Triatlo internacional e Feira do Livro em Foz do Iguaçu

Itaipu Challenge Sunset e Feira Internacional do Livro se destacam na agenda do feriadão da Independência, quando o Complexo Turístico de Itaipu deve receber 10 mil visitantes.








Foz do Iguaçu vai ser a capital esportiva e cultural da região neste feriado prolongado (7 a 10 de setembro). O dia da Independência, quinta-feira (7) marca o início de dois eventos, o Itaipu Challenge Sunset e a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, ambos abertos ao público e com entrada gratuita.

O Itaipu Challenge Sunset, que tem provas no fim de semana na usina e na cidade paraguaia de Hernandárias, vizinha de Foz, começa às 9h com a Expo Feira, no estacionamento do Centro de Recepção dos Visitantes de Itaipu (CRV). No final do dia, às 19h, no Complexo Bordin (Avenida JK), será a abertura oficial da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. O mais importante evento cultural de Foz tem apoio da Itaipu.

Para quem deseja fazer turismo na hidrelétrica durante o feriado, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) terá horários especiais. O espetáculo da Iluminação da Barragem foi transferido de sábado (9) para quinta-feira (7). A expectativa é receber 10 mil visitantes.

Esporte em família

A primeira etapa binacional do Challenge Family, franquia alemã de corrida e triatlo com 54 provas em 26 países, acontece em Itaipu, entre 7 e 10 setembro. O Itaipu Challenge Sunset - nome escolhido para a competição na região da fronteira - vai acontecer no interior da usina, integrando as margens brasileira e paraguaia da hidrelétrica. Pela primeira vez, a prova começa no final da tarde e encerra à noite. Os turistas poderão acompanhar a competição em vários de momentos.

No sábado (9), serão realizadas as competições de triatlo: a Challenge Half Distance e a Challenge Sprint, a partir das 15h. Um sistema de transporte foi feito para levar os turistas até a largada da modalidade de natação e a transição para o ciclismo, na margem paraguaia de Itaipu. Depois, os turistas serão transportados novamente para o lado brasileiro, onde vão poder assistir o ciclismo e o encerramento da prova, com a modalidade da corrida. Para prestigiar o evento, é necessário fazer o cadastramento na Expo Feira Itaipu Challenge Sunset, no CRV.

No domingo (10), serão três competições de corrida na Costanera de Hernandárias no Paraguai: Challenge For All, com 10 km; Challenge Women, 5km, e Challenge Kids, para crianças de 7 a 15 anos. As largadas começam às 9h15 (horário brasileiro, ou 8h15 na hora paraguaia). É necessário ir até a Costanera de Hernandárias, via Ponte da Amizade, para acompanhar as corridas.

A Expo Feira estará aberta na quinta-feira (7), sexta-feira (8) e sábado (10), das 9h às 19h, e no domingo (10), entre 9h e 12h. A arena comporta 200 m² de espaço para venda de materiais esportivos, souvenir e outros produtos relacionados ao esporte. Uma praça de alimentação vai atender o público. Toda a programação está disponível aqui

Cultura e shows musicais

A 13ª Feira Internacional do Livro promete ser a maior de todas as edições. O lançamento é às 19h de quinta-feira (7), no Complexo Bordin, na Avenida JK, em frente ao hipermercado Big. “Optamos por esse espaço justamente para buscar maior conforto e acesso da comunidade”, explicou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

A escritora Ana Maria Machado, que será homenageada no evento, vai estar na abertura, às 19h. Ela fará um bate-papo com o público e participará de uma sessão de autógrafos. Mais tarde, às 21h, o palco será do cantor Zeca Baleiro, dono de sucessos como “Telegrama” e “Lenha”. Na sexta-feira (8), às 21h, quem sobe ao palco é o músico Martinho da Vila. Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, fará o show de domingo (10), também às 21h.

Serão mais de 4 mil metros quadrados de atrações, incluindo recreação infantil, contação de histórias, lançamentos de obras, cinema, saraus e a Cozinha Literária, onde chefs preparam uma combinação de gastronomia e literatura. O evento é organizado pela Fundação Cultural e tem o patrocínio da Itaipu. Confira a programação completa, na página oficial da Feira no Facebook

Horários especiais no CTI

Para atender a demanda, o Complexo Turístico Itaipu ampliou o número de saídas de ônibus durante os dias do Feriado da Independência. Nos dias 7, 8 e 10, a Visita Panorâmica, principal atrativo, será das 8h15 às 17h, com intervalo a cada 15 minutos. No sábado (9), devido à realização do Itaipu Challenge Sunset, o atendimento da Visita Panorâmica e do Circuito Especial será até as 12h.

Outra alteração é na Iluminação da Barragem, que não acontecerá no sábado (9), também devido à competição esportiva. Assim, ela será na quinta-feira (7) e na sexta-feira (8), às 20h. A sessão noturna do Polo Astronômico de sábado ocorrerá na quinta-feira, às 19h30. Os demais atrativos não terão seus horários modificados.

Espera-se atender cerca de 10 mil visitantes nos quatro dias do feriado. Neste período, na compra dos passeios para o Refúgio Biológico ou o do Kattamaram, o visitante ganhará um ingresso gratuito para o Ecomuseu. Mais informações no site.

Fonte: Assessoria