P&G Cenografia é responsável pela cenografia da 19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros

19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros - Um Natal de Luz Cenografia inédita apresenta o elemento luz e sua importância para nossas vidas. Espetáculo de inauguração será em 29 de novembro (sábado), a partir das 20h, no Parque do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros – a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records – chega à 19ª edição consecutiva e convida para um surpreendente espetáculo de luz, cores e sons. Com o objetivo de celebrar a magia e o romantismo típicos dos festejos natalinos, apresenta o tema “Um Natal de Luz”. O tradicional espetáculo de inauguração será realizado em 29 de novembro (sábado), a partir das 20h, no Parque do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com entrada franca e transmissão em tempo real pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br.

O espetáculo de inauguração da Árvore de Natal da Bradesco Seguros já se tornou um dos marcos do início das comemorações de fim de ano. O evento será ainda mais emocionante com a participação do Coral da Fundação Bradesco, dos atores Laila Garin e Claudio Lins; da cantora Simone e da Família Lima, além da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros – um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon – já se tornou referência internacional de Natal. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio exclusivo da Bradesco Seguros – seguradora oficial dos Jogos Rio 2016 – e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

– Chegar à 19ª edição consecutiva da Árvore de Natal da Bradesco Seguros é motivo de orgulho para todos nós. A Árvore é um símbolo incorporado ao Natal dos brasileiros que encanta o mundo todo e que já faz parte da nossa história, transmitindo uma mensagem de paz e fraternidade. Além disso, a Árvore sempre motiva a reflexão das pessoas sobre os momentos vividos no ano que está terminando e também quanto às expectativas para o ano que se aproxima – afirma Alexandre Nogueira, Diretor da Bradesco Seguros. 


A Cenografia

A harmonia e o encanto do Natal estarão presentes, em cenografia inédita, na 19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros, que levará seus espectadores a uma reflexão poética sobre a importância do elemento LUZ em nossas vidas.

Os jogos de luz começam com as ESTRELAS. Uma base azul destaca as cadentes e diversas outras, de diferentes tamanhos, formas e intensidades, que brilham na noite até que a cenografia culmine no crepúsculo para um novo dia. Imponente, o SOL, a estrela dos dias, surge com seus raios que iluminam a Árvore em tons alaranjados que variam em um lindo dégradé no decorrer do dia, até que se põe no horizonte formado na base da Árvore, num grandioso entardecer multicolorido.

Nuvens anunciam a chegada da escuridão da noite, logo abrilhantada pela LUA e suas fases – nova, crescente, cheia e minguante – numa explosão de azuis e roxos, de intenso brilho. Em seguida, a luz natural dá lugar à artificial, criada pelo homem, com a representação de janelas. De formatos e tamanhos diversos, elas iluminam os lares das famílias, enfeitados por VELAS, pisca-piscas e adornos verdes e dourados para celebrar a chegada de “Um Natal de Luz”.

Assinada por Abel Gomes, a cenografia da edição 2014 da Árvore de Natal da Bradesco Seguros será composta por 3,1 milhões de microlâmpadas; 24 quilômetros de estrutura tubular; 2.150 estrobos, responsáveis pelo efeito de estrelas brilhando; e 120 quilômetros de mangueiras luminosas.

– Natal é tempo de luz, de iluminar os olhos com novas esperanças, de reacender em nossos corações os valores mais essenciais. Queremos que cada espectador da Árvore relembre os momentos importantes da vida, as pessoas especiais que passaram por ela e deixaram suas marcas eternas. Elas são as estrelas da nossa vida. Projetamos uma cenografia que emocionará pessoas de diferentes idades, culturas e crenças – explica Abel Gomes, responsável pela cenografia da Árvore de Natal da Bradesco Seguros desde a primeira edição, em 1996.

A partir de 30 de novembro, a 19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será acesa de domingo a quinta, das 19h30 às 2h; às sextas e aos sábados, o horário se estenderá até as 3h. A maior árvore de Natal flutuante do mundo será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis, como manda a tradição. 

O Espetáculo de Abertura

Especialmente para o espetáculo da inauguração da edição 2014 da Árvore, a Bradesco Seguros produziu a apresentação musical “Estrelas da Nossa Vida”, dirigida por Maurício Tavares. No palco, o ator Claudio Lins conduzirá as performances das “estrelas na noite”.

O Coral da Fundação Bradesco, sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e do maestro André Cabral, encantará com as vozes de alunos das escolas de Osasco e do Rio de Janeiro. A atriz Laila Garin – consagrada no teatro em “Elis, a Musical”, patrocinado pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros – interpretará Elis Regina em canções como “Casa no Campo”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Águas de Março”, também presentes na peça que retorna aos palcos cariocas no Teatro Oi Casa Grande.

A Família Lima mostrará ao público sucessos como “Toda Forma de Amor”, “Granada”, “O Barbeiro de Sevilha” e “Amigos Para Sempre”. Já a cantora Simone apresentará seis músicas, entre elas “Aquarela do Brasil”, “Maria, Maria” e “Isso Aqui o que É”. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acompanhará toda a apresentação musical, com a regência do maestro Vantoil de Souza.

A apresentação culminará no acendimento da 19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros. A já tradicional queima de fogos encerrará a inauguração da maior árvore de Natal flutuante do mundo.

A direção musical de “Estrelas da Nossa Vida” é de Julio Teixeira, que também assina os arranjos junto com Lucas Lima e Délia Fisher. O roteiro é de Guto Nobre e a direção de cena é de Carlinhos de Jesus.

A Estrutura

Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros envolve várias etapas – entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem – que exigem diferentes equipes. Ao todo, 1.200 pessoas – entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas – estão envolvidas no projeto.

A megaestrutura da edição 2014 da maior árvore de Natal flutuante do mundo começou a ser montada em 29 de setembro, com a chegada das vigas metálicas que compõem o arranjo naval para sustentação da estrutura da Árvore à Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas (Saoa), às margens da Lagoa Rodrigo de Freiras.

Com 85 metros de altura, o equivalente à de um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas. A estrutura está sendo montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores – que pesam entre 12 e 16 toneladas – interligados por vigas.

Para iluminar a maior árvore de Natal flutuante do mundo, foram instalados 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led RGBW, além de cinco geradores embarcados – quatro de 550 kVA para iluminação básica e um de 30 kVA para serviço e sinalização noturna.

O Carrilhão Eletrônico

Um carrilhão eletrônico importado da Itália – semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano – reproduzirá eletronicamente os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez.

O sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na programação está prevista a execução de composições natalinas, além da música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Além da transmissão ao vivo do espetáculo de inauguração, o site da Árvore de Natal da Bradesco Seguros – disponível em português, inglês e espanhol – contará com os tradicionais cartões de Natal virtuais, dicas natalinas e de eventos culturais com descontos.

Os canais digitais oferecerão ao usuário informações sobre os bastidores e curiosidades da Árvore. O Facebook será a rede social com maior número de ações, promovendo interação entre Twitter, Instagram e Foursquare. Os internautas que postarem fotos com a hashtag #arvoredenatalbs terão suas imagens publicadas no site da Árvore.

Para gerar maior identificação e novas formas de interação, a campanha “Natal é...” retratará a realidade cômica do cotidiano familiar por meio de cards com personagens e diálogos bem humorados, estimulando curtidas e compartilhamentos. 

As Naves do Conhecimento

O espetáculo de inauguração da 19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros também será transmitido em tempo real em oito “Naves do Conhecimento” – espaços comunitários digitais promovidos pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro que disseminam a inclusão digital nas unidades Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança.

Até 25 de dezembro, cada um desses locais contará, ainda, com uma exposição fotográfica digital com imagens de todas as 19 edições da Árvore de Natal da Bradesco Seguro, realizadas por Guto Costa.

Irajá: Praça Nossa Senhora da Apresentação;

Madureira: Parque de Madureira – Altura da Rua Manoel Marques;

Nova Brasília: Praça do Terço, ao lado do CineCarioca, Complexo do Alemão;

Padre Miguel: Av. Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão;

Penha: Rua Santa Engrácia, GREIP da Penha;

Santa Cruz: Rua Barão de Loreto, Largo do Bodegão;

Triagem: Rua Bérgamo, 320, Bairro Carioca;

Vila Aliança: Rua Antenor Corrêa, n°1.

Serviço

Espetáculo de Inauguração da

19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros

Transmissão em tempo real

arvorenatalbradescoseguros.com.br

Tema: “Estrelas da Nossa Vida”

Data: 29 de novembro, sábado.

Horário: a partir das 20h.

Local: Parque do Cantagalo, Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ.

ENTRADA GRATUITA 

A Árvore em Números

TEMA: “Um Natal de Luz”

ALTURA: 85 metros, equivalente à de um

edifício de 28 andares.

PESO: 542 toneladas

BASE: 810m2, composta por 11 flutuadores, cada um com de 12m de comprimento, 3m de largura e 2,44m de altura, interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m, para apoio da Árvore. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.

MICROLÂMPADAS: 3,1 milhões

ESTRUTURA TUBULAR: 24 km

EFEITOS: 120 mil metros de mangueiras luminosas reproduzirão a cenografia, 2.150 estrobos produzirão efeitos de estrela e 100 refletores de led RGBW.

GERADORES: Cinco geradores embarcados, sendo quatro 550 kVA para iluminação básica da Árvore e 30 kVA para serviço e sinalização noturna.

PESSOAS ENVOLVIDAS: Em todas as etapas (montagem, inauguração, manutenção e desmontagem), estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc.

Acendimento

A partir de 30 de novembro, a 19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será acesa de domingo a quinta, das 19h30 às 2h; às sextas e aos sábados, o horário se estenderá até as 3h. A maior árvore de Natal flutuante do mundo será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis, como manda a tradição. 

Ficha Técnica

Patrocinador exclusivo desde a primeira edição, em 1996: Bradesco Seguros

Apoio: Prefeitura do Rio de Janeiro

Criação: Roberto Medina

Cenografia e Direção Criativa: Abel Gomes, Diretor Criativo da Árvore e Presidente Fundador da P&G Cenografia, cenógrafo desde a primeira edição, em 1996.

Produção: Nelson Drucker, Diretor-Geral de Produção e Presidente da Backstage, empresa responsável pela produção da Árvore desde a sua primeira edição.

Iluminação: Valmor Neves (Bolinho)

Agência de Propaganda / Mídia: Dream Factory


Fonte: Assessoria