ExpoCavalos reúne mais de 30 mil visitantes em São Paulo

Um dos principais encontros equestres do país teve entrada franca e contou com exposição de várias raças, apresentações de diversas modalidades, palestras e feira com produtos e serviços

A capital paulista recebeu, entre os dias 11 e 14 de setembro, a terceira edição da ExpoCavalos. Já considerado um dos principais encontros equestres do país por sua diversidade e pioneirismo na capital paulista, o evento recebeu mais de 30 mil visitantes no Parque da Água Branca e contou com apresentações livres de diversas modalidades de esportes equestres, como equitação de trabalho, volteio e adestramento, além de apresentações de atrelagem e demonstrações do Horseball, o futebol sobre cavalos. “Não havia, em São Paulo ou mesmo no Brasil, um evento com uma diversidade tão completa do segmento como a ExpoCavalos. Os eventos mais comuns no país são os relacionados a apenas uma raça ou uma modalidade esportiva , mas nenhum reúne essa variedade de apresentações, seja para os amantes de cavalo ou para o público leigo”, afirma Paulo Junqueira Arantes, idealizador e um dos organizadores do encontro.

Uma das maiores atrações do evento, que contou com exposição de mais de 100 animais de diversas raças, como Friesen, Halfinger, Lusitano, Mangalarga Marchador, Mini Horse, Pampa , Paint Horse, Pega, foi a apresentação da Gypsy Horse, uma raça exótica criada por ciganos da Inglaterra, ainda pouco conhecida no país, mas que é sucesso na Europa. A amazona de adestramento Luiza Magalhães, vencedora de importantes campeonatos estaduais e nacionais de adestramento, montou, nos quatro dias do evento, o garanhão Cream, sob a coordenação do haras Royal Gypsy Horse, de Porto Feliz (SP), detentor de um criatório formado por 20 dos 37 exemplares da raça no país. “O Gypsy tem beleza e resistência únicas que são um dos maiores diferenciais da raça, além da docilidade. Foi, certamente, uma das estrelas da ExpoCavalos”, comenta o diretor da Hípica Manége Alphaville e coorganizador do encontro, José Batista Filho.

Outra novidade foi o Espaço Eqqus, organizado pela Global Eqqus, com workshops gratuitos sobre relacionamento homem-cavalo e equitação apresentados pelo veterinário e fundador da Global Eqqus, Fernando Rolim, e pelo Equitador Acadêmico da Coudelaria Função, Ndzinji Pontes.

Além das apresentações, o público participante teve oportunidade de interagir de perto com alguns animais, durante o trajeto para a Arena ou no espaço das baias, que também ficou aberto para visitação. Para as crianças, o Espaço Kids, patrocinado neste ano pela Nestlé, ofereceu passeios de pônei guiados por condutores experientes, que atenderam cerca de 1.200 crianças. Já os adultos tiveram a chance de acompanhar e participar da prova de Equitação de Trabalho com os cavalos da Cia de Equitação de Trabalho e o Horseball, em horários específicos no final de semana.

Entre as participações ilustres do evento, que contou com a presença de nomes importantes do setor e visitantes de outros países, a apresentadora Ana Hickmann esteve com o filho e o marido no último sábado, dia 13, para conhecer a exposição e a feira.

Negócios e educação

A ExpoCavalos 2014 ofereceu ainda diversas oportunidades de negócios para empresários e amantes de cavalos. No espaço da feira, que ocupou dois pavilhões do Parque, lançamentos como a Linda Ferradura – “ferraduras da sorte” já usadas por cavalos, decoradas artesanalmente – e as soluções em cercas plásticas da Plástico Soluções foram alguns dos destaques. Os visitantes também encontraram produtos variados relacionados ao mundo equestre, como artesanato, arte equestre, equipamentos, utensílios para decoração, produtos alimentícios e vestuário. Os interessados em turismo rural puderam conhecer alguns destinos e empreendimentos que estavam expondo no evento, alem de viagens a cavalo (cavalgadas) pelo mundo, em locais como Machu Pichu e Mongólia, promovidas pela agência especializada Cavalgadas Brasil.

A feira contou também com a participação de entidades ligadas ao mundo equestre, como a Associação Brasileira Puro Sangue Lusitano (ABPSL), a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCC), Associação Brasileira dos Cavalos Pampa (ABC Pampa), e abriu espaço para a filantropia, com a apresentação, pelo terceiro ano consecutivo, do trabalho da Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch, de Itapecerica da Serra (SP).

Durante os quatro dias do evento, a Universidade do Cavalo promoveu ainda uma série de palestras gratuitas com a participação de amazonas, especialistas veterinários, em nutrição, ferrageamento e treinadores, que reuniram cerca de 400 participantes por dia no auditório do Parque.

Participaram igualmente como expositores a Agro Maripá, um dos principais criatórios da raça Mangalarga Marchador, que mostrou seu trabalho de promoção da raça na Europa; Videopar/Pasfil; Rancho Conquista; Rancho Bonanza; Yes Viagens e o setor de Arte Equestre, que teve a participação dos artistas Bosco Acetti, Gabriela Lutz e Francisco Perez. Um pavilhão específico para alimentação também ficou à disposição do público, com opções de gastronomia regional, degustação de queijos, vinhos e doces.

A terceira edição da ExpoCavalos foi uma realização do Instituto Equus Brasil e teve organização de Paulo Junqueira Arantes, cavaleiro profissional e sócio-diretor da Cavalgadas Brasil, e de José Batista Filho, diretor da Hípica Manége Alphaville, com apoio das associações das raças Crioulo, Lusitano, Pampa, da Universidade do Cavalo, da Global Equus e da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

Mercado

O Brasil é o terceiro país no ranking mundial de cavalos, com mais de 5 milhões de animais. Deste montante, 20% são dedicados a esporte e lazer e são os que impulsionam o mercado no país.

O mercado de cavalos já movimenta mais de R$ 12 bilhões anuais no Brasil, com expectativa de expansão que ultrapassa os dois dígitos por ano. O estado de São Paulo, detém a maior concentração de criadores de diferentes raças, cerca de 35% do total, chegando a 90% em algumas raças importantes como, mangalarga, árabe, lusitano e BH.



Fonte: Assessoria