Os 43 anos do Anhembi e sua importância para o turismo

Ao completar 43 anos, o Anhembi (SP), maior complexo de eventos da América Latina, se tornou um dos grandes símbolos do turismo de negócios do país

A cidade de São Paulo celebra nesta quarta-feira (20) os 43 anos do maior centro de eventos da América Latina, o Anhembi, que ao longo de quatro décadas contribuiu, em grande parte, para elevar a capital paulista ao posto de maior receptora de turistas de negócios do país, segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo. São Paulo é também a porta de entrada para a maior parte (48,3%) dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil, motivados pela realização de eventos e negócios.

O complexo do Anhembi vai ficar ainda mais moderno. O Ministério do Turismo está investindo R$ 60 milhões, como parte da verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em reformas como a nova pavimentação do piso e a adaptação das calçadas quem dão acesso à entrada principal. O Anhembi recebe por ano cerca de 50 feiras de negócios ou eventos, além de shows musicais, congressos e outras atividades, de acordo com a SPTuris.

“O turismo de negócios é fundamental para movimentar a economia do país. O Ministério do Turismo tem investido R$ 381 milhões na construção e reforma de centros de eventos espalhados pelo Brasil para criar um ambiente favorável e estimular a atividade”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O segmento de negócios e eventos é um dos mais importantes para a economia turística do país: está na primeira posição entre os que mais aumentaram seu faturamento em 2012 e cresceu 23,3% em relação ao ano anterior, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas. O turista de negócios gasta, em média, US$ 127 por dia, quase duas vezes mais que o turista de lazer.

A cidade de São Paulo é considerada uma das principais indutoras do turismo brasileiro, reconhecida, principalmente, pelo seu turismo de negócios. São Paulo recebe, em média, 13,3 milhões de visitantes ao ano sendo, deste total, 11,2 milhões de brasileiros e 1,9 milhões de estrangeiros, movimentando, aproximadamente, R$ 16,3 bilhões ao ano segundo os dados da pesquisa UBRAFE realizado pela Fipe.

Em 2012, o setor de feiras gerou 800 eventos, com 2.280 dias de realização e 6.840 dias de ocupação. Foram 8,8 milhões de visitantes, 77.500 expositores ocupando 4,4 milhões de m² de área disponível.

Dos R$ 4 bilhões em gastos dos turistas de feiras na cidade de São Paulo, 47,4% são de hospedagem, 28,8% de alimentação, 11,2% de compras, 9,9% de transporte. Deste impacto em outros setores, os gastos de turistas em transporte até o local de R$ 2,5 bilhões e R$ 0,8 bilhões de gastos de residentes com alimentação e transporte. Na hospedagem, dos 47% de turistas, 70% hospedam-se na capital, ocupando aproximadamente 6,5 milhões de unidades habitacionais.

Para realização de feiras, o setor investe ao ano R$ 9 bilhões sendo 64% dos expositores, 18,4% dos promotores e 17,6% dos montadores. O setor gera cerca de 450 mil empregos diretos e indiretos.

O turismo de negócios vem crescendo e alçou o Brasil ao 13º lugar no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, em inglês). O país subiu de 304 para 360 eventos internacionais no passado.

“Precisamos cada vez mais nos consolidar como um país de negócios, temos boa infraestrutura como o Riocentro e o Parque de Exposições do Anhembi e estamos fazendo obras em 11 centros de convenções pelo país, num investimento total de R$ 461 milhões”, afirma o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fabio Mota.