Anhembi terá pela primeira vez evento sustentável

Idealizado pela ContruAmbiental, o projeto visa a compensação de CO₂ e permite reaproveitar 75% do lixo produzido durante congresso

A ConstruAmbiental, especialista em soluções para o desenvolvimento sustentável, criou um projeto que torna grandes eventos sustentáveis, reduzindo, por exemplo, a quantidade de lixo, energia utilizada, e até mesmo, emissão de gás carbônico para o meio ambiente. Entre os dias 22 e 25 de setembro ocorre no Anhembi, em São Paulo, o congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, o primeiro no País a utilizar o modelo.

Para ser ter uma ideia da importância de ações como essa, uma pessoa gera em torno de 4 Kg de lixo por evento. Para o congresso estima-se um público de 5.000 pessoas, ou seja, aproximadamente 20 t de materiais que iriam diretamente para o lixo. Todos os funcionários da limpeza foram treinados para separarem o lixo que pode ser reutilizável, assim com todos os expositores receberam cartilhas orientando a melhor maneira de montar e gerir os estandes para economizar recursos como água e energia. Dessa forma, com o projeto da Construambiental, 75% desse material serão reaproveitados.

O material que poderá ser reutilizado será recolhido e destinado a ONGs e associações. Durante o evento, haverá no local uma mini usina de tratamento de recicláveis, uma parceria da Cooperativa Associação Viver Bem. Um evento desse porte, resultaria em pelo menos doze caçambas grandes de lixos enviadas diretamente para os aterros, entretanto, com as ações planejadas, apenas 1,5 caçambas terão esses destino.

Além disso, toda a infraestrutura do congresso foi pensada com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica em 30%. “No Brasil ocorrem por ano 2.300 feiras, que geram um volume muito grande de lixo e materiais que são inutilizados. Muitas vezes, a maior parte desse material pode ser reutilizado, ou destinado a outro fim, reduzindo os custos de produção desses eventos, e principalmente, a agressão ao meio ambiente” comenta Alan Oplustil, diretor da ConstruAmbiental.

Fonte: Assessoria