Cartilha vai indicar requisitos para realização de eventos seguros

Quais os requisitos para a realização de um evento seguro? Responder esta pergunta é o objetivo da Cartilha Evento Seguro, uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil) que acaba de conquistar o apoio da Porto Seguro Seguros. A cartilha será produzida com apoio de especialistas no assunto e será distribuída gratuitamente, por meio físico e digital.

“Eventos têm que ser seguros, sejam corporativos, religiosos ou de lazer e entretenimento. E alertar os promotores sobre os quesitos de segurança é também uma das responsabilidade dos organizadores de eventos”, analisa a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires. “Além disso, o país tem uma dívida com os jovens que morreram no início de 2013 na tragédia de Santa Maria (Rio Grande do Sul) e suas famílias, e a ABEOC Brasil, como representante do setor, espera que a Cartilha seja uma forma de potencializarmos a profissionalização e a real importância do tema, dando mais segurança às pessoas”, acrescenta Anita.

A Cartilha Evento Seguro será lançada no Festival de Turismo de Gramado, em novembro, onde também será realizada uma palestra sobre Segurança em Eventos, no Salão MICE ABEOC Brasil.

Parceria renovada

A Cartilha Evento Seguro conta com a parceria da Porto Seguro, que possui um convênio com a entidade desde 2012, para atendimento às empresas associadas de forma diferenciada, possibilitando a realização de seguros nas mais diversas áreas, com ênfase nos eventos, com descontos e mais rapidez.

Esta parceria avança agora para sua segunda etapa, onde serão produzidos conteúdos de orientação sobre os requisitos que devem ser observados para a validade das apólices dos seguros para os associados, assim como os itens importantes a serem segurados para cada evento. Será criado um check list para que o seguro seja eficaz no caso de um sinistro. “Há muitos casos em que as apólices não podem ser pagas porquê na contratação do seguro o organizador do evento não foi alertado sobre a necessidade do espaço possuir alvará de funcionamento. Parece uma questão óbvia, mas nem sempre o organizador verifica se o alvará está em dia, ou vencido. E com o alvará vencido, o seguro não terá validade, por exemplo”, conta a diretora executiva da ABEOC Brasil, Ariane Angioletti.

Outro ganho para o setor através da parceria ABEOC Brasil e Porto Seguro será a reformulação das planilhas de orçamento dos seguros para eventos. Profissionais ligados à ABEOC Brasil auxiliarão a Porto Seguro para que a nomenclatura técnica e todo o conteúdo destas planilhas seja de fácil entendimento e adequado a realidade do mercado de eventos.

Além disso, um profissional da corretora Lojacorr, parceira neste processo, passará por treinamento junto à sede nacional da ABEOC Brasil para melhor atender as demandas das empresas associadas, com maior familiaridade às particularidades do setor de eventos.


Fonte: Assessoria