Organização anuncia programação do 5o Festival Internacional de Cinema de Paraty

Evento será realizado entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, exibe o longa metragem “Tim Maia”, de Mauro Lima na noite de abertura.

A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty será realizada entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, no Centro Histórico de Paraty, cidade do litoral Sul fluminense. Serão cerca de 12 sessões de cinema por dia, todas gratuitas, distribuídas em três locais de exibição: Tenda, Casa de Cultura e Tela Itinerante.

www.festivaldecinemadeparaty.com.br

Sob o comando SACIP – Sociedade dos Amigos do Cinema de Paraty, produzido pela Villas Boas Entretenimento e pela TC Filmes, esta edição do festival exibirá, em sua abertura, o aguardado longa-metragem “Tim Maia”, de Mauro Lima, produzido pela RT Features, de Rodrigo Teixeira, em parceria com a Globo Filmes. Para a abertura, a projeção será realizada em um evento especial ao ar livre no dia 31/10 às 20h, com a presença do diretor e elenco.

A programação para este ano é abrangente, oferecendo ao público grandes filmes nacionais e internacionais que ainda não foram lançados em circuito comercial, ou mesmo oportunidades de conhecer diferentes tendências artísticas do cinema contemporâneo em meio ao charme da cidade de Paraty. “Paraty tem tudo a ver com o clima gostoso dos festivais internacionais mais charmosos, onde as pessoas se encontram nas ruas e podem conviver, trocar ideias, experiências e ver bons filmes”, conta Suzana Villas Boas, diretora do Festival. "Muitos projetos são gerados nesses encontros entre realizadores e o público pode ter contato com seu diretor ou ator preferidos que estarão andando a pé pelas ruas. Paraty para isso é o lugar prefeito", explica.

Além da estrutura original, com dois espaços de projeção localizados no Centro Histórico da cidade, o Festival desta vez vai promover a Tela Itinerante, uma estrutura móvel que será montada nas comunidades de Ilha das Cobras e Pantanal, para sessões especiais e também gratuitas, nos dias 1 e 2 de novembro. A cada dia, dois filmes serão exibidos, em sessões às 19h e às 21h.

O Festival Internacional de Cinema de Paraty nasceu há 7 anos com a proposta de reunir profissionais e amantes do cinema no centro histórico da charmosa cidade do litoral fluminense, e se tornar um importante estímulo à produção e divulgação do cinema no Brasil, trabalhando a concepção de novas ideias e formatos, inclusão social, apoio à educação e a valorização de Paraty como centro cultural e turístico.

“A ideia do festival é rever sua relação com a cidade, estabelecendo um forte diálogo com sua Cultura, Turismo e Educação”, explica Suzana.

Parceria com Secretaria de Educação

Para esta edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty, foi criado o Projeto Escola, uma parceria inédita com a Secretaria de Educação do Município que vai sessões especiais para os alunos da rede de escolas públicas da cidade, entre os dias 30 e 31 de novembro, na Tenda do Festival e na Casa de Cultura.

Entre os filmes que serão exibidos, está o infantil “Amazônia”, de Thierry Ragobert, em versão 3D. “Esta vai ser a primeira vez que a imensa maioria dessas crianças terá acesso a um filme em 3D. Vai ser um espetáculo à parte”, comemora Suzana.

Debate Flutuante

Esta edição reserva ainda uma nova realização do Debate Flutuante, uma sessão de bate papo em um barco, que será realizada na tarde do dia 1º de outubro. Entre outros assuntos a serem discutidos a função dos festivais de Cinema no Brasil. “O papel dos eventos cinematográficos está sendo questionado em um momento-chave do setor audiovisual, e hoje vivem situação de necessidade de reformulação” aponta Suzana Villas Boas. “Um festival pode ser mais do que uma mostra, ou um evento voltado para o mercado. Acreditamos que uma das possibilidades seja formar plateia, promover encontros e alimentar a cultura cinematográfica”, ressalta a diretora.

A programação completa com horários e locais de projeção poderá ser vista no site: www.festivaldecinemadeparaty.com.br

Lá também sinopses, fichas técnicas e demais informações sobre os filmes e eventos paralelos.

5º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY

Local: Paraty – RJ

Data: 31 de outubro a 02 de novembro

Locais de exibição: Tenda, Casa de Cultura e Cine Tela

Sessões gratuitas, com senhas a serem retiradas uma hora antes de cada sessão. Para ter acesso às senhas, será sugerida compra de um bottom do Cine Paraty por R$ 3,00, criado especialmente para ocasião. Uma vez comprado o bottom, o espectador poderá retirar senhas para todas as seções

Villas Boas Entretenimento

Fundada em 1991 a VILLAS BOAS é uma produtora independente que realiza produções de conteúdo audiovisual e projetos culturais. Responsável pela programação, relacionamento com cineastas, produtores, instituições culturais e público no Festival de Paraty, tem entre suas principais produções filmes como “Marvada Carne”, de André Klotzel, “Feliz Ano Velho”, de Roberto Gervitz, “O Judeu”, de Tom Job Azulay, “Encontro Marcado”, de Bruno Barreto, “Nome Próprio”, de Murilo Salles, “Família Vende Tudo”, de Alain Fresnot, “Boca do Lixo”, de Flavio Frederico, “Bruna Surfistinha”, de Marcus Baldini e “Amazônia”, de Tierry Rabobert, e da peça “Eu sei que vou te amar”, de Arnaldo Jabor, além da criação e produção do Programa “Saia Justa” (GNT).

TC Filmes

Fundada em 2001, a TC FILMES é uma produtora brasileira dedicada à produção de cinema e televisão com enfoque na realização de co-produções nacionais e internacionais. Responsável pela coordenação da produção do Festival Internacional de Cinema de Paraty, a produtora é responsável por filmes nacionais como “Boca”, de Flávio Frederico, “Meu país”, de André Ristum, “Raul, o início, o fim e o meio”, de Walter Carvaho, “Marighella”, de Isa Grinspun Ferraz, “O lobo atrás da porta”, de Fernando Coimbra (melhor filme Festival do Rio 2013; melhor filme Horizontes Latinos San Sebastian Film Festival 2013) e “Riocorrente”, de Paulo Sacramento (melhor fotografia e montagem Festival de Brasília 2013, Tiger Competition Rotterdam Film Festival 2013)

Fonte: Assessoria