Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, terá hotel com vista para o campo

Tradicional estádio madrilenho será remodelado e contará com shopping center, centro de convenções e até mesmo hotel

O projeto da L35 Arquitectos, um dos maiores escritórios de arquitetura da Espanha, foi escolhido pela diretoria do Real Madrid para a remodelação do emblemático estádio Santiago Bernabéu, conforme anunciou o time madrilenho há pouco nesta sexta-feira (31). Além da L35, trabalharam no projeto o escritório alemão GMP Architekten, especialista em design de estádios, e o Ribas&Ribas Arquitectos, especialista em projetos de hotéis.

Com o projeto, o estádio do Real Madrid ganhará novos usos, com um shopping center, um centro de convenções e até mesmo um hotel de luxo no interior do complexo esportivo cujos apartamentos terão vista para o campo, em iniciativa sem precedentes na arquitetura esportiva mundial. A ideia é converter o estádio em um ícone da arquitetura de Madri e uma referência internacional.

Outro diferencial da equipe GMP/L35/Ribas é a fachada assimétrica de aço inoxidável com detalhes únicos, como um teto retrátil que pode abrir ou fechar em apenas 15 minutos. A fachada também será capaz de ventilar o estádio e sua iluminação vai responder a estímulos da torcida.

Além disso, o projeto vai sair do papel sem que para isso seja necessário fechar o estádio, e o Real Madrid seguirá jogando no Santiago Bernabéu normalmente, mantendo a segurança de todos os espectadores.

“Ao contar com novos usos, o projeto se torna financeiramente sustentável, e abraça outras frentes que não apenas o futebol e a oportunidade de shows musicais”, pontua o diretor do escritório da L35 no Brasil, Fabio Aurichio. “Atualmente, não existe esta preocupação com as novas arenas da Copa no Brasil.”

Para o vice-presidente da L35 na Espanha, Tristán Lopez-Chicheri, o novo Bernabéu será bem aceito pelos torcedores do Real Madrid. "Estamos muito orgulhosos deste desafio e convencidos de que os madridistas irão se sentir muito identificados com a nova imagem do Bernabéu", diz.

Seguindo diretrizes do Plano Geral de Urbanização de Madri, a L35 também irá reurbanizar o terreno adjacente ao estádio, criando uma área verde e um novo estacionamento subterrâneo privado. Para isso, o centro comercial existente ao lado do Bernabéu será demolido e, em seu lugar, será erguido um parque elevado, outra novidade do projeto.

Idealização da reforma

O Real Madrid optou pela remodelação do Bernabéu em assembleia de sócios realizada em setembro de 2011. A ideia era mudar a imagem do estádio e transformá-lo em um verdadeiro ícone arquitetônico da cidade de Madri, além de referência internacional em arquitetura de estádios. Para isto, foram convocadas quatro equipes de arquitetos estrangeiros de prestígio internacional.

Na época, o Real Madrid exigia, entre outras coisas, a “criação de uma nova cobertura com desenho vanguardista, que proporcionasse uma mudança radical na fisionomia do estádio, além de cobertura de todos os assentos e localidades do equipamento esportivo”.

Sobre a L35

A L35 é um estúdio internacional de arquitetura com escritórios em Madri, Barcelona, Paris, Genebra, Istambul, Casablanca, São Paulo, Bogotá e Santiago. Sua equipe conta com mais de 200 profissionais, 100 deles na Espanha, a grande maioria de arquitetos. É um dos maiores escritórios da Espanha em faturamento e número de profissionais.

O trabalho da L35 engloba diversos projetos arquitetônicos de grande porte e complexidade. Atualmente, inúmeros projetos estão em andamento, incluindo complexos de uso misto, lojas e centros de entretenimento, edifícios comerciais, sedes corporativas, complexos residenciais, hospitais e hotéis.

Como prova de sua expansão territorial, o escritório desenvolve trabalhos na Europa, na África e na América. No momento, está envolvido em projetos em países como Argélia, Brasil, Bulgária, Chile, Colômbia, França, Marrocos, Polônia, Romênia, Tunísia e Turquia.

No Brasil, a L35 vem desenvolvendo diversos projetos como outlets, parques comerciais e shopping center, como o Araguaína no Tocantins, e participou do concurso arquitetônico da Vila da Mídia, desenhada para receber os jornalistas durante os Jogos Olímpicos de 2016, além de desenvolver projetos para outras instalações na zona portuária do Rio de Janeiro. O escritório espanhol vem tocando projetos com clientes Iguatemi, WTorre, Merolar, Frey e grupo Carrefour, entre outros. A L35 tem um escritório em São Paulo.

Para mais informações:

Fonte: Assessoria