Auditório Araújo Vianna é reaberto em Porto Alegre com show coletivo

Cerca de 1,6 mil pessoas lotaram o espaço no Parque da Redenção.

O espaço reabre em período de soft opening nesta quinta-feira com apresentação gratuita envolvendo mais de 20 artistas locais
O Araújo Vianna volta ao convívio da comunidade cultural da cidade em período de soft opening – temporada de ajustes. Patrocinada pela Coca Cola, a reabertura aconteceu ontem, às 18h, com o concerto gratuito "Todas As Gerações no Araújo Vianna", envolvendo grandes nomes da música da cidade. Foram distribuídos cerca de 1.600 ingressos gratuitos para o evento, que se esgotaram completamente na tarde do dia 19.

A reabertura é fruto da parceria público-privada entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Opus Promoções, com patrocínio master da Operadora Oi e patrocínio especial da Coca-Cola e do grupo Zaffari. A Opus Promoções, detentora de 75% do calendário anual do local pelo período de dez anos, vai gerir o espaço em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, compondo um conselho gestor com participação paritária entre os dois parceiros.

Os 91 dias anuais de programação da Prefeitura terão atrações a preços populares ou mesmo gratuitos. Já estão confirmados o cantor e compositor Tom Zé, no dia 3 de outubro e um especial no dia 2 de dezembro em comemoração ao Dia Nacional do Samba. O custo da revitalização foi orçado inicialmente em R$ 6 milhões. Mas necessidades não previstas no projeto original, como ampliação do palco, melhor tratamento acústico, instalação de câmeras de vídeo para segurança externa, entre outras modificações, elevaram o investimento para mais de R$ 18 milhões.

O Araújo Vianna também passará a ser local de inclusão social, com a transformação da Sala Radamés Gnattali em um espaço multiuso, onde será oferecida capacitação cultural através de oficinas, workshops e cursos, muitas vezes gratuitos. Também está prevista a construção do Acervo do Araújo Vianna, a fim de resgatar e preservar a história musical e a importância cultural da casa. A reforma deixou o auditório com capacidade para aproximadamente três mil pessoas sentadas e 4,8 mil em plateia mista, com cadeiras e pista.