Viva a Mata 2014 acontecerá entre 23 e 25 de maio no Parque do Ibirapuera

O evento que celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica terá atração inédita: um passeio guiado pelo parque

A 10ª edição do “Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica” acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado oficialmente em 27 de maio. O tema da 10ª edição é “Mata Atlântica, Sua Casa”, para sensibilizar a respeito da relação entre a floresta, o ambiente urbano e a qualidade de vida.

Gratuito e aberto ao público, o evento trará diversas atrações como exposições, shows, peças de teatro, palestras e debates, além das atividades interativas que acontecem nos espaços temáticos: Floresta, Mar, Bichos da Mata, Água e Ambiente Urbano. A 10ª edição conta com uma atração inédita: um passeio guiado pelo parque, no qual o botânico Ricardo Cardim irá mostrar diferentes espécies de árvores e falar da história e importância de cada uma para São Paulo. A atividade será realizada no sábado (24 de maio), às 10h. No domingo (25 de maio), será a vez de observar as aves do Parque Ibirapuera, com a equipe da Avistar, Guto Carvalho e Tietta Pivatto. Apesar de estar no meio da metrópole, o Ibirapuera possui uma rica avifauna e pelo menos 135 aves já foram identificadas no local.

“Queremos mostrar como a Mata Atlântica ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, como está relacionada diretamente com a água que bebemos e consumimos, com nosso bem estar e os momentos de lazer e como influencia nossa vida nas cidades. Vamos ensinar a plantar em espaços pequenos, contar sobre os animais que vivem nesta floresta e dependem dela para sobreviver, dos peixes que tanto apreciamos. Também vamos apresentar, de forma descontraída, como a SOS Mata Atlântica tem atuado para garantir a manutenção da nossa riqueza natural”, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação.

Espaços temáticos

A empresa Candotti preparou toda a cenografia dos espaços temáticos do Viva a Mata com bambu e tecidos sustentáveis. Cada espaço temático terá atividades interativas, oficinas e exposições sobre o meio ambiente.

O Espaço Floresta terá o Túnel dos Sentidos, uma atividade em que os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta com olhos vendados, para que usem os outros sentidos para conhecer a mata e sentir o clima, os relevos, aromas e sons do ambiente.

Já o Espaço Bichos Da Mata oferecerá uma oficina na qual os participantes vão confeccionar animais da Mata Atlântica com elementos da natureza, como folhas secas e sementes. O Espaço Urbano oferecerá uma oficina de hortaliças, em que todos os participantes aprenderão como plantar e cuidar das mudas e levarão para casa um vaso biodegradável com a muda que plantaram. Os participantes da Oficina de Pintura, do Espaço Mar, também poderão levar as pinturas da Vida Marinha, que serão produzidas em telas e porta chaves, para casa. No Espaço Água, haverá uma oficina com técnicas de artesanato e pintura para transformar resíduos – como garrafas pet, papelão e embalagens – em animais e plantas que habitam os rios e seu entorno.

Palestras e passeio

A exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”, mais conhecida como Caminhão da Fundação, também marcará presença e sediará as palestras do evento e promoverá suas atividades de educação ambiental. Interessados em participar das palestras e do passeio pelo parque devem conferir a programação no http://bit.ly/1hMo9nB e se inscrever pelo e-mail eventos.apoio@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3262-4088 ramal 2218. As vagas são limitadas. Os participantes das palestras também receberão um certificado.

O evento contará com mais de 25 expositores. Entre eles o Museu da Energia de São Paulo, Organização Bio-Bras, ProMinent Brasil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Projeto Aves de Paraty, Associação Mico-Leão-Dourado, Projeto Albatroz, Fundação Mata Atlântica Cearense, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Universidade Regional do Cariri-URCA, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, WWF-Brasil, Amigos do Oceano, Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, Associação Mar Brasil, Fundação Mamíferos Aquáticos, Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas, Pimp My Carroça e Sítio A Boa Terra Alimentos Orgânicos.

Confira a programação preliminar do evento em http://bit.ly/VivaMata2014.

Serviço

Data: 23 a 25 de maio de 2014

Local: Marquise do Parque Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3 (acesso à Marquise do parque)

Para agendar a visita monitorada: eventos.apoio@sosma.org.br

Telefone: (11) 3262-4088 ramal 2218

Informações: http://bit.ly/VivaMata2014

Fonte: Assessoria