“Embarque no Parque” incentiva o turismo pedagógico e ambiental nas escolas de Santa Catarina

Representantes da rede escolar estadual estiveram presentes no Parque Colina para conhecer melhor o projeto que já atendeu aproximadamente mil estudantes da rede pública e privada.

Cerca de 60 profissionais de educação estiveram presentes no último mês de março no Parque Colina, em Nova Trento (SC), para conhecer de perto o projeto “Embarque no Parque”. Com uma proposta diferenciada de ensino ao unir o turismo pedagógico e ambiental aos conteúdos estudados em sala de aula, diretores e assistentes técnico-pedagógicos das escolas estaduais da 16ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina, já estudam a possibilidade de incluir o programa na grade curricular.

Sair da sala de aula para aprender mais sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica, interagir com a natureza e aprender sobre a importância de preservá-la são os principais objetivos do projeto. Criado em 2012 pela diretoria do Bondinhos Aéreos Parque Colina já atendeu cerca de mil estudantes das redes públicas e privadas de Nova Trento e região.

De acordo com os guias do projeto, a bióloga Fernanda Piazza e o turismólogo Rodrigo Bonecher, o principal objetivo do programa é proporcionar lazer e aprendizado aos participantes. “Apesar de ser considerado um passeio, tratamos a visita dos estudantes como uma aula ao ar livre onde eles podem interagir e conhecer melhor a natureza da região. É o momento em que muitos deles passam a valorizar o meio ambiente e se conscientizar de sua importância”.

Passeio guiado do “Embarque no Parque”

Faz parte da programação caminhada pela trilha ecológica Nossa Senhora Aparecida, visita ao Mirante do Lago e Recinto de Pavões além das Praças da Canonização e Santa Paulina. Para chegar até a Estação do Embarque – ponto de saída dos bondinhos aéreos – os visitantes são transportados pelo “Bonde da Alegria”. Em um passeio de 440 metros a bordo dos modernos bondinhos é possível avistar toda a natureza que fica entorno do complexo turístico. Ao desembarcar na Estação Colina os grupos além de apreciarem a vista do Mirante realizam a Trilha da Colina. Antes de finalizar a visitação há sessão de cinema 3D, lanche e a entrega da Cartilha Ambiental.

Se houver tempo livre é possível ainda conhecer as outras atrações do Parque Colina como o 1º Museu de Cera Sacro do País, a Capela Nossa Senhora Rainha da Paz, Velário e a Estátua de Bronze de Santa Paulina.

Agendamento

Escolas de todo o estado podem participar do projeto com alunos do ensino infantil, fundamental e médio. O agendamento pode ser realizado através do e-mail embarquenoparque@parquecolina.com.br ou pelo telefone 48-3268-4047. As visitas são pré-agendadas e são aceitos no máximo 30 alunos por grupo. Pessoas com necessidades especiais também podem participar. Toda a equipe de atendimento do complexo, incluindo os monitores do projeto, estão aptos para atender as mais diversas demandas de visitantes.

Mais informações: www.parquecolina.com.br

Fonte: Assessoria