Canais
Políticas do Turismo
publicado em 18 de dezembro de 2012 - 16h58

Porto Alegre se prepara para o Fórum Social Mundial 2013

O prefeito destacou a união de esforços das mais de 80 entidades parceiras para a realização e êxito do evento.

Da Sucursal Rio Grande do Sul
 A Prefeitura de Porto Alegre calcula que serão investidos em torno de R$ 4 milhões na realização do FSM




Em janeiro de 2013, Porto Alegre irá receber milhares de pessoas para mais uma edição do Fórum Social Mundial Temático. O evento, que ocorrerá entre os dias 26 a 31, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 17, no Espaço Democrático da Assembleia Legislativa. O prefeito José Fortunati, juntamente com o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, participaram do encontro. A novidade do próximo ano é a realização da primeira edição da Semana do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, incluída no calendário oficial da cidade no final de novembro. A semana foi criada com o objetivo de expressar o reconhecimento da Capital em relação à importância política, econômica, ambiental, social, cultural e turística do evento internacional.

O prefeito destacou a união de esforços das mais de 80 entidades parceiras para a realização e êxito do evento. “A prefeitura quer, dentro do possível, dar toda a infraestrutura e oferecer os locais adequados, permitindo que o Fórum aconteça com muita qualidade”, salientou. Fortunati fez questão de salientar o reconhecimento da autonomia das entidades que promovem o FSM. “São elas que coordenam e que pautam o Fórum, mas nós temos o compromisso de dar as condições para que o debate seja o melhor possível”, disse. Conforme o prefeito, o secretario Busatto ficará encarregado pelas atribuições do poder público municipal, ou seja, pela infraestrutura e subsídios necessários para a realização do evento.

A Prefeitura de Porto Alegre calcula que serão investidos em torno de R$ 4 milhões na realização do FSM. Em relação à expectativa para o evento, o prefeito falou do desejo de ter em Porto Alegre uma grande concentração de militantes sociais, políticos e lideranças sindicais. “Queremos o amplo diálogo de todos aqueles que desejam pensar o mundo não somente de acordo com a lógica do capital financeiro, mas pela lógica da maioria da população que trabalha e produz”, ressaltou.

O representante da Associação Brasileira de Organizações Não-governamentais (Abong), Mauri Cruz, falou sobre o calendário e os espaços da cidade de Porto Alegre que serão utilizados pelo Fórum, que terá como tema “Democracia e Cidade Sustentável”. No sábado, dia 26 de janeiro, ocorrerá a tradicional marcha. No domingo, dia 27, haverá um dia de mobilização e o início da parte cultural. Integram a estrutura do Fórum o Acampamento da Juventude, Aldeia da Paz, Anfiteatro Por-do-Sol, Largo Zumbi dos Palmares, Casa Mário Quintana, Memorial do Rio Grande do Sul, Praça da Alfândega e Escola Parobé ou Rio Grande (Forinho).

Fonte: Ascom

Notícias Relacionadas

02/12/2012
Sancionada lei que oficializa Semana do Fórum Social Mundial
Programação será desenvolvida, anualmente, na última semana do mês de janeiro. Em 2013, está agendado para ocorrer de 26 a 31.

Veja também:

07/05/2021
G20 traça cenários para retomada do setor de turismo de forma segura
Os Ministros do Turismo do G20 debateram nessa semana, por videoconferência, a retomada do setor de forma segura e traçaram cenários para a pós-pandemia. Representantes de várias regiões do mundo destacaram a necessidade de se pensar em políticas de mobilidade segura e turismo sustentável. O ministro Gilson Machado Neto reforçou a necessidade de se criar um protocolo único de saúde em todo o mundo.
03/05/2021
Bolsonaro sanciona com vetos o PERSE
Governo anuncia vetos em projeto de socorro a setor de eventos
03/05/2021
Encerra hoje a prazo para Bolsonaro sancionar PL de ajuda ao setor de Eventos e Turismo
O presidente Jair Bolsonaro tem até hoje 3 de maio para sancionar (ou vetar) o projeto de Lei 5.638/20, que cria o programa emergencial para os setores de Eventos e Turismo, o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 7 de abril, após retornar do Senado, e recebido pela Presidência da República na última segunda-feira (12).
14/04/2021
Sebrae e Frente Parlamentar das MPE pactuam com Bolsonaro medidas para garantir a sobrevivência dos pequenos negócios
Governo se comprometeu a negociar com Congresso Nacional e editar, nos próximos 10 dias, a BEm MP 936, a PEC da Maquininha e o Pronampe
Newsletter
Receba as novidades