Canais
Entrevistas
publicado em 16 de agosto de 2017 - 15h16

Itália projeta aumento de 20% no número de turistas brasileiros este ano

Em entrevista, Fernanda Longobardo, da Agência Nacional do Turismo da Itália no Brasil (Enit), fala sobre as ações que a agência projeta para potencializar a captação de turistas brasileiros.

Da Redação

Recentes levantamentos apontam para um crescimento no número de brasileiros que visitam a Itália anualmente. Segundo a Agência Nacional do Turismo da Itália no Brasil (Enit), o destino espera um aumento de pelo menos 20% no número de brasileiros em visita à Itália em 2017, em comparação com o ano passado. Os dados de 2016 ainda não foram fechados, mas em 2015 o país recebeu 873 mil brasileiros, um aumento de 14,4% em relação a 2014. Em número de pernoites, foram 2,2 milhões, uma alta de 16,9% em relação a 2014. Para se ter uma ideia do impacto econômico, no ano passado, os gastos dos brasileiros na Itália cresceram 5,7% em relação a 2015.

As 20 regiões italianas: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Emilia-Romagna, Friuli Venezia Giulia, Lazio, Liguria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicilia, Toscana, Trentino Alto-Adige, Umbria, Valle d'Aosta e Veneto formam um mapa pra lá de atrativo e se tornam convidativas em qualquer época do ano.

A Itália, através da Enit, confirma participação como expositora no FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, de 9 a 12 de novembro de 2017. O país se junta a vários destinos internacionais já confirmados como: Texas, Argentina, Barbados, Las Vegas, Los Cabos, Republica Dominicana, Seychelles, Santa Monica, África do Sul, Tahiti, Uruguai, Peru, México, Portugal, Califórnia, entre outros.

 Fernanda Longobardo_ENIT

Em entrevista ao FESTURIS, Fernanda Longobardo, responsável pela Enit, fala sobre a estreita relação entre Brasil e Itália, e as ações que a agência projeta para potencializar a captação de turistas brasileiros.

FESTURIS - Atualmente quais as regiões estão em alta na Itália?

Fernanda Longobardo - A Itália possui 20 regiões e os brasileiros se identificam com todas. Cultura, patrimônio histórico, turismo religioso, turismo balneário, gastronomia, enogastronomia e, claro, esportes. Mas não só o futebol, golfe e ski também estão em alta. Sem falar em toda riqueza cultural que a Itália oferece.

FESTURIS - Quais as principais ações realizadas este ano visando a promoção do destino no Brasil?

Fernanda Longobardo - Estamos participando dos mais importantes eventos do trade para promover o nosso turismo no país. Apoiamos também vários eventos e exposições, como a do Leonardo Da Vinci, que percorre algumas cidades no país, além de co-marketing com operadores e workshops para capacitação. Press-trips e fun-trips também estão programados.

FESTURIS - Quais as facilidades que o turista brasileiro e sul-americano irão encontram ao decidir visitar a Itália?

Fernanda Longobardo - A Itália é um país irmão do Brasil. Temos muito em comum e o brasileiro se sente muito em casa na Itália. A gastronomia, sem dúvida, é a grande responsável por essa irmandade. Mas a relação com a família, com a religião e com as belezas naturais, cultura e tudo mais, fazem com que os brasileiros vejam na Itália um destino obrigatório quando decide viajar.

FESTURIS - A Itália volta ao FESTURIS Gramado. Esse retorno aproxima o destino do trade da América do Sul e dos profissionais gaúchos que possuem uma ligação forte com o país por sua colonização. Como a representação enxerga e pretende potencializar esta aproximação?

Fernanda Longobardo - Sabemos da importância da FESTURIS no cenário do turismo brasileiro e não poderíamos ficar de fora. É mais uma oportunidade para nos aproximarmos do trade como um todo.

FESTURIS - Na feira, em novembro, qual a abordagem principal do destino para se vender aos profissionais?

Fernanda Longobardo - Nós divulgaremos a Itália como um todo, este é o nosso papel. Mas queremos retomar a nossa presença com o trade e sabemos que a FESTURIS é a melhor oportunidade para isso.

SERVIÇO

FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo

De 9 a 12 de novembro de 2017

Serra Park/ Gramado- RS

Palácio dos Festivais/ Gramado - RS

Fonte: Assessoria

Veja também:

30/12/2017
Marx Beltrão fala sobre conquistas e principais desafios para o próximo ano
“Este ano plantamos as sementes para transformar o turismo em um dos principais pilares da economia brasileira”, afirma Marx Beltrão Em entrevista de balanço, ministro fala sobre conquistas e principais desafios para o próximo ano – quando o MTur comemora 15 anos
05/10/2017
Ministro do Turismo completa um ano de gestão e fala sobre desafios
Marx Beltrão quer aumentar o número de viagens domésticas e turistas internacionais para gerar mais emprego através do turismo.
08/06/2017
Kelly Malheiros: o momento requer austeridade e inovação
“É hora de repensar processos e estratégias comerciais”.
23/03/2017
Presidente do WTTC elogia o Rio de Janeiro em depoimento
David Scowsill, presidente e CEO do World Travel & Tourism Council - WTTC, enviou ao Rio Convention & Visitors Bureau depoimento sobre a sua visita à capital fluminense, realizada no início deste ano.
Newsletter
Receba as novidades