Releitura da Marca do Anhembi reforça valores que unem tradição e modernidade

Às vésperas de completar 43 anos, Anhembi tem nova marca e reforça a versatilidade de espaços para eventos

Quem já frequentou eventos no Anhembi - seja feiras, congressos, convenções ou shows -, certamente deve ter visto a logomarca do local. O símbolo é uma referência à cobertura do Auditório Celso Furtado, no Palácio das Convenções, e já passou por diversas transformações ao logo dos mais de 40 anos do Anhembi. Pela coloração amarela, também é chamado carinhosamente de "pudim".

Às vésperas de completar 43 anos - comemorados em novembro - e, para acompanhar o constante processo de adaptação aos dias atuais, a marca Anhembi passou por uma releitura.

Para Marcelo Rehder, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), que administra o Anhembi, a nova logomarca simboliza o principal centro de exposições da cidade de São Paulo e do Brasil com modernidade e estilo. "A atualização da marca reforça a multiplicidade do complexo, desde o conceito visual até a flexibilidade dos espaços, passando pela versatilidade dos formatos de eventos. Como diz o slogan, o Anhembi é do tamanho do seu evento."

As inovações estão na forma mais definida e equilibrada do desenho, com cores mais vivas e tipografia reestilizada. Segundo Luciana Jabur, coordenadora de criação da SPTuris, a nova marca é mais completa e reflete a fase pela qual passa o complexo de eventos. "Esse novo desenho transmite mais volume, tem tipografia mais harmônica e orgânica, traduzindo ainda a importância da era digital. Além disso, também está de acordo com o novo site do Anhembi, lançado no começo de 2013."

Breve histórico

Na época da inauguração do centro de eventos - que aconteceu com o Pavilhão de Exposições em novembro de 1970 -, o local chamava-se Centro Interamericano de Feiras e Salões. Dez anos mais tarde, passou a se chamar Paulistur, então empresa de turismo da Prefeitura de São Paulo, que teve duas logomarcas diferentes no começo da década de 1980.

Em 1986, o equipamento foi batizado de Anhembi - Centro de Feiras e Congressos, nome que durou até 1989, quando foi renomeado de Anhembi - Turismo e Eventos da cidade de São Paulo. Em 2005, foi criada a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), que passou a administrar o Anhembi Parque.

Com a releitura da logomarca em 2013, a palavra "Parque" foi retirada. Assim, o espaço, que é referência para feiras, congressos, convenções, shows e todo tipo de evento, passa a ser chamado objetivamente de Anhembi, apenas.

Existem diferentes aplicações para o uso da nova logomarca do Anhembi, conforme o tipo de utilização que se pretende fazer. Saiba mais baixando o material completo com as instruções em: www.anhembi.com.br/wp-content/uploads/downloads/2013/07/Brandbook-Anhembi.pdf

Valores modernos

Junto com a modernização visual, o Anhembi enfatiza os valores associados à nova logomarca: tradição de mais de quatro décadas no concorrido e exigente mercado de eventos e contínuo processo de investimento na modernização dos espaços.

Tanto o Pavilhão de Exposições quanto o Palácio das Convenções já recebem eventos simultâneos e em variados formatos, permitindo que promotores usufruam ao máximo os diferentes espaços.

Em relação ao Sambódromo, a ênfase tem sido dada à multiplicidade de configurações das áreas para melhor atender às expectativas dos organizadores de eventos. O uso conjugado dos espaços (Arena, Espaço Anhembi, Pista, Arquibancadas e Nova Arena) abre aos clientes diversas possibilidades para planejar eventos com formatos exclusivos e, assim, surpreender positivamente seus públicos.

Entre exemplos recentes de eventos realizados no Sambódromo e que exploraram os espaços de forma personalizada e novos formatos, podem ser citados: Festival Nova Brasil FM, 12 Horas de Boteco, Golf Experience, Siga Bem Caminhoneiro, 100 Anos Lacta.

Investimento federal

O maior centro de eventos da América Latina passará por modernização para receber expositores e visitantes com mais conforto e segurança. Em julho de 2013, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou investimento da ordem de R$ 60 milhões para o Anhembi, como parque da verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado ao fortalecimento do turismo em todo o país. O projeto de reformas está em fase de desenvolvimento e aprovação.

Site e redes sociais

Acompanhe todas as novidades sobre os eventos no Anhembi pelo endereço www.anhembi.com.br. O site foi totalmente reformulado e lançou novo visual no início de 2013 para que o público encontre facilmente as informações nas matérias em destaque e os promotores e organizadores de eventos tenham acesso à agenda e conheçam os espaços com detalhes.

Fonte: Assessoria