25º Festuris preparado para receber 14 mil visitantes

Festival do Turismo começa na noite de quinta-feira, em Gramado.
O “Mamuth”, equipamento de acessibilidade para aeroportos, já começou a ser montado na feira



Com inovações e sempre de olho nas novidades do mercado, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição proposto a surpreender os 14 mil profissionais aguardados no evento. São 2.500 expositores distribuídos em 350 estandes no Serra Park, em uma área aproximada de 20 mil metros quadrados. Para permitir que o fluxo do público seja mais dinâmico e contemple a passagem por todos os espaços, foi alterada a mobilidade na feira, com entrada e saída em pontos diferentes. 

A internacionalização do evento, com 65 destinos representados, a cada ano se intensifica. O evento começa na noite de quinta-feira (7), com a solenidade de abertura, às 20 horas, no Palácio dos Festivais. Na sequência, ocorrerá a Festa das Festas na Sociedade Recreio Gramadense, promovida pelo governo do Rio Grande do Sul. O destaque será o show com o grupo tradicionalista Os Fagundes, além da apresentação de festas típicas do Estado aos convidados.

Sob a direção de Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, o Festuris terá como tema “Turismo – A vanguarda da economia sustentável”. Serão dois dias de atividades, na sexta-feira e sábado (8 e 9), com a realização do congresso no Centro de Convenções Serrano Resort, e a feira no Serra Park (confira a programação completa abaixo).

Na feira, dois novos salões serão apresentados para consolidar o trabalho de segmentação: o de Sustentabilidade e o Mice-Abeoc Brasil (de turismo corporativo). No primeiro caso, o evento estará focado em apresentar cases de destinos e empresas de todas as regiões do País, gerando reflexões e soluções em torno da sustentabilidade no setor turístico. Além disso, haverá uma exposição de parques, ecoturismo, turismo de aventura e turismo responsável.

Um dos destaques do Salão de Sustentabilidade será a participação do Serviço Social da Indústria (Sesi), que apresentará dois projetos: “Cozinha Brasil” – um programa de educação alimentar com o objetivo de elevar o nível de saúde e qualidade de vida das pessoas; e o “Vira Vida” – uma tecnologia social interligada à Rede de Enfrentamento da Exploração Sexual Infantojuvenil e ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No Salão Mice-Abeoc, haverá sala de capacitação com palestras e painéis sobre o setor de eventos. A programação abrange temas como turismo criativo, segmento Mice, viagens de incentivo, segurança em eventos, qualidade e sustentabilidade. O salão também vai apresentar uma seleção de expositores diretamente ligados ao mercado de turismo corporativo.

Sempre em busca da especialização e atualização dos profissionais do turismo, o Festuris preparou uma agenda em três salas de capacitação. Apresentação de destinos, reuniões e palestras estão entre as atividades previstas. Os worshops também permitirão conhecer novidades do segmento.

MONTAGEM – O Serra Park já está movimentado desde a semana passada, com o início da montagem dos estandes e estruturas para a feira. Destaca-se a instalação do Mamuth – equipamento inovador para os aeroportos do Brasil, também chamado de “Elo”. Trata-se de um corredor fechado e climatizado que leva o passageiro da sala de embarque até o avião, no mesmo nível do solo. O sistema, desenvolvido pela empresa gaúcha Ortobras e que será implantado em aeroportos administrados pela Infraero, está sendo preparado para permitir o acesso à Sala de Imprensa do evento. Nesses conectores, estão presentes escadas, mas também elevadores para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte: Assessoria de imprensa