Casa Cor Minas Gerais - Mostra escolhe Macacos para sediar sua 20ª edição

A mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, a Casa Cor Minas, completa 20 anos trazendo o que há de melhor em 46 ambientes, assinados por mais de 60 profissionais, que apresentam as tendências do morar e do receber bem. Para comemorar, a 20ª edição acontece em local surpreendente, à 12km de Belo Horizonte, em São Sebastião das Águas Claras, mais conhecida como Macacos, distrito de Nova Lima.

A mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, a Casa Cor Minas, completa 20 anos trazendo o que há de melhor em 46 ambientes, assinados por mais de 60 profissionais, que apresentam as tendências do morar e do receber bem. Para comemorar, a 20ª edição acontece em local surpreendente, à 12km de Belo Horizonte, em São Sebastião das Águas Claras, mais conhecida como Macacos, distrito de Nova Lima. “É a quarta vez que a cidade recebe um evento da Casa Cor”, comenta João Grillo, responsável pela organização. O evento acontece de 13 de novembro à 16 de dezembro, em uma área preservada de mais de 70 mil m², no Vila Gaya, um local cercado de belezas naturais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para a organização da Casa Cor Minas, Macacos têm muito a ver com a qualidade de vida, o charme e as novas maneiras de morar que o evento pretende apresentar, comenta João Grillo. A expectativa é receber 60 mil visitantes durante todo o período.

Reconhecida internacionalmente como o maior evento de arquitetura e decoração das Américas (e o segundo maior do mundo), a Casa Cor renova sua vocação para lançar tendências a cada edição. Em 2014 a Casa Cor Minas inspira os profissionais a exercerem sua criatividade em apartamentos de 1 e 2 quartos, “e o fato de todos os apartamentos serem praticamente iguais produzirá um efeito ainda mais interessante nos visitantes, pois eles vão conhecer diferentes arquiteturas de interior à partir de uma mesma planta. Um olhar, muda tudo”, comenta João Grillo. Além disso, diferentemente de tudo que já foi realizado até hoje, a Casa Cor 2014 vai além dos espaços internos e externos do empreendimento, trazendo o retrato da rua e das infinitas possibilidades de convivência nesses espaços comuns.

O desenho dos espaços devem ser influenciados pelos conceitos de qualidade de vida e sustentabilidade, que é uma marca do empreendimento e uma das bandeiras levantadas em todas as edições de Casa Cor. “O empreendimento possui fornecimento de energia elétrica autossustentável, com sistema de energia fotovolática”, explica Ernesto Lolato, também responsável pela organização do evento.

Além do tema sustentabilidade, a mostra vai abordar conforto, bem-estar e tecnologia, sem deixar de apresentar projetos inusitados e inovadores. “O público vai conhecer e se inspirar no que há de mais moderno para o lar. Além disso, terá a oportunidade de perceber que a tecnologia pode fazer parte da rotina dos lares brasileiros, garantindo comodidade, economia de recursos e preservação do meio ambiente”, destaca.

Os visitantes poderão conferir propostas para livings, lounges, home theaters, lofts, cozinha gourmet, deck, sala de banho, suítes, sala de TV, Sala de música, Studios, jardins, além de quartos temáticos, voltados para públicos específicos – filho, filha, casal, bebê etc. “As necessidades dos moradores são traduzidas em projetos sofisticados, dotados de funcionalidade e irreverência”, afirma Ernesto Lolato.

Para garantir que os visitantes desfrutem ao máximo do passeio à Casa Cor, e à vila de Macacos, um restaurante foi construído dentro da mostra que será comandado pelo renomado chef Felipe Rameh, do Trindade e Alma Chef. “Fico muito feliz não só pelo convite em um momento comemorativo para a Casa Cor, mas também pela proposta do evento este ano que valoriza o conceito de cozinha brasileira e isso é tudo que a gente mais acredita” comenta. A equipe que acompanha Rameh no Gaya Restaurante é composta em parte por profissionais do Trindade e do Alma Chef. Além disso, Felipe contratou algumas pessoas de Macacos para integrar a equipe. “É uma forma de ajudar a fomentar a região”, explica. No menu, os já famosos Dadinhos de Tapioca, Tulipinhas de frango orgânico, Creme de baroa com cogumelos e brotos, Arroz de pato meloso entre outras delícias.

Além do restaurante, a visita à Macacos é uma atração à parte no evento. ”A cidade conta com inúmeras opções de lazer, como, pousadas e passeios ecológicos, voltados para todo tipo de público”, reforça Ernesto, que finaliza: “A Casa Cor já faz parte do calendário do mineiro, por isso, queremos que ele se sinta em casa e se identifique com o que encontrar por lá”.

Os dois últimos dias do evento, 15 e 16 de dezembro, serão dedicados ao Special Sale, período em que o público poderá adquirir objetos, produtos e móveis expostos com descontos de até 70%.

20 anos de sucesso

A Casa Cor Minas Gerais contribui com referências importantes na biografia da capital mineira. O evento, além de lançar novidades, estilos e tendências, alcança grande repercussão junto ao público por já ter sido realizado diversas vezes em endereços que eram ou que se transformaram em locais simbólicos para a cidade.

A edição de estreia, em 1995, foi na primeira construção feita para receber a comissão construtora da nova capital. Após a realização do evento, o casarão da Avenida João Pinheiro se transformou no Arquivo Público Mineiro. Outras oito mostras foram apresentadas em imóveis tombados pelo patrimônio histórico. Entre elas, a memorável edição de 2000, na Casa do Conde de Santa Marinha, que teve visitação recorde no evento. As três edições na Pampulha, 1999, 2002 e 2013 também fizeram história com charme especial e grande público interessado nas novidades. A ultima edição, em 2013, aconteceu em uma casa projetada por Oscar Niemeyer para uma família, os Dalva Simão. Uma das poucas construções unifamiliares do arquiteto.

A Casa Cor Minas Gerais já passou pelos bairros Centro (1995), Floresta (1996 e 2000), Santo Agostinho (1997), Funcionários (1998, 2001 e 2010), Pampulha (1999, 2002 e 2013), Lourdes (2003), Carmo Sion (2004), Savassi (2006), Cidade Jardim (2007) e São Luís (2009), além do Condomínio Alphaville (2005) e Lagoa dos Ingleses (2008), em Nova Lima (MG).

Parcerias

A Casa Cor conta com o patrocínio máster da Deca; patrocínio Nacional da Todeschini. Patrocínios locais da Arcelor Mital, Luxaflex, FIEMG, Tv Globo Minas e do jornal Estado de Minas. Entre os apoiadores locais estão Bticino, Lider Interiores, LIVE Automação, Detronic e NET. A mostra conta ainda com participação especial da Prima Linea e do SEBRAE. Marcenaria Leopoldina e Divinal são dos fornecedores oficiais. JCHEBLY é o Mídia Partner da Casa Cor Minas Gerais. A Mafre é a seguradora oficial e a Belvitur a operadora oficial.

CASA COR MINAS GERAIS

Período: 13 de novembro à 16 de dezembro

Special Sale: 15 e 16 de dezembro

Local: Estrada para São Sebastião das Águas Claras, 1.289 – Nova Lima

Horário: De quarta a sexta: 16h às 22h

Sábado: 13h às 22h / Domingo e feriado: 13h às 19h

Ingresso: R$ 50

Transporte: Agendamento prévio pelo telefone (31) 3057-1119. R$30 por pessoa (ida e volta).

Fonte: Assessoria