Inaugurado em 1912, teleférico que completa 102 anos é segundo atrativo mais visitado da capital fluminense

O Bondinho do Pão de Açúcar completou 102 anos nesta segunda-feira (27) com o título de segundo atrativo turístico carioca mais visitado por brasileiros e estrangeiros, perdendo apenas para o Cristo Redentor. Em homenagem à data, turistas que foram ao teleférico hoje receberam uma fatia de bolo de chocolate, em comemoração ao centenário do bondinho inaugurado em 1912.










Em 2013, o teleférico transportou 1.476.898 pessoas em seu trajeto que sai da Praia Vermelha, no Bairro da Urca, e percorre cerca de 1.330 metros nas alturas, entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a empresa que administra o bondinho, a média diária de visitantes chega a 4 mil na baixa temporada e de até 8 mil na alta temporada. Em mais de 100 anos de funcionamento, o atrativo já recebeu 40 milhões de pessoas, dos quais quase metade era estrangeiro. O recorde de visitações é do dia 30 de dezembro de 2012, quando 10,7 mil visitantes passearam pelo bondinho. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, “o atrativo faz parte do patrimônio histórico do turismo do país, além de ser um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa”.

HISTÓRIA

Construído no início do século 20, a obra representava um desafio para o engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que fundou a empresa A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, e pretendia transformar o teleférico num atrativo inovador para a época. A inauguração do teleférico do Pão de Açúcar teve grande repercussão nacional e internacional por diversos motivos: o desafio tecnológico, as dificuldades de acesso, o ineditismo e a falta de mão-de-obra qualificada no Brasil, fatores que desacreditaram o sucesso da obra. O apelido de “bondinho” foi dado pelo povo carioca, inspirado nos bondes que circulavam pela cidade naquele tempo.

No fim dos anos 70, o Morro da Urca também passou a receber shows de diversos artistas. Era o projeto Noites Cariocas, idealizado pelo produtor Nélson Motta, que foi sucesso de público durante anos. A partir daí, o morro descobriu também sua vocação para receber eventos. Hoje, diversas festas e encontros empresariais são realizados à noite, no anfiteatro construído no local.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o turismo de eventos é segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essa finalidade, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer. De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil está em 9º lugar entre os países que mais realizaram eventos internacionais em 2013 e o Rio de Janeiro está entre os cinco destinos que mais realizam eventos.

Em preparação para a festa da chegada do ano de 2015, a empresa que administra a atração do bondinho prepara a 9ª edição do Réveillon do Morro, que é um dos eventos mais procurados na “virada do ano” no Rio. Além da vista incomparável, os turistas podem curtir shows de samba e MPB, soul music, além de um menu gastronômico especial. A bateria da escola de samba Unidos da Tijuca também animará a festa. Mais informações em http://www.bondinho.com.br/.



Canal Patrocinado
Pacotes & Passagens - 11.3507-1977
www.pacotesepassagens.com.br



Fonte: Assessoria