São Paulo sedia 1º Festival histórico cultural de Orquídeas

"jardins suspensos da babilônia" é o tema que conduzirá o 1ª festival de orquídeas que acontece no cdc "mario bezerra pinheiro", são paulo, nos dias 17, 18 e 19 de agosto.

"Jardins suspensos da Babilônia" é o tema que conduzirá o 1ª Festival de Orquídeas que acontece no CDC "Mario Bezerra Pinheiro", São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de agosto. "Não queremos só mostrar flores, a intenção do ‘Jardins suspensos da Babilônia' é explorar o lado histórico e cultural das orquídeas", diz Reinaldo Ialaci, coordenador do Orquidário Paulista.

A exposição contará diariamente com 3 cursos gratuitos, onde os participantes poderão entender melhor sobre o cultivo e manutenção das orquídeas, além de diferenciá-las, tornando-se apto a produzir seu próprio jardim suspenso. A duração de cada curso é de 1 hora.

Os Jardins da Babilônia se tornaram conhecidos pelo enredo romântico que inspirou sua construção, a Rainha Amitis, uma das esposas do Rei Nabucodonosor que sofria com a falta de sua terra natal (Média), florida, repleta de campos e florestas. A fim de agradar a esposa, o rei mandou construir jardins, de forma que a mesma se sentisse próxima da natureza e inconscientemente em casa, acolhida.

Da mesma forma, os expositores buscam a proximidade do público com as plantas, pois atualmente o maior cultivo das mesmas é realizado para comercialização decorativa, o que não favorece sua manutenção ou preservação. Embora hoje existam processos de germinação em laboratório nos quais se consiga uma quantidade gigante de espécies, e isso torne o processo mais acessível e barato, a maioria das orquídeas acaba sendo descartada após uma única floração. Os especialistas em orquídeas focam ensinar os compradores a cuidar das plantas em locais apropriados e de forma correta, para que dessa forma ela possa florescer novamente.

A prática do cuidado com as orquídeas hoje em dia ainda é mais voltada para colecionadores, que procuram sempre formas, cores e cheiro (existente em raras espécies) diferenciados. Curiosamente a maior parte dos colecionadores é formada por homens. Talvez pela paciência necessária para o cultivo, ou pelo fato de florirem apenas uma vez por ano. Não há estudos que comprovem o motivo da preferência, contudo, pesquisas estão sendo desenvolvidas ao redor da sensualidade da flor da orquídea.

Cerca de 10 quadros históricos, farão parte do ambiente e narrarão várias lendas envolvendo as flores. Haverá também a reprodução de curtas metragens demonstrativas sobre a reprodução da planta em casa e em laboratório. Cada visitante levará cerca de 20 minutos para visitar todos os espaços históricos e culturais e conferir as curiosidades. Uma divertida atração para o fim de semana, que com os mini cursos gratuitos pode durar de 1 a 2 horas.

Os apaixonados pela flor ainda poderão escolher sua favorita a preços acessíveis e levá-las para casa. Com o propósito de auxílio ao CDC (Clube da Comunidade Lapa), o Orquidário Paulista cederá 100 plantas para sorteio. Toda a renda será revertida ao CDC Mario Bezerra Pinheiro.

1º FESTIVAL DE ORQUÍDEAS

  • Tema: Jardins Suspensos Da Babilônia
  • Data: 17,18 E 19 De Agosto
  • Horário: 9 Às 19 Horas
  • Local: Rua Eng Aubertin, 377 C/ Av.Ermano Marchetti


Fonte: Time Comunicação