Regularização e certificação trazem qualidade para decoração de eventos

A qualificação impulsiona as receitas e aumenta a satisfação do cliente

O ramo de festas cresce a cada ano e movimenta, segundo a ABRAFESTA, uma média de R$ 14 bilhões por ano. A decoração com balões é algo muito utilizado em eventos deste setor, principalmente em festas infantis, onde a imaginação dos artistas atinge níveis altíssimos e resulta em belíssimas esculturas dos mais variados formatos e tamanhos. Porém, grande parte das empresas que se dedicam a este serviço não é regularizada e é de pouca profissionalização, situações que muitas vezes impedem o seu crescimento e também, consequentemente, a satisfação do cliente.

Portanto, a regularização é o primeiro passo para alavancar os negócios de uma empresa de arte com balões. O segundo passo seria uma certificação como, por exemplo, a da E-balões, uma rede de empresas do ramo que tem como missão qualificar, divulgar e servir como referência no mercado, e que trabalha em conjunto para o crescimento e desenvolvimento do setor. “Boa parte das empresas que fecharam suas portas o fizeram por falta de informação. A experiência comprova que empresas que têm informação e que trabalham unidas acabam por se fortalecer quanto aos seus pontos de deficiência, além de crescerem e possuírem maiores chances de sobreviver num mundo cada vez mais competitivo”, é o que diz o idealizador da E-balões, Luiz Carlos da Costa Silva.

A rede funciona da seguinte maneira: a empresa que deseja se profissionalizar precisa ter, no mínimo, dois anos de experiência no negócio, e enviará seus funcionários para participarem de um treinamento prático (em eventos reais), bem como para aprender ensinamentos teóricos com manuais de instalação e gestão de negócio. “Os manuais trazem todo o apoio teórico para gerir as rotinas diárias do negócio, com informações, dicas e sugestões que auxiliam a empresa tanto no setor administrativo quanto no técnico. São abordados temas como, por exemplo, os processos de venda e recrutamento de funcionários”, esclarece Silva.

Para conquistar a certificação é necessário ser aprovado por uma comissão de avaliação e seguir algumas normas pré-estipuladas, como oferecer contrato de prestação de serviços, utilizar somente produtos de linha profissional, personalizar cada projeto de acordo com o local e temas escolhidos, e jamais vender o trabalho pela quantidade de balões e sim pela originalidade e pelo grau de dificuldade. “Quem encomenda uma ornamentação deve estar ciente de que essa certificação é a garantia do serviço e da qualidade da decoração contratada”, finaliza Luiz Carlos.

Após o credenciamento, a empresa estará apta a participar dos encontros anuais da Convenção de Arte/Gestão E-balões, espaço para reciclagem de profissionais e troca de informações sobre a arte. A empresa ganhará também o selo de qualidade E-balões e poderá usá-lo em seus materiais promocionais, site, etc. “A sinergia gerada pela rede fortalece as empresas participantes e contribui para acelerar o profissionalismo no setor”, conclui Silva.

Para saber mais, acesse http://e-baloes.com.br/

Fonte: Assessoria