Balanço 2013 e Perspectivas 2014, por Elza Tsumori

Diretora da Casa Barcelona e diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Portal Eventos -
Qual o acontecimento mais marcante no Brasil e no mundo em 2013?

TSUMORI - O povo nas ruas em junho foi um fato positivo e relevante.

Portal Eventos - Como este acontecimento afetou o segmento de eventos?

TSUMORI - Existem fatos que afetam no curto, médio e longo prazo. Eu não vou me ater a questões de prevenção de risco, segurança e calendário de eventos que poderão afetar a realização, pois isso já é uma reação imediata. O meu olhar está no psique desse ser humano movido sem uma liderança tradicional (desacreditada). O setor de eventos deve fazer uma análise profunda e trabalhar para evoluir nos seus negócios, aprendendo com essa movimentação de catarse coletivo, no médio e longo prazo. As manifestações mostraram que o povo está cansado de ser apenas expectador e quer ser ator principal (protagonismo).

Portal Eventos - Como este acontecimento afetou os seus negócios?

TSUMORI - A minha empresa trabalha com inovação em marketing e nós já apontamos há algum tempo para a necessidade de operar mudanças profundas nas empresas e ouvir mais o que os seus clientes e consumidores querem dizer ao ter contato com seus produtos e serviços. Trabalhamos levando em consideração a questão de protagonismo que deixa de ser algo pessoal e passa para uma comunidade, cidade, nação e mundo. Para nós e nossos clientes o exemplo das manifestações foi muito importante e consideramos que isso é apenas uma ponta de iceberg muito maior. Resta saber como vai acontecerá a evolução.

Portal Eventos - Quais as principais tendências do Brasil em 2014?

TSUMORI - Muito cuidado com o desvio de foco. Teremos muitos eventos e pouco tempo para refletir e escolher as melhores opções de governantes. Poucos dias úteis neste ano para planejar e executar os novos projetos anuais.