Projeto Trilhas Culturais leva 21 mil pessoas a Guaíba (RS) com muita música, atividades ao ar livre

Ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil marcou presença pelo oitavo ano consecutivo na cidade gaúcha e estimulou a produção cultural na comunidade

Com participação de mais de 21 mil pessoas durante todo o dia 24 de maio, sábado, o Projeto Trilhas Culturais foi a grande atração da cidade de Guaíba (RS) neste final de semana. A ação, realizada no Parque da Juventude, foi patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil e proporcionou 12 horas de atrações culturais, incluindo oficinas, shows, dança e apresentações circenses. O encerramento contou com a apresentação da banda Chimarruts, que contagiou o público cantando os sucessos de mais de 14 anos de estrada. “Este é o oitavo ano consecutivo que apresentamos o evento na cidade e estamos muito orgulhosos em promover a oportunidade de integração da comunidade de Guaíba com atividades culturais e artísticas, estimulando cada vez mais a sua produção local”, afirma George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Entre os destaques do evento, as oficinas de Reciclagem, Artes e Jogos apresentaram atividades educacionais, envolvendo questões como sustentabilidade, meio ambiente, criatividade e cooperativismo. A forma lúdica dessas ações mobilizou o público, que além de interagirem, concorreram a diversos brindes. Shaiane de Assis Cézar, de 17 anos, foi uma das participantes dos sorteios realizados nas oficinas, sendo premiada com um patinete. “Fiquei muito feliz quando anunciaram meu nome. Esse é o primeiro sorteio que ganho e tive muita sorte, pois eu não tinha um patinete”, destacou.

Além disso, alunos das escolas da rede pública e municipal de Guaíba apresentaram o projeto Ambientação, uma iniciativa realizada pela Fundação Toyota e Prefeitura Municipal e que tem como objetivo reduzir em 5% o consumo de água e energia e gerenciar 100% dos resíduos produzidos nas instituições de ensino.

As atrações culturais também foram destaque durante o dia, com apresentações circenses do Grupo Circo Híbrido, música com as bandas Apólogo, Nitrobeats, Binho Ribeiro e Banda, além da Orquestra PROJARI Guaíba. A dança ficou por conta dos grupos Space Dance e Movimentu´s Dance. O show de encerramento do evento foi embalado pela banda de reggae Chimarruts, que apresentou os inúmeros hits da carreira, como “Do Lado de Cá”, “Versos Simples” e “Saber Voar”. Para Maria de Lourdes da Silva, as apresentações foram ótimas, reforçando a qualidade do Trilhas Culturais. “Esse foi o primeiro ano que vim no evento e gostei bastante, principalmente do show da Chimarruts”, salientou a moradora de Guaíba.

Desde 2009, o Projeto Trilhas Culturais já atingiu mais de 350 mil pessoas, nas cidades em que a montadora possui unidades: Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo, Sorocaba e Porto Feliz (SP). O projeto Trilhas Culturais tem o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil e conta com o apoio da Toyota, Banco Toyota, Prefeitura de Guaíba, Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura e da Secretaria de Educação.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Essas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para saber mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

Fonte: Assessoria