Lideranças realizam ações em prol de Centro de Convenções de Maringá

Para reivindicar a construção do espaço foi criada no dia 15 de abril deste ano, através da assinatura do decreto nº 835/2014 feita pelo prefeito Carlos Roberto Pupin, a Comissão Pró-Centro de Convenções, que tem 25 instituições participantes, entre elas o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, um dos principais responsáveis pelo andamento as ações.












A Comissão Pró-Centro de Convenções de Maringá, instituída em abril deste ano, vem realizando várias ações na cidade em prol da construção do espaço e tem o Maringá Convention Bureau e outras 24 instituições como um dos principais articuladores. No último sábado (dia 22 de novembro), os integrantes tiveram reuniões com lideranças políticas e foram recepcionados pela vice-governadora eleita Cida Borghetti e pelo deputado federal eleito Ricardo Barros, que receberam um quadro de agradecimento pelo apoio prestado elaborado pela artista Cibele Santos.

Pelo menos R$ 20 milhões deixam de ser investidos em Maringá por causa da falta de um centro de convenções na cidade, segundo estimativa de entidades do trade turístico. E os resultados vieram rápidos. Após pouco mais de seis meses de trabalho da comissão, os representantes de Maringá na Câmara dos Deputados se comprometeram viabilizar por meio de emendas individuais ou de bancada os cerca de R$ 4,5 milhões necessários para a elaboração do concurso público para os projetos arquitetônicos e de engenharia da obra. A promessa dos então parlamentares Cida Borghetti (PROS), Edmar Arruda (PSC), Luiz Nishimori (PR) e Odílio Balbinotti (PMDB) é trabalhar pela inclusão dos recursos no Orçamento da União de 2015.

A Comissão Pró-Centro de Convenções foi apresentada à sociedade na manhã do dia 7 de maio na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) na terceira edição do Café com Turismo. Na ocasião, o presidente do Maringá Convention Bureau, Jonas Demóstene Ramos, enfatizou que o impacto negativo da ausência de um centro de convenções se estende para a economia de uma forma geral. “Mais de 50 segmentos econômicos seriam beneficiados com este equipamento. Existem municípios menores que Maringá que já têm um centro de convenções. Nossa cidade, por ser um polo regional, necessita deste espaço para se consolidar como destino de eventos”, disse. Ainda no encontro, o presidente do Grupo O Diário, Franklin Vieira da Silva, confirmou o apoio do Jornal O Diário do Norte do Paraná nas ações da comissão.

Desde então, foram realizadas várias reuniões entre os integrantes da comissão, com algumas tomadas de decisão fundamentais para o avanço do pleito. Entre elas, a elaboração do termo de referência do centro de convenções, um documento contendo informações sobre a área da construção e seu custo estimado e usado pelo grupo para solicitar apoio aos mais diferentes órgãos – o trabalho foi finalizado através da cooperação entre o Maringá Convention Bureau e o Sebrae com apoio técnico do Núcleo de Maringá do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Logos Consultoria Empresarial. Além disso, a cessão de um terreno de cerca de 72 mil metros quadrados ao lado do Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior para a construção da obra foi assegurada pela Prefeitura de Maringá e ficou definida a intenção da comissão de deixar sob a responsabilidade do IAB Maringá a realização de um concurso público nacional para a contratação do projeto para o centro de convenções.

“Não podemos deixar de agradecer, ainda, o apoio dos agora eleitos deputados federais Ricardo Barros (PP) e Enio Verri (PT). Aliás, todas as lideranças políticas nos receberam bem em seus gabinetes e deram contribuições fundamentais para o andamento das ações”, frisa o presidente do Maringá Convention Bureau que ressalta que foram meses de muito trabalho e de horas de reuniões e debates. Mas sempre com otimismo e a certeza de que a importância deste equipamento turístico para os âmbitos, econômico, cultural e social de Maringá prevaleceria. Afinal, a necessidade da construção de um centro de convenções na cidade vem sendo defendida pelo Maringá Convention Bureau desde a gestão de seu ex-presidente Fernando Rezende e felizmente, através do engajamento de parceiros e da boa vontade do poder público, a questão pôde enfim avançar significativamente.

Características técnicas do centro de convenções e cultura, que será construído ao lado do Aeroporto em uma área de 72.600 m2 cedida pela prefeitura, propostas no termo de referência:

- Sala de convenções com 1.500 lugares, salas multiuso moduladas (oito salas de 200 lugares) com 1.600 lugares, e demais espaços necessários ao funcionamento com área de 6.000 m2.

-Teatro com sala de espetáculos com 2.500 lugares e demais espaços necessários ao funcionamento com área de 7.500 m2.

- Espaços destinados a administração e apoio ao Teatro e Centro de Convenções, com área de 1.000 m2.

- Estacionamento descoberto para 1.000 veículos e estacionamento descoberto para 30 ônibus com área de 28.600 m2.

MICRO

Integrantes da Comissão Pró-Centro de Convenções

Prefeitura, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Conselho Municipal de Turismo (CMTur), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Maringá (Sindhotel), Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), Associação Maringaense das Agências de Viagem (Amav), Sociedade Médica de Maringá, Sociedade Rural de Maringá (SRM), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unicesumar, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Associação dos Profissionais de Propaganda de Maringá (APP), Câmara Municipal de Maringá, Federação dos Convention Bureaux do Paraná, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico (Sindmetal), Instituto Cultural Ingá (ICI), Sebrae, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam), Aeroporto de Maringá, Viapar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Fonte: Assessoria de imprensa