Festa marca os 15 anos do POACVB

Participaram do evento realizado no Santander Cultural autoridades, empresários e ex-presidentes da entidade
A noite foi marcada por homenagens






A festa promovida no átrio do Santander Cultural, na noite desta quinta-feira, dia 29, contou com a apresentação de uma banda, uma enquete teatral, discursos inflamados a favor da construção urgente de um centro de eventos na cidade e homenagens a ex-dirigentes da entidade. Berenice Lewin, Presidente do POACVB, demonstrou ao público alguns dados.

A capital gaúcha, segundo ela, ocupa o 6º lugar no ranking brasileiro de eventos internacionais, à frente de Hannover, Johanesburgo, Dallas, Los Angeles, Fortaleza, Curitiba, Foz do Iguaçu e Recife. O número de eventos captados em 1998 era de cinco, e, em 2012, chega a 75, com uma variação de 1.400%.

Em 1998, o número de visitantes de fora do estado foi de 5.285 pessoas, e, neste ano, foi de 34.902 pessoas, um aumento de 561%. O número de pernoites gerados era de 15. 885, e, nos últimos meses, alcançou a soma de 104.706, numa variação de 560%. O impacto econômico foi ainda mais destacado, com diferença de 7,5 milhões para 49,7 milhões.

Já o número de mantenedores subiu de 30 para 185. Entre os programas permanentes desenvolvidos pela entidade e destacados por Berenice estão o Bem Receber, o Aprecie Porto Alegre e o Programa Fampress. No último, jornalistas de grandes veículos de comunicação do Brasil conhecem a cidade com a finalidade de divulgar a cidade para as regiões do país.

E para os próximos 15 anos, a presidente do POACVB deu o recado: “A função será a mesma, o que muda é a grandeza. Nossa ideia é captar mais eventos. Precisamos aumentar os números”. Norton Lenhart, presidente do Conselho Curador, ressaltou que o Convention de Porto Alegre é um dos mais ativos e com grandes resultados.

“Com toda a minha experiência eu posso afirmar que a capital gaúcha poderá ser, indiscutivelmente, um dos principais destinos de eventos da América Latina”, disse. “Temos todas as condições de localização, estamos a duas horas das principais cidades do Cone Sul e brasileiras. Também possuímos expertise em várias áreas”, conclui.

No futuro, Lenhart ressaltou que seria preciso resolver alguns gargalos como o aeroporto e a construção de um espaço para a realização de feiras e congressos. “A melhor solução seria o governo do estado e o município chamar a Fiergs e pedir que ele amplie o centro de eventos. Teríamos uma resposta muito mais rápida e com menos investimento”, opinou.

No seu discurso, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, reafirmou a necessidade da construção de um centro de eventos, sem desqualificar os já existentes, e que garantiram os números espetaculares. “Mas nós precisamos partir para um novo momento, com um equipamento maior tanto para feiras como para convenções”, falou.

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, representando o governador Tarso Genro, disse que o turismo e a economia no Brasil vivem um momento positivo e os grandes congressos, feiras e exposições programados para os próximos anos devem potencializar ainda mais esta realidade. “Para que Porto Alegre se consolide como a capital de eventos do Mercosul temos de atender à demanda que surgirá”, ressaltou.

Os homenageados da noite:

Edison Baptista Chaves, primeiro presidente executivo de 1998 a 2001.

João Luis dos Santos Moreira, presidente executivo de 2002 a 2003.

Ricardo Ritter, presidente do Conselho Curador de 2004 a 2005.

Marcelo de Araújo Carvalho, presidente executivo de 2004 a 2005.

Carlos Alberto Krause, vice presidente do Conselho Curador de 2006 a 2007.

Raul Fernando Cohen, vice presidente do Conselho Curador de 2008 a 2013.

Norton Luiz Lenhart, presidente do Conselho Curador de 2006 a 2013.

Mauro Knijnik, primeiro presidente do Conselho Curador de 1998 a 2001.

Marutschka Moesch, vice-presidente do Conselho Curador em 2002 e 2003.

Prestada homenagem póstuma a Loris Isatto, presidente do Conselho Curador na gestão 2002 a 2003.

Da esquerda para direita: Norton Lenhart (Presidente do Conselho Curador); Jerson Cunha (Diretor de Esportes); Berenice Lewin (Presidente do POACVB); Ricardo Ritter ( 1ª Vice-presidente); Fernando Kanbara (Diretor de Hotelaria