Com 70 anos de história, Buffet França encerra as atividades devido à crise

Com uma extensa trajetória, o bufê começou sob o comando de Nilson França. Atualmente, os filhos do fundador estavam à frente do negócio

Com 70 anos de história, Buffet França encerra atividades em meio a crise economica provocada pela pandemia do Covid-19 Com 70 anos de história, Buffet França encerra atividades em meio a crise economica provocada pela pandemia do Covid-19
Esta é uma semana triste para o segmento de eventos brasileiro. Depois da notícia do encerramento das atividades do resort Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, em Pernambuco, é com tristeza que noticiamos agora o encerramento das atividades de um dos melhores e mais tradicionais espaços para eventos do Brasil: depois de 70 anos de bons serviços prestados, o Buffet França anunciou esta semana o encerramento de suas atividades.

O mercado de eventos foi um dos primeiros segmentos a sentir a crise financeira decorrente da pandemia do novo coronavírus. Sem a realização de festas por mais de 100 dias, alguns negócios do ramo não tem conseguido se manter e, infelizmente, fecham as portas. E a vítima da vez é o conceituado Buffet França.

No comunicado enviado aos clientes, o Buffet França informou que não há como suprir o alto custo de despesas fixas sem a perspectiva de entrada de recursos. Quem havia acertado o serviço pode ficar despreocupado: os gestores estão à disposição da clientela para ressarcir os pagamentos adiantados e cancelar contratos.

"A notícia de que o Buffet França fecha suas portas por questões financeiras caiu como uma ducha de água muito gelada nos festeiros de plantão", afirmou o colunista social Amaury Jr em seu blog. "Morre um dos símbolos de qualidade da gastronomia do país".

Com uma extensa trajetória de atuação no ramo, desde 1950, o bufê começou sob o comando do empresário Nilson França. Orgulhosos do empreendimento, a família sempre fez questão de dar continuidade ao serviço de requinte.

Por passar de geração em geração, atualmente estão à frente da empresa os filhos de Nilson, José Carlos, Rita e Gisele França, além de Joaquim Oliveira, sócio-fundador. Enquanto o neto, o chef de cozinha Gustavo França assumiu a responsabilidade dos quitutes deliciosos do bufê.

O Buffet França tinha como sede uma mansão tombada pelo patrimônio histórico em São Paulo. No casarão, a clientela desfrutava de dois amplos salões, com capacidade para 800 e 300 pessoas cada. Ter a matriz, porém, não impedia que assinassem eventos de grande porte em outras regiões do país.

Fachada do Buffet França Fachada do Buffet França
Um dos diferenciais do Buffet França era a cozinha Kosher, feita para acolher os eventos dentro dos padrões judeus.

Em 16 de março, o bufê publicou um comunicado no Instagram sobre seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço da Covid-19.

Sabemos que não são tempos fáceis e, diante das circunstâncias, desejamos lembrar a todos que um de nossos pilares fundamentais é o bem-estar de vocês e de nossos colaboradores”, escreveram na legenda do post. “Temos a certeza que em um futuro próximo, festejaremos juntos com muita alegria todos os eventos contratados”, acrescentaram.

Fonte: Metropole