Canais
Turismo
publicado em 21 de setembro de 2017 - 22h13

Shows do São Paulo Trip movimentam turismo da cidade

Somente com ingressos e na cadeia turística, local do evento movimentou mais de R$ 350 milhões com shows em um ano.

Da Redação

Nos próximos dias a capital paulista vai ferver com a primeira edição do São Paulo Trip, que trará shows de grandes ícones do rock internacional. As apresentações acontecem entre os dias 21 e 26 de setembro no Allianz Parque e incluem nomes como The Who, Bon Jovi, Aerosmith, Guns N’Roses, Alice Cooper, entre outros.

O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo), realizou análise de dados fornecidos pela administração do local relativos a shows – sem incluir jogos de futebol. Considerando somente tíquete médio do ingresso de R$ 349,54 por pessoa, a movimentação no Allianz Parque com esses espetáculos chega a R$ 154,3 milhões em um ano, e alcança o total de R$ 358 milhões somado a gastos com hospedagem, alimentação, transporte e compras.

Segundo pesquisa de demanda realizada pelo Observatório em 2015, cerca de 760 mil turistas visitaram a capital paulista para assistir a shows e o gasto médio por visitante foi de R$ 770, representando uma movimentação financeira total na cidade de aproximadamente R$ 585 milhões no período de um ano.

Roqueiros nos hotéis

Quem vem de fora para curtir os shows precisa de pelo menos um quarto e uma noite para tomar ducha e descansar antes ou depois da noite de espetáculo. Dados da plataforma de hospedagem Trivago apontam uma diária média nos hotéis paulistanos em torno de R$ 300 durante a São Paulo Trip, de 21 a 26 de setembro.

Além disso, a taxa de ocupação média no período do evento em alguns hotéis da região do Allianz Parque está em 60,4% - acima da média geral dos hotéis para fins de semana no mês de setembro de 2016, que foi de 56,4%.

De onde vêm?

Ainda conforme os números fornecidos pelo Allianz Parque, mais de 440 mil pessoas estiveram no local para shows e espetáculos no período de agosto de 2016 até agosto deste ano e, segundo os promotores desses eventos, cerca de 60% do público veio de fora de São Paulo. Entre as cidades que mais compraram ingressos estão municípios próximos como Campinas, Santo André, Santos, São Bernardo e Guarulhos, além de outras capitais brasileiras como Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Já os estados que mais compraram foram de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Bahia, Goiás, Ceará e Pará, entre outros. Das vendas para outros países, destacam-se Paraguai, Israel, Estados Unidos, Finlândia, Uruguai, Espanha, Itália, Reino Unido e Canadá.

Fonte: Assessoria

Veja também:

27/03/2020
GRU Airport adota aferição de temperatura
Iniciativa, que visa passageiros oriundos de voos internacionais, é mais uma medida em prol do combate e prevenção ao COVID-19.
27/03/2020
Marcas B2B da CVC CORP promovem treinamento online
Visual Turismo, TREND, RexturAdvance e Esferatur reestruturaram seus canais de atendimento para otimizar o processo durante a quarentena.
27/03/2020
Visual Turismo completa 34 anos e homenageia agentes de viagens
Diante do momento desafiador que o turismo vivencia, operadora lançou um vídeo homenageando e se colocando à disposição de seus parceiros.
25/03/2020
Costa Cruzeiros estende pausa temporária de operações globais até 30 de abril
Os cruzeiros atualmente em andamento estão encerrando seus itinerários apenas para permitir que os hóspedes desembarquem.
Newsletter
Receba as novidades