Centro de Eventos FIERGS apresenta balanço de 2013

Pavilhão do Centro de Eventos FIERGS recebeu feiras inéditas e o Teatro do SESI foi o palco escolhido para os principais espetáculos.
Centro de Eventos da Fiergs



Dados do Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre apontam a capital gaúcha como a terceira no ranking das que mais recebem eventos nacionais e internacionais para o turismo de negócios. Os dados significativos condizem com os 70% de dias ocupados e as mais de 500 mil pessoas que circularam no Centro de Eventos FIERGS ao longo do ano de 2013.

O espaço foi o escolhido para sediar as principais feiras e os maiores espetáculos realizados no Estado. Entre os destaques do ano, a FIPAN – Feira Internacional de Panificação, e a RENEX SOUTH AMERICA - Feira Internacional de Energias Renováveis, ambas realizadas no pavilhão do Centro de Eventos FIERGS e que aconteceram pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Além destas, a terceira edição da BITS, principal feira de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação) do país e um das principais do mundo, colocam o espaço na rota dos eventos inovadores.

Em sua agenda cultural, o Teatro do SESI, mais uma vez, foi o palco escolhido para as principais montagens e shows que aconteceram na cidade. Foram vários nomes de peso que deixaram a sua marca no local, entre eles, Marisa Monte, Maria Bethânia, Gilberto Gil e as cantoras internacionais Loreena McKennitt, Nana Mouskouri e Sarah Brightman. Além dos shows inéditos da turnê do Banco do Brasil Covers, com Maria Gadú, Zeca Baleiro e quatro astros do rock brasileiro - Dado Villa-Lobos, João Barone, Leoni e Toni Platão. No espaço, o público também pôde conferir os espetáculos Alô, Dolly!, Os Ilusionistas e La Verità.

A área externa do Centro de Eventos FIERGS foi protagonista de dois megaeventos, considerados os mais importantes de entretenimento que Porto Alegre recebeu em 2013. Em outubro, 30 mil pessoas foram conferir o show da banda britânica Black Sabbath. Para o evento quatro carretas e 13 geradores, além de uma equipe com mais de 20 pessoas do próprio Centro de Eventos, fizeram parte da infraestrutura utilizada para a montagem.

Outro acontecimento ocorrido na área externa do Centro de Eventos foi a montagem da grande estrutura para receber, pela primeira vez na capital, o Vivo Open Air. Além de uma intensa programação de cinema ao ar livre, o evento, que ocupou 11.387 metros quadrados do espaço, teve como grande atração uma tela de exibição com 325 metros quadrados, equivalente a quatro telas de cinema de tamanho padrão. O recurso chegou ao Brasil em quatro containers, que totalizaram 70 toneladas. A infraestrutura contou ainda com uma arquibancada de 60 metros. Foram necessários 15 dias para a montagem do evento, que recebeu dez mil pessoas durante os dez dias de realização.

Para o gerente-geral do Centro de Eventos FIERGS, Mauricio Macedo, o ano de 2013 superou as expectativas “Sem dúvida foi um ano especial em que tivemos uma série de novas experiências, que, cada dia mais, consolida o nosso espaço como o lugar ideal para abrigar inovadores eventos de negócios e de entretenimento. Os nossos números também comprovam que Porto Alegre é certamente um pólo em expansão”, finaliza Macedo.

Em 2014 já estão confirmados cinco grandes congressos na área médica: Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, Congresso Sulbrasileiro de Ginecologia, Congresso Brasileiro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e o Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia. 

Fonte: Assessoria de imprensa