Casarão centenário próximo a paulista é restaurando e transformado em espaço para eventos

Localizado na Rua Bela Cintra, 954, ESPAÇO BELA CINTRA preserva boa parte do mobiliário das primeiras décadas do século passado e oferece o que há de mais atual em termos de equipamentos para reuniões e eventos de pequeno e médio porte.

Por 99 anos, o casarão foi lar de quatro gerações da mesma família – do médico Alfredo José Teixeira e seus sucessores. Em 2011, com o falecimento da última moradora, Marília, pela primeira vez desde que foi construído, deixou de ser moradia e, desde 2013, quando a reforma terminou, passou a ser opção diferenciada do mercado de eventos corporativos e sociais dos paulistas.

Em vez de ceder à especulação imobiliária que quer ali mais um espigão, os herdeiros resolveram preservar o casarão dando uma nova vida a esse patrimônio da história paulistana. Totalmente restaurado, renovado e equipado, passa a ser um espaço para reuniões, treinamento, apresentação de um novo produto ou qualquer ou evento corporativo de pequeno e médio porte. Graças à arquitetura da época, dispõe de sala exclusiva, própria para contatos que necessitem discrição e sigilo empresarial, onde pode ser servido um almoço íntimo. O Espaço Bela Cintra abriga também festas temáticas, aniversários e casamentos.

Pode-se, ainda, utilizar o próprio jardim para eventos de até 200 pessoas ao ar livre ou com cobertura móvel, como aconteceu dia 10 de maio, com a “Festa da Pipoca”. A área foi igualmente restaurada com espécies queridinhas das sinhás à época da construção do casarão, em 1914, inclusive pés de café e, como contraponto moderno, há um pequeno jardim vertical de bromélias.

Salas com pé direito de mais de 4m, paredes espessas, pisos e forros de madeira-de-lei, portas com bandeiras, altos janelões e ladrilhos hidráulicos, tudo foi restaurado e preservado, como testemunhos da história arquitetônica e social de São Paulo. Da antiga pintura, uma faixa decorativa, feita por artesãos, foi preservada em algumas salas, onde estão móveis do tempo da construção da casa, feitos “para durar” na fazenda de Bragança, com madeiras de lá mesmo.

O Espaço Bela Cintra tem sete salas, que acomodam de 4 a 36 pessoas. Em cinco delas pode-se ter arranjos flexíveis de cadeiras, mesas e bancadas. Em quatro pode-se escolher a formação de grupos em “U”, circular em mesas com 1,20m de diâmetro e, ainda, em auditório.

Todas as salas têm ar condicionado com controle independente, embora as espessas paredes e o alto pé direito permitam que frequentemente se possa desfrutar do ar natural, se preferir. Há telões em todas as salas e internet via cabo e Wi-Fi aos participantes, como cortesia.

No ano passado, a ABEOC São Paulo promoveu uma palestra no local, visando também apresentar a seus associados mais uma opção de espaço para eventos na Capital Paulista.

ESPAÇO BELA CINTRA - Rua Bela Cintra, 954, a dois quarteirões da estação Consolação e da estação Paulista do Metrô. Fone 3256 3118. Site


Fonte: Assessoria