Dia 13 de maio acontecerá a terceira edição do evento 13 na Treze

Um grito de alerta do Bixiga! Evento tem apresentação da Vai-Vai às 20hs e show do Madeira de Lei, no Café Piu-piu. Toda programação é gratuita. Principal artéria do bairro da Bela Vista, a Rua 13 de Maio ganha uma grande comemoração na data que celebra o nome da famosa rua com a terceira edição do evento 13 na Treze.

O evento é idealizado pela Associação Novolhar e organizado em parceria com moradores, comerciantes, organizações e agentes culturais do Bixiga. 13 na Treze é um grito de alerta que busca chamar a atenção das autoridades e da população em geral para a importância da rua 13 de maio na vida do bairro e da cidade de São Paulo a fim de evitar que a rua continue na situação de abandono.

Os diferentes grupos visam à recuperação dos cortiços por meio de orientação e fiscalização dos órgãos da prefeitura de São Paulo; a preservação dos imóveis tombados da região, a qualificação profissional e assistência aos moradores de baixa renda; a educação ambiental, principalmente na questão do lixo; a requalificação das calçadas; a pintura das fachadas; a promoção da cultura e da gastronomia. A participação de todos esses agentes da região reforça o projeto de transformar o bairro em um Corredor Gastronômico, Cultural e de Lazer.

Paulo Santiago, da Associação Novolhar e idealizador do evento lembra que “durante os últimos trinta anos, o Bixiga se tornou um território de ninguém. O abandono do poder público na região fez com que os movimentos organizados pela comunidade tivessem vida efêmera. Isso, aliado ao surgimento de um grande número de cortiços com péssima qualidade de vida, e ao aumento da violência, provocado pelo tráfico e consumo de drogas, afugentou a maioria dos frequentadores, deixando vários bares e cantinas em situação precária, obrigando alguns a fecharem as portas ou migrarem para outros bairros”.

Programação - Diversas atividades vão acontecer neste dia: começará com uma limpeza da rua, pintura de guias, recolhimento do lixo e limpeza das bocas de lobo pela equipe da subprefeitura da Sé e terminará à noite com um desfile da Escola de Samba Vai-vai e um show do grupo Madeira de Lei no Café Piu-piu.

Confira a programação completa:

07h – Sensibilização da população para a limpeza da Rua 13 de Maio

09h - Revitalização dos canteiros do quarteirão entre a Rua Manoel Dutra e a Rua São Vicente

09h - Pintura e Graffitagem do muro da E.E. Maria José

09h às 16h – Bagunçando o Coreto – Atividade artísticas e rodas de capoeira na Praça Dom Orione

10h – Abertura das Exposições - Projetos urbanísticos:

Décio Tozzi – Vila Itororó

Associação Novolhar e Opinare Pesquisa - Corredor Gastronômico, Cultural e Lazer

Praça Teatro Oficina

Mariana Mariano

Cláudia Muniz

Anne-Michèlle e Hui Shi – Universidade de Leuven

10h – Abolição ao sedentarismo

12h às 14h – Palestra sobre os imóveis tombados no Bixiga

14h às 20h – Plantão Jurídico no espaço Novolhar

14h – Apresentação das senhoras da Dom Orione

15h às 17h – Debate com Secretário Simão Pedro da Secretaria Municipal de Serviço: Tema – Lixo Zero no Bixiga

17h – Desfile do bloco das crianças da Associação Novolhar

17 às 19h – Aula aberta de Dj

19h – Ilu Obá de Mim

20h – Escola de Samba Vai-Vai

21h – Mundo Pensante

21h30 – Show do Madeira de Lei no Café Piu-Piu

Serviço

13 na Treze

Dia: 13 de maio

Horário: 7h às 21h30

Endereço: Rua. Treze de Maio, Bela Vista - São Paulo

Toda a programação é gratuita.

Associação Novolhar - A Associação Novolhar atua no bairro da Bela Vista, também conhecido como Bixiga, com a finalidade de contribuir para a inclusão social de crianças, jovens, e famílias em situações de vulnerabilidade social. Atualmente a Novolhar desenvolve as seguintes ações: Um Novolhar no Bixiga; SASF Bela Vista; Novolhar na TV (Programa Novolhar) e Produtora Social Novolhar Comunica. Atende mais de 1000 crianças e adolescentes.


Fonte: Assessoria