Um estádio pós Copa, Stade de France mostra como lucrar com eventos além do futebol

Muito se pode fazer de um estádio que foi construído exclusivamente para a Copa do Mundo.

É o que tem mostrado o Stade de France, um estádio que foi construído na França para possibilitar que o país hospedasse a Copa de 1998. Eu sei, eu sei, não temos boas memórias desta Copa. Afinal, foi nela que perdemos aquela final de forma vergonhosa para a França com as goleadas de Zinedine Zidane levando o Brasil a perder de 3x0. Ainda assim, o estádio não deixa de ser um grande exemplo de como um empreendimento do tipo tira proveito econômico mesmo depois de passada a ocasião do evento mundial.

O Stade faz malabarismo de todos os lados para que a imensa construção esportiva não acolha somente esporte, mas também outros tipos de negócios que ajudam a sustentá-la lucrativamente. O queridinho estádio que possibilitou a França hospedar a sua mais marcante Copa do Mundo hoje também é querido por receber campeonatos de rugby, concertos musicais, shows teatrais, eventos de atletismo, sobre motos, caminhonetes, e até de patinação no gelo, ski e praia, mas também congressos.

O Stade de France adquiriu um lugar especial no coração dos franceses por diversos momentos inesquecíveis que se seguiram no estádio além do futebol. Nos últimos 16 anos, o Stade de France recebeu mais de 350 eventos, sendo que cerca de 129 foram jogos de futebol, mas mais de 117 foram jogos de rugby, 84 foram concertos musicais e 30 foram competições de atletismo.

Fornecer uma explicação sobre todos os eventos que acontecem no Stade de France seria prover muitos dados, mas o departamento de Marketing e Comunicação do estádio afirma que, neste momento, ele é palco fixo para cerca de 26 grandes diferentes tipos de eventos por ano. E isso não é por acaso.

O grande plano

Quando o governo Frances decidiu aceitar a proposta da FIFA para construir um estádio que coubesse mais do que 60.000 de pessoas, ele tinha uma clara idéia em mente: que a construção teria uma função muito útil independentemente da Copa. Todos os eventos que aconteceriam no estádio no futuro não foram previstos, mas desde o início havia o claro plano de multifuncionalismo. Para tanto, eles sabiam que construir uma boa estrutura era necessário, igualmente como conseguir o pessoal essencial.

Assim, o Stade de France foi preparado para atender emergências diversas. Além dos 1800 detectores de fumaça, eles hospedam três bombeiros que vigiam o estádio o assegurando contra incêndios 24 horas por dia, além de cerca de 20 guardas por dia regular e 1200 em dias de eventos. Depois de cinco minutos que toca um alarme de incêndio, todos devem deixar a estrutura.

A prioridade reflete em segurança nos eventos. No jogo de abertura (o amistoso entre França e Espanha), eles conseguiram evacuar o lugar em menos de sete minutos. Numa fatalidade, havendo feridos, no mini hospital interno, o estádio tem espaço para atender cerca de 20 pessoas, fornecendo os primeiros socorros lá mesmo, com sete médicos e 80 ajudantes de plantão.

O estádio também considerou importante manter engajada a comunidade que vive ao redor do monumento esportivo. Boa parte de seus funcionários são residentes da região onde ele se localiza. Atividades comemorativas colaboram para que a comunidade se sinta parte do espaço participando ativamente dele, com reuniões intimistas e passeios guiados com desconto no terreno.

Multifuncionalismo total

Além do futebol, o estádio já recebeu eventos dos mais diversos, como turnês de artistas - Madonna, U2, Eminem, Black Eyed Peas, Rolling Stone, Bruce Sprinsteen, Sting, dentre outros. Assim, complementando as formas de uso do espaço, há uma exposição permanente composta por salas que trazem maquetes, fotos, vídeos, elementos cenográficos de shows, e guitarras autografadas pelos artistas que ali se apresentaram.

Para relembrar a história dos jogos que ali aconteceram e atender aos turistas, há também ali a Loja Oficial do Stade de France. Nela, eles vendem artigos relacionados ao estádio, réplicas de troféus e camisas de grandes jogadores da Federação Francesa de Futebol e outras que passaram por lá, inclusive, do Brasil.

Visitas guiadas

Outra forma de lucro do estádio é proporcionar visitas guiadas em seus bastidores aos turistas curiosos. Eles levam as pessoas comuns a conhecer as arquibancadas, mas também os vestiários (como onde o Brasil ficou no final da Copa de 98), as salas de aquecimento (milimetricamente planejadas para os atletas, com chão especial e temperatura controlada) e até o túnel de entrada para o gramado. O visitante sente como se realmente estivesse participando de um jogo em campo. Eles colocam o sistema de som para recriar o ambiente da torcida do lado de fora com a música oficial da competição enquanto os visitantes lá caminham.

Localização é tudo

O Stade de France é localizado no suburbo parisiense Saint-Denis, há aproximadamente três quilômetros ao norte de Paris. Mas chegar lá de transporte público é muito fácil devido às linhas de metro e RER. As linhas B e D da RER podem ser pegas em duas estações: Châtelet e Gare de Nord. Ao pegar a linha B, o visitante desembarca na estação La Plaine Stade de France. Ao pegar a linha D, desce na estação Stade de France Saint Denis. A linha 13 do metro também conecta os turistas ao estádio e pode ser pega das estações Montparnasse, Invalides e Saint-Lazare. O turista estará na estação Saint-Denis Porte de Paris em 40 minutos.

História e futuro da construção

O estádio só foi possível devido a uma concessão, o Consórcio Stade de France (CSDF). A empresa tem como acionistas de propriedade VINCI com 67% e Bouygues com 33%. A concessionária foi a responsável pela concepção, construção, financiamento, e hoje operação e manutenção do lugar. Assim será até o fim do primeiro período de 30 anos.

A exigência da FIFA era que ele abrigasse mais de 60,000 pessoas, e eles conseguiram fazer lugar para 80,000. A construção começou em 1995 e terminou depois de 31 meses, em janeiro de 1998. Foram gastos 407 milhões de euros na edificação e acabamentos. Hoje, o estádio é o maior da França e é onde o time nacional joga as suas mais importantes partidas.

O próximo grande evento futebolístico do Stade de France será em 2016, quando o estádio hospedará a final do European Championships. Mas, até lá, com certeza muitas outras ocasiões e acontecimentos especiais passarão pelo estádio. Seja com futebol ou sem, esse esperto empreendimento não planeja deixar de faturar. Agradecida fica a economia francesa e o público.