3ª edição do DW! Design Weekend começa no próximo dia 14 em São Paulo

Entre as novidades deste ano estão os Design Districts, trajeto de bicicletas e circuito gastronômico

Faltam apenas quinze dias para o início do DW! Design Weekend, maior festival urbano de design da América Latina. Em sua terceira edição, o DW! acontece entre 14 e 17 de agosto, com cerca de 150 eventos simultâneos e independentes, pretendendo atrair cerca de 100 mil visitantes e impactar mais de vinte milhões de pessoas durante os quatro dias.

Idealizado por Lauro Andrade, CEO da Summit Promo, e com curadoria do jornalista Pedro Ariel, o Design Weekend SP é composto por um conjunto de ações organizadas por dezenas de parceiros e integradas pelo Programa Oficial do evento. Para ambos, o objetivo principal do DW! é promover o design e suas conexões transversais com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, moda, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.

"Após o sucesso das outras edições, o Design Weekend inseriu definitivamente o Brasil no roteiro internacional de principais festivais de design, sendo o único da América do Sul a ser citado no World Design Guide, da revista Dezeen e Financial Times. Mais do que momento de celebração, o DW! é uma grande plataforma de lançamento de tendências e produtos, ocupação dos espaços públicos e de integração entre os mundos criativo e produtivo. Chegamos ao terceiro ano com destacado protagonismo nacional e internacional, transformando, com nossos muitos parceiros, um sonho coletivo em realidade concreta", explica Lauro Andrade.

Para o curador Pedro Ariel, "a intenção é que o DW! crie uma agenda do design, que possa atrair interessados, turistas, empresários, pessoas que trabalham neste universo. Vários pesquisadores vêm ao Brasil para conhecer e se inspirar no que é produzido aqui, em diversas áreas - moda, decoração, arte, intervenções urbanas etc. O DW! é um bom momento para estar em contato com estes polos criativos, novos produtores e produtos que estarão reunidos em um único festival, em um mesmo período e local".

Design Districts - Como nas outras edições, o evento continua ocupando diversos pontos de São Paulo, mas em 2014 será concentrado em três grandes regiões, os Design Districts: Vila Madalena e arredores, Alameda Gabriel Monteiro da Silva - a "Oscar Freire da decoração" - e o Distrito Jardins/Paulista. O objetivo é concentrar um grande número de atividades e pessoas envolvidas no DW!, promovendo a região, movimentado o comércio local, atraindo visitantes pela proximidade das ações e unindo forças para promover e festejar a universalidade do design. Estes distritos seguem o modelo das semanas de design realizadas em cidades como Milão e Londres.

O DW! Design Weekend 2014 conta com patrocínio das marcas Cinex, Apex Brasil e Hotel Pullman. Apoio do Senac, Ornare, Roca, Uniflex e Lar Center. A programação oficial e completa será divulgada a partir de Agosto, no site do evento www.designweekend.com.br.

O que esperar do DW 2014

Bicicletários - Uma das ações icônicas desta edição será o uso de bicicletas para promover a reflexão sobre mobilidade urbana. Mantendo a tradição em promover ações urbanísticas que servem como legado para a cidade, o evento apresenta dois projetos: Bicicletários - Ciclo Rota DW! e BikeTourSP - Rota Design. O primeiro é assinado pelo Atelier Marko Brajovic e tem parceria da Mekal, Aperan e Coletivo Amor de Madre. O segundo é uma parceria com a BikeTourSP, que fará um roteiro contemplando atrações da arquitetura e design paulistanos, saindo da ciclovia da Av. Faria Lima. O objetivo destas duas iniciativas é proporcionar uma maneira distinta e divertida dos visitantes conhecerem as atividades do DW! Design Weekend 2014, sob o aspecto Passeando de bicicleta, re-conheci São Paulo. Os três bicicletários do evento estarão em pontos estratégicos da cidade: na Praça Victor Civita, na loja Mekal da Al. Gabriel Monteiro da Silva, no Museu da Casa Brasileira.

Após o DW!, dois bicicletários serão doados para Oca no Parque do Ibirapuera, e para o e Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. O terceiro seguirá para a Semana de Design de Pequim, maior evento cultural da Ásia, marcando a primeira iniciativa internacional do DW! Design Weekend SP. A BikeTourSP - Rota Design continua após o festival contemplando atrações da arquitetura e design paulistano.

Praça Victor Civita: um caldeirão multicultural - A Praça Victor Civita irá abrigar uma série de atividades essenciais do DW!. No dia 13 de agosto, a partir das 18h, o designer Jader Almeida lança o livro e a exposição Jader Almeida, a Atemporalidade do Desenho com seção de autógrafos aberta ao público. Na sequência, acontece a já tradicional Festa de Abertura Oficial do Design Weekend SP 2014 com performances, shows e várias atrações (somente para convidados). No dia 14 de agosto, o público poderá usufruir do Cine na Praça, ação cultural inspirada nas projeções ao ar livre realizadas no Millennium Park, em Chicago, e nos festivais europeus. Será exibido, gratuitamente, o filme Blade Runner, de Ridley Scott.

Já nos dias 16 e 17, o Senac São Paulo realiza a intervenção Design Transverso: Crossover. Professores e alunos ocuparão o espaço com performances criando os diversos invólucros, experimentando-os e convidando os visitantes a experimentá-los e a recriá-los à sua maneira. Quem visitar a praça no período conhecerá também duas ações pontuais: a exposição Bancos Blocos, proposta pela Caesarstone, composta por cinco bancos em formato de blocos, desenhados pela designer Israelense Dalia Kliger e a intervenção dos Bicicletários (composto de estacionamento de bicicleta + banco), com o tema: Passeando de bicicleta, re-conheci São Paulo, uma das principais ações do Design Weekend, assinado pelo Atelier Marko Brajovic e viabilizado com a parceria da Mekal, Aperam e Coletivo Amor de Madre, ao lado da BikeTourSP.

Viva Design, Avenida Paulista - Dentre as ações no Paulista Distrito Design, destaca-se o VIVA Design, que apresenta uma diversidade de produtos, objetos, móveis e joias, além de um espaço moda, com peças de Fernando Pires, Juliana Moryia, Teresinha Santos e peças inocadoras de jovens designers como Olavo Machado Neto, Bruno Faucz e Guilherme Wentz, além de consagrados designers como Renata Rubim, Fabio Galeazzo. "Estamos trazendo em primeiro lugar, em um local de grande circulação, exposições que apresentam uma grande quantidade e qualidade de produtos inovadores que ainda vão chegar ao mercado consumidor. Uma oportunidade única e sem custo para quem quiser visitar", comenta Joppert da Objeto Brasil.

Circuito Gastronômico Gabriel Food Trucks - Outra ação inédita será o circuito gastronômico hype da Alameda Gabriel. Profissionais e consumidores que visitarem a região durante o DW! poderão experimentar delícias das cozinhas italiana e japonesa, lanches gourmet, sorvetes e cafés especiais. Os pratos serão preparados e comercializados nos charmosos food trucks, instalados entre os números 663 e 2136 da alameda. "Queremos que os visitantes tenham tranquilidade para realizar sua agenda de maneira completa, combinando visitas às ações de design nas lojas, com caminhadas e experiências gastronômicas exclusivas", afirma Marcel Rivkind, presidente da associação da região, que apoia a ação.

Feiras e grandes eventos: Craft Design, Abup Show, Paralela Gift, MADE e BoomSP Design - Dentro da programação oficial também ocorrem as três maiores feiras de design, arquitetura e construção de São Paulo: a Craft Design, Abup Show e Paralela Gift. Há quase 15 anos, elas reúnem expositores, lojistas, fabricantes e profissionais da área que fazem desses eventos verdadeiros polos de tendências quando o assunto é casa, presentes e, claro, design. No DW, os eventos acontecem em três regiões distintas: Moema, Centro e Casa Verde.

Além disso, o Design Weekend recebe o BoomSP Design, plataforma de negócios que aproxima líderes criativos e conectados com as mudanças de perfil de consumo no cenário mundial. Idealizado por Beto Cocenza, neste ano o evento acontece somente dia 14 de agosto, no D&D Shopping. Zanini de Zanine é o Designer do Ano e apresenta a exposição "Criatividade Brasileira", uma retrospectiva do universo criativo do jovem designer.

Haverá também uma miniedição da MADE (Mercado - Arte - Design), que acontece no Shopping Cidade Jardim. A MADE POP-UP traz uma sequência de atrações que inclui intervenções de arte e design, núcleo de palestras com designers internacionais, feira/galeria de arte e loja. As intervenções estão concentradas nas ações desenvolvidas pelo designer Marko Brajovic - que lançará uma coleção de móveis -, o grupo polonês Espírito da Polônia, e o coletivo de designers Invasão, com foco em mobiliário, joias e objetos.

Ponto de Encontro - O QG do DW! será instalado no novo Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, que acaba de ser inaugurado e prima pela arte e design contemporâneos em suas instalações, além de apresentar um novo restaurante, o HUB Art Food Lounge, totalmente repaginado com bar, cevicheria e outras novidades.

Todos os dias, a partir das 19h, o festival contará com um Happy Hour, que irá incluir um drink exclusivo criado para a ocasião. Outro encontro que vai ocorrer nas dependências da unidade hoteleira, no próximo dia 14, será uma mesa-redonda com convidados internacionais. O Pullman SP Vila Olimpia também fará parte do circuito do DW! com uma exposição de arte contemporânea em parceria com a Urban Arts.

Sobre a SUMMIT PROMO - É uma empresa de promoção de eventos reconhecida no mercado por sua capacidade de inovação, planejamento e execução de projetos especiais. Seu principal executivo, Lauro Andrade Filho, é o diretor geral da FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, composta pela EXPO REVESTIR e FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, eventos que reuniram, em 12 edições, mais de 450 mil visitantes de 65 países.

Possui ampla experiência internacional promovendo, organizando e participando, na ultima década, de mais de 50 eventos, de diversos formatos, focados nos segmentos de Design, Arquitetura, Varejo e Construção. Dentre os diversos países com ações realizadas, destacam-se, além do Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, África do Sul e Emirados Árabes Unidos (Dubai).

Serviço: 

DW! DESIGN WEEKEND SP

De 14 a 17 de agosto - das 10h00 às 20h00

Programa oficial a partir de Agosto de 2014 no sitewww.designweekend.com.br


Fonte: Assessoria