Prefeitura de Gramado investe em obras para o turismo

Praça das Etnias é a mais nova atração da cidade
Praça das Etnias é novo cartão postal de Gramado



A cidade serrana de Gramado ganhou um novo ponto turístico e cultural: é a Praça das Etnias. Localizada ao lado da Rodoviária de Gramado, é composta de três casas – italiana, portuguesa e alemã – que resgatam a história da colonização do município, além de fomentar o agronegócio em Gramado. A primeira, de pedra maciça e madeira, foi originalmente construída em 1937, pela família Pettefi, e adquirida pelo poder público.

A casa portuguesa, com arquitetura típica lusitana, possui boa parte do piso composto pelas cores da bandeira do país. Já a última, já existente no local, tem arquitetura enxaimel. Na Praça das Etnias funcionará uma feira de produtos orgânicos que oferece aos visitantes frutas, verduras, geleias e conservas. No local encontram-se também fornos, de onde saem biscoitos, apfelstrudel, pãezinhos de linguiça e os pães light.

Ambos os espaços são iniciativas da administração municipal e a Emater. O espaço conta ainda com uma casa de pedras, onde será realizada a venda de três roteiros de agroturismo: o Tour do Vale, O Quatrilho e Raízes Coloniais. “São lugares fantásticos que revelam as belezas de Gramado, fortalecendo um novo segmento econômico e valorizando as origens do município”, frisa a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk.

Fonte: Ascom