Evento na Casa Mário de Andrade discute a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo

Com arquitetos, fotógrafos e coletivos, Hey Sampa realiza segunda edição do debate “Paixão por São Paulo” que irá discutir a valorização e o uso dos patrimônios material e imaterial paulistano

Criar uma trajetória de educação voltada ao patrimônio material e imaterial dos bairros da cidade de São Paulo. Esse é o objetivo do 2º Debate Hey Sampa “Paixão por São Paulo, a cidade que conduz”, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, a partir das 18h30, na Casa Mário de Andrade.

Após o primeiro ciclo de debates, realizado em março passado, que enfocou o centro da cidade e o Bixiga, esta segunda edição abordará os bairros da Barra Funda e da Pompeia. O objetivo é debater a relação entre memória e história no processo de preservação e conservação do patrimônio material e imaterial paulistano em busca do desenvolvimento do amor pela cidade.

Serão seis convidados que destacarão os pontos de ligação entre a cultura e a harmonização do bairro com a cidade (simbologia e significados), suas histórias e cenários atuais. Entre eles estão o fotógrafo Cristiano Mascaro, e a diretora geral do Departamento do Patrimônio Histórico da prefeitura de São Paulo (DPH) e presidente do Conpresp,Nádia Somekh.

O evento é organizado pelo Hey Sampa (www.facebook.com.br/heysampa) em parceria com a Casa Mário de Andrade. A participação é gratuita. Inscrições pelo site: http://goo.gl/H7RDCM.

Agenda

Dia 2 de setembro, às 18h30 – “Bairro da Barra Funda”

- Cristiano Mascaro, um dos mais conhecidos e reputados fotógrafos brasileiros.

- Nádia Somekh, diretora geral do Departamento do Patrimônio Histórico da prefeitura de São Paulo (DPH) e presidente do Conpresp.

- Cauê Ueda, do Movimento BaixoCentro.

Dia 3 de setembro, às 18h30 – “Bairro da Pompeia”

- Flávia Lemos, correalizadora do Coletivo Ocupe & Abrace, que organiza o Festival Praça da Nascente.

- Karina Saccomano Ferreira, presidente da Associação Cultural Casa das Caldeiras.

- Fernanda De Divitiis, coordenadora do Amplifica Pompeia, desdobramento do Amplify New York.

Serviço

Inscrições: http://goo.gl/H7RDCM

Os debates começam às 18h30. Entrada franca.

Local: Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda

Casa Mário de Andrade

A Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade. Esta é uma Oficina temática, pois sua programação é voltada para áreas específicas do texto e da literatura. Seus projetos incluem o estudo e a criação de diversos gêneros literários, jornalismo, crítica, interpretação de textos e redação, somados a palestras, ciclos de depoimentos de escritores, leituras dramáticas, recitais, mostras de filmes, lançamentos de livros e saraus.

Hey Sampa

Criada em janeiro de 2014, o Hey Sampa (www.facebook.com/heysampa) é uma comunidade de planejamento estratégico em forma de colab que utiliza ferramentas da economia criativa para discutir, engajar e aproximar os cidadãos paulistanos a sua cultura patrimonial. O Hey Sampa busca criar uma trajetória de educação voltada ao patrimônio material e imaterial dos bairros com a divulgação de ações e integração da comunidade em espaços públicos por meio de atividades culturais, palestras, cursos e atividades que desenvolvam a conscientização de cada cidadão.

Fonte: Assessoria