Gramado em contagem regressiva para seu 43º Festival de Cinema

Em 2014, 200 mil turistas circularam pela cidade da Serra Gaúcha durante o evento

A cidade de Gramado (RS) se prepara para mais uma edição do Festival de Cinema de Gramado. Entre os dias 7 e 15 de agosto um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, o Palácio dos Festivais – em frente à charmosa Rua Coberta –, recebe a 43ª edição ininterrupta do mais resistente evento cinematográfico do país.

Com fama de ser ‘um pedaço da Europa no sul do Brasil’, a cidade, que também é reconhecida por outros grandes eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia e Festival do Turismo, recebeu em 2014 um público aproximado de 200 mil turistas. Estas pessoas fazem a ocupação hoteleira da cidade atingir 100%, o que se reflete também na rede hoteleira de cidades próximas, além de restaurantes, pontos turísticos e comércio local.

A edição 2015 segue o mesmo formato dos últimos anos com mostras competitivas de longas brasileiros e estrangeiros, curtas brasileiros e o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas (dias 7 e 8). A grande noite de premiação, com a entrega dos famosos Kikitos, acontece no dia 15 de agosto.

Ao todo são 49 filmes em competição: 15 longas-metragens, sendo oito brasileiros e sete estrangeiros, 15 curtas brasileiros e 19 concorrentes no Prêmio Assembleia Legislativa – Mosta Gaúcha de Curtas. A curadoria da 43ª edição do Festival de cinema é da argentina Eva Piwowarski e dos brasileiros Marcos Santuario e Ruben Ewald Filho.

Instituído em 1991 para homenagear os grandes atores do cinema nacional o troféu Oscarito chega ao seu 25º ano e a escolhida para receber a distinção é a atriz Marilia Pêra. Com 24 filmes no currículo, a atriz já foi consagrada duas vezes no Festival com o Kikito de melhor atriz, e em 2007 esteve na serra gaúcha ao lado do saudoso Eduardo Coutinho para encerrar o Festival com "Jogo de Cena". Outra distinção durante o Festival é o troféu Cidade de Gramado - homenagem destinada a um convidado de honra que se destaca no cinema nacional ou internacional – e este ano quem recebe o troféu é o ator e cineasta Daniel Filho.

O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Patrocínios confirmados: Ambev, BNDES, Oi e Petrobras. Apoios confirmados: Caracol Chocolates, Cristais de Gramado, DUOCASA, Famastil e Nikon. Apoio institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE e SIAV. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.