz que a entidade, criada em 2015, congrega 140 municípios e conta com 860 associados. Entidade visa desenvolver o turismo em todo o território paulista. Ressalta a importância de união de todas as demais entidades, no enfrentamento da pandemia e na busca da retomada mais rápida possível.

Marco Antônio de Oliveira, o Marquinho – Presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), explica que a entidade é privada e sem fins lucrativos, atua há 36 em prol do turismo paulista. Dispõe de uma equipe técnica dedicada ao atendimento às 70 cidades estâncias. Manifesta a satisfação renovada de assistir a uma palestra do secretário Vinícius Lummertz, cita engajamentos exemplares na luta contra os efeitos da pandemia, como do Movimento Supera Turismo Brasil e do Todos pela Vacina.

Fred Guidoni – Presidente da APM; (Associação Paulista de Municípios) destaca visão e protagonismo do governador João Doria; além de ressaltar a importância da vacina. Entre outras menções assinala que “a sede da APM é a casa dos municípios paulistas”. Lembra, parafraseando o governador paulista Franco Montoro, que “a vida acontece nos municípios”. E diz que “quando a gente cuida de vida, a gente cuida da economia. E vice-versa”. Acredita que o ano de 2022 será muito positivo.

Sebastião Misiara – Presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), elogia otimismo do moderador Toni Sando, expresso em artigo recente, quando manifesta a crença de que ‘tudo vai ficar bom de novo’... Também elogia o trabalho desenvolvido pelo secretário Vinícius Lummertz e diz que “podemos sonhar, clara e fortemente, na retomada do turismo”.

Toni Sando – Presidente executivo do Visite SP e presidente da UNESDESTINOS (União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos), concluiu os debates com uma fala de esperança, na hipótese da população ser vacinada até dezembro ou janeiro. “Em 2022 nós teremos: Carnaval, comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, Copa do Mundo, eleições, comemoração do bicentenário da independência do Brasil, além de todas as feiras e congressos que foram adiados no ano passado, neste ano e que, com certeza serão realizados dentro dos protocolos como já ocorre em vários países que fizeram sua lição de casa”.

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No encerramento da Live, o presidente da Skål São Paulo, Walter Teixeira; e o presidente da ADVB-SP, Aristides de La Plata Cury, lançam a 3ª edição do prêmio Top Destinos Turísticos. As inscrições estarão abertas até 30 de maio; e que em 1º de junho se dará o início da votação popular. A entrega da premiação ocorrerá no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, ainda em 2021, com presenças do governador João Doria e do secretário Lummertz.

Depois da apresentação de vídeo alusivo ao Top Destinos Turísticos, um trabalho da agência Gorilla, do empresário Beto Marques, vice-presidente de Comunicação da ADVB SP, procedeu-se à habitual entrega simbólica de certificados aos participantes desta edição do FTN ADVB, uma correalização da FBM (Fundação Brasileira de Marketing), do IRES (Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental), e da ADVB SP.

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