FTD Educação patrocina Monstros em Rede, da Sésamo

Monstros em Rede, da Sésamo, oferece interação digital segura e criativa para crianças

Com patrocínio da FTD Educação ao lado de outras empresas, conteúdo inclui novos vídeos com os personagens da Sésamo, oficinas remotas para educadores e crianças e materiais para vivência em famílias

Os clássicos personagens da Sésamo estão de volta! E desta vez com uma importante missão: oferecer às crianças conhecimentos e ferramentas para uma interação saudável e responsável no meio digital, além de novos vídeos divertidos e educativos disponíveis gratuitamente no hotsite do projeto “Monstros em Rede”: www.sesamo.com/monstrosemrede.

A nova fase da iniciativa da Sésamo no Brasil estreou em setembro com o lançamento do hotsite e roteiros com materiais educativos para vivências em famílias, e oficinas em vídeo com os famosos personagens da Sésamo, como Elmo, Come Come, Lola e Grover, além de um festival digital na Semana da Criança, em outubro, abordando temas como segurança online, uso criativo das mídias e regulação do tempo de exposição às telas.

O foco são os mais novos, com idades entre 3 e 6 anos. Os materiais foram elaborados em conjunto com especialistas da área e trazem orientações às famílias e professores para que eles possam acompanhar as interações tecnológicas das crianças, sobretudo as incursões no mundo virtual.

Por meio dos vídeos e dos materiais educativos do projeto, queremos contribuir para que as famílias e educadores reflitam sobre o papel da tecnologia em nossas vidas, analisem criticamente as informações divulgadas nas mídias, possam se expressar de forma respeitosa nos diferentes contextos digitais, regulem melhor o tempo de exposição às telas e previnam os potenciais riscos na interação com os dispositivos”, diz Julia Tomchinsky, diretora educacional da Sésamo no Brasil.

O objetivo do “Monstros em Rede” é alcançar diretamente 4.000 crianças e famílias, 200 educadores e mais de 2 milhões de pessoas por meio de campanhas e distribuição de conteúdo em mídias de massa. O projeto tem patrocínio da FTD Educação, ao lado das empresas Sotreq, OLX e Norsul. A Sesame Workshop (Sésamo) é uma organização sem fins lucrativos vinculada à Sesame Street, o programa infantil de televisão pioneiro que diverte e educa as crianças desde 1969 e que chegou ao Brasil em 1972, com o nome de Vila Sésamo.

Com o ensino híbrido, que veio para ficar, a educação hoje é mediada por telas. Neste contexto, é importante apoiar projetos como este, que oferecem uma proposta responsável para que as crianças utilizem os meios digitais sem excessos e de forma lúdica e criativa, abrindo uma janela de aprendizados e oportunidades para que pais e professores também participem desta interação, inspirando a descoberta e a troca de experiências”, diz Elizabeth Loureiro, gerente de Negócios de RH/BP (Business Partner) da FTD Educação.

Além do patrocínio, a FTD Educação promove ações de voluntariado com educadores das escolas sociais maristas em São Paulo, que participarão de oficinas da Sésamo, para aplicarem da melhor forma os materiais produzidos. A empresa também auxiliou na revisão de materiais editoriais do projeto.

Projeto Viver em Família
Todos os conteúdos produzidos pela Sésamo para o projeto Monstros em Rede são gratuitos, e estarão disponíveis a partir de setembro no hotsite www.sesamo.com/monstrosemrede.

A FTD - Há 119 anos, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana conta com o slogan “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos, Sistemas de Ensino e de literatura; Soluções Educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias e plataformas digitais– ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.

A Sesame Workshop - É uma organização sem fins lucrativos vinculada à Sesame Street, o programa infantil de televisão pioneiro que vem conquistando e ensinando as crianças desde 1969. Hoje a Sesame Workshop é uma força inovadora para a transformação social, com a missão de ajudar as crianças em todos os lugares a crescerem de forma mais inteligente, forte e gentil. A organização atua em mais de 150 países, atendendo às crianças por meio de uma ampla gama de meios de comunicação e programas de impacto social, filantropia-financiados, tudo fundamentado em pesquisa rigorosa e contextualizado às demandas e culturas das comunidades em que atua. Para mais informações, visite www.sesameworkshop.org.