Prefeitura e Caixa assinam acordo para Centro de Convenções

A assinatura ocorrerá às 17h, no Paço Municipal, pelo prefeito José Fortunati e o superintendente da Caixa, Ruben Danilo de Albuquerque Pickrodt.
Centro de feiras deverá ter área três vezes o maior espaço hoje disponível



Nesta quinta-feira, 26, a prefeitura da Capital e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinam o Termo de Compromisso que autoriza o município a utilizar os R$ 60 milhões captados pela Secretaria Municipal de Turismo junto ao Ministério do Turismo, via PAC Turismo, para a construção de um novo centro de feiras e convenções na Capital. A assinatura ocorrerá às 17h, no Paço Municipal, pelo prefeito José Fortunati e o superintendente da Caixa, Ruben Danilo de Albuquerque Pickrodt, com a presença do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.

A formalização permitirá dar andamento ao plano de trabalho já entregue à Caixa, onde são detalhadas as metas e etapas para implantação do equipamento. Do valor agora autorizado, 5% serão destinados à contratação dos estudos de viabilidade e do projeto básico do centro de feiras e convenções. O termo de referência para a licitação desta etapa está em andamento no Grupo de Trabalho formado por técnicos de 11 secretarias municipais.

Os recursos federais para dotar a cidade de uma estrutura que permita disputar com outros destinos nacionais e internacionais a captação de feiras e convenções de grande porte foram assegurados a partir de estudos de viabilidade preliminares encaminhados pela SMTUR ao Ministério do Turismo. É previsto um equipamento estruturado com que há de mais moderno em arquitetura e tecnologia. O novo centro de feiras e convenções deverá ter uma área de feiras de 26 mil m2 locáveis, quase três vezes o maior espaço hoje disponível para feiras na Capital, existente na Fiergs. É prevista uma área de convenções de 9 mil m2, com capacidade para 6.450 pessoas sentadas, e estacionamento com 6 mil vagas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre