O show de cabaret que agrada o MICE em Paris

Área privada com “garçom” particular a mais de 500 euros o aluguel da noite. Os pratos servidos são desenvolvidos por um dos mais famosos chefes de cozinha do mundo. O ambiente é de luxo e grandiosidade.

Tudo isso, seguido por um show de cabaret, mas não qualquer um. Essa é a formula do Lido de Paris, o espetáculo que atrai o público MICE na França para uma noite de descontração e até para realizar negócios.

Durante 11 anos com o mesmo espetáculo, o Lido de Paris, maior show de cabaret da França, se consagrou internacionalmente nos últimos anos, atraindo público de todos os países do mundo. Hoje, a atração é procurada não só pelo público turista, mas principalmente pelo MICE. Tendo acabado de retornar da EIBTM, Carla Alegria, responsável do departamento de vendas, afirma que a previsão promete que o ritmo vai continuar nesta direção.

“A partir do momento que Paris é decidida como destino, o Lido sempre entra em pauta”, revela a responsável de vendas. “Seja só para uma noite de gala ou até para uma convenção reunindo os colabores da empresa, terminando com o jantar e o espetáculo, sempre aparecemos como uma opção aos clientes corporativos. Em agosto, por exemplo, tivemos a visita de um grupo de 350 mexicanos colaboradores de uma famosa marca de cosméticos”, diz.

Nos últimos anos, o Lido tem recebido grandes platéias corporativas que vão ao show pela primeira vez, depois de um dia de negócios na França, como resultado de incentivos, ou até para utilizar o seu espaço para apresentações e reuniões no país. Nesses casos, a recepção, assim como todo o serviço prestado, é tratada de forma especial.

“Personalizamos a chegada desses grupos ou pessoas. Por exemplo, temos uma série de pequenas televisões nas laterais do corredor de entrada e elas podem trazer o nome da empresa com o nosso desejo de boas vindas aos seus representantes. Quando eles chegam, eles recebem um menu com o logo da empresa. Tudo depende do tipo de cliente. Às vezes, personalizamos até os copos das mesas com as cores da empresa”, conta Alegria.

Para a realização de eventos corporativos, o estabelecimento de luxo recebe solicitações do mundo todo. Da América Central e Latina, já tiveram clientes do Brasil, do México, de Porto Rico, dentre outros. Segundo aponta Alegria, 40% dos visitantes são Franceses, mas 60% são do resto do mundo.

“O Lido é o estabelecimento de mais classe que Paris tem em termos de cabaret. Confraternizações corporativas, como festas de fim de ano, aniversário de empresa e presente incentivo tem preferência para serem realizadas aqui. Quando as empresas francesas recebem visita de clientes e parceiros de fora elas também os trazem”, conta Alegria.

Durante o dia, o lugar oferece espaço para convenções, encontros e conferências com café da manhã recheados de croassaints ou almoços elaborados. No fim da tarde, o Lido pode prover os convidados com espaço para recepção e discursos seguidos de jantares. A capacidade do local principal é limitada em 1150 pessoas para as ocasiões.

O espaço Bluebell, uma sala privada oferecida para clientes corporativos que desejam ter uma reunião ou encontros com outros colegas ou clientes de forma mais reservada, também permite uma atmosfera confortável. O salão compartilha de 10 a 50 pessoas para encontros e de 10 a 130 para coquetéis.

“Podemos fechar o estabelecimento só para receber grupos corporativos ou realizar eventos. Aqui, as empresas podem vir para trabalhar, fazer grandes reuniões. Instalamos as configurações, oferecemos os coquetéis. Temos tudo que eles precisam para realizar um encontro de sucesso”, diz Alegria.

Algumas companhias também utilizam o espaço para premiações e lançamentos de produtos. “Chegamos a ter 10, 20 e até 40 eventos por ano relacionados à promoção e lançamentos de produtos nos últimos anos”, conta Alegria. O Lido é palco para grandes marcas de luxo, como perfumes, que são lançados com bailarinas e efeitos especiais. “Para a platéia, eles também chamam colaboradoras para motivá-las a vender o produto”, ela dá como exemplo.

Desde a sua criação, o cabaré já recebeu noites especiais como desfiles de moda, galas de beneficência e espetáculos dos cantores mais célebres como Frank Sinatra e Elton John. E quando, em 1998, os franceses foram campeões do mundo de futebol, utilizaram o Lido para festejar a sua vitória. Também recebem televisões francesas e estrangeiras que gravam no espaço ocasionalmente.

“O Lido é o endereço do excepcional, um lugar emblemático, com um ambiente que dá asas à imaginação. Acredito que por isso, e por todo o seu luxo e conforto, ele tem chamado a atenção do público MICE”, afirma o departamento de desenvolvimento de vendas.

Uma manifestação em particular, no mês do Natal, está reservada às crianças. Um pequeno espetáculo é organizado para elas utilizando os fatos e os cenários do show verdadeiro. Desde que abriu suas portas, 30.000 pequeninos já foram recebidos no Lido.

Para agradar o público variado, o lugar oferece diversos pacotes. Para o jantar, autênticos pratos franceses elaborados pelo renomado chefe Philippe Lacroix são preparados todas as noites a partir das 19h, incluindo menus para crianças. O jantar acompanha uma banda ao vivo e oferece pista de dança também.

Os espectadores ainda têm a opção de simplesmente serem servidos de champagne antes do show começar. No Lido, o ruído das rolhas saltando são ouvidos cem vezes por noite. O estabelecimento vende 292.000 garrafas por ano, o que o torna número um, a nível mundial, no que diz respeito ao consumo de champanhe!

O Lido também pode ser experimentado de forma mais especial. Neste caso, o jantar e show acontecem de forma Premier, com recepção personalizada, assentos privilegiados e passagem rápida pela entrada e ao guardar os casacos. Um show às 23h acontece para o público de serviço Premier. É possível ainda ter macarrons e champagne servidos na mesa.

Uma saleta privada cercada de vidro, decorada em preto e dourado por dentro com materiais luxuosos, é oferecida para aqueles que procuram mais privacidade e conforto. A Private Box comporta de duas a seis pessoas, pelo preço de 440 euros o aluguel à noite durante a semana, e 540 no fim de semana, sem contar o serviço e o jantar.

O prazer do público também tem um custo para o estabelecimento, evidentemente, e ele é elevado: cada edição de espetáculo custa cerca de nove milhões de euros, só sendo amortizada ao fim de quatro anos. Por isso, o Lido comercializa para todos os lados.

“Somos três departamentos comerciais que fazem a promoção do Lido no estrangeiro e cada um tem a sua zona geográfica. Eu, por exemplo, faço a América do Sul, áfrica, Austrália, Nova Zelândia e Sul da Europa, portanto, Portugal, Espanha, Itália e Grécia”, conta Alegria. Segundo o departamento de marketing, dos cerca de 500.000 genéricos espectadores anuais, se aproximadamente 55% são franceses e 20% europeus, 10% vêm da América, sobretudo do sul desse continente, e uma percentagem idêntica da Ásia.

A história do Lido

O Lido de Paris é orgulhoso de ser a peça que representa de forma artística e divertida o comportamento do parisiense. Tudo começou em 1946 quando dois irmãos italianos, Joseph e Louis Clerico, com a intenção de trazer alguma felicidade à França depois do fim da segunda guerra, tomaram a direção do estabelecimento. Além de ser grande e luxoso, o espaço de cabaret também foi inovador ao criar a fórmula inédita de jantar seguido de show.

Foi em 1949 que Margaret Kelly e seu famoso grupo de dançarinas Bluebell Girls® trouxeram glamour ao endereço de prestígio parisiense. Desde então, em cada temporada, os shows atraem o público incessantemente. Em 2006, o espetáculo foi comprado pelo grande grupo Sodexo. Hoje, às vésperas de fechar por quatro meses a partir de dezembro, pela primeira vez em sua história, para uma renovação total, a casa levanta a bandeira com orgulho e informa aos novos visitantes: “Paris é o LIDO e o LIDO é Paris”.

Fonte: Enviada especial - Vanessa Vieira