Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes e Festival Fartura Belo Horizonte já têm data marcada

Festivais fazem parte do Projeto Fartura Gastronomia, que promove a cadeia produtiva gastronômica brasileira

De 21 a 30 de agosto acontecerá a 18º edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, evento que já é um marco para a cidade e referência entre os principais festivais gastronômicos do País. Em 2014 contou com a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva da gastronomia que juntos foram responsáveis pela realização de mais de 170 atividades gastronômicas, entre aulas, jantares e restaurantes na praça, espaços de exposição e comercialização de produtos. Ainda estiveram presentes 94 atrações artísticas, contabilizando mais de 40 mil visitantes na cidade.

Já o Festival Fartura Belo Horizonte ocorrerá nos dias 02, 03 e 04 de outubro. A primeira edição aconteceu no ano passado, reunindo mais de 11 mil visitantes, em dois dias de festival, além de 75 chefs e produtores de 14 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Foram 90 atividades econômicas em torno da gastronomia como espaços dedicados à venda de comida e bebida, cursos e degustações, cozinha ao vivo e atrações musicais. Foram servidos mais de 25 mil pratos.

Sobre o Fartura Gastronomia

O Projeto FARTURA Gastronomia, realizado pela mesma equipe do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que em 2015 terá sua 18º edição, tem como objetivo promover o desenvolvimento da gastronomia nacional por meio de eventos, expedições, filmes, documentários, web séries, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais. Assim, explora o segmento em todos os seus aspectos: produtores e produtos de uma determinada região, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.

O projeto promove a Expedição Fartura Gastronomia, que terá percorrido, até o final de 2015, mais de 20 estados brasileiros e quase 56 mil km: o objetivo é explorar todo o Brasil. Assim como nos outros anos, a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local.

O projeto também promove o Festival Fartura, para apresentar os resultados das pesquisas realizadas durante as viagens da Expedição. Os Festivais são a grande vitrine de todo o projeto e possibilitam a interação de produtores, chefs e empreendedores, clientes e visitantes que, além de experimentar, passam a conhecer a relevância cultural e econômica da gastronomia brasileira.

Em 2015, serão 3 edições do festival: FESTIVAL FARTURA FORTALEZA de 19, 20 e 21 de junho, FESTIVAL FARTURA BELO HORIZONTE, de 02, 03 e 04 de outubro e FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA TIRADENTES, de 21 a 30 de agosto.

Mais informações:

http://www.farturagastronomia.com.br/



Fonte: Assessoria