Destinos brasileiros são apresentados como tendência na China

Pelo segundo ano consecutivo, missão destaca diferenciais do Brasil no país que mais cresce em viagens internacionais.

Os chineses buscam cada vez mais novos destinos e as paisagens e cenários brasileiros podem ser escolhidos nos próximos anos pelos viajantes que já carimbaram seus passaportes nos EUA, Europa e Ásia. Durante uma missão do Brasil realizada na China, especialmente o Destino Iguassu e o Rio de Janeiro foram apresentados como tendência aos operadores de turismo interessados em oferecer novidades e opções diferenciadas aos seus clientes. Além de Beijing e Shanghai, foi realizado um encontro em Chengdu, que vem se consolidando como uma das cidades chinesas que mais cresce no mercado de viagens internacionais. Com as informações que receberam do Visit Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Embratur e Rio Convention & Visitors Bureau, os cerca de 60 agentes e operadores agora têm condições de montar pacotes com roteiros de viagens para públicos interessados em conhecer novos lugares e viver novas experiências. Situada ao sul do país, a região possui cerca de 14,4 milhões de habitantes, um mercado com enorme potencial e espera-se resultados a médio prazo.

A viagem à China, entre os dias 13 e 20 deste mês, permitiu avanços no desenvolvimento do turismo entre os dois países. A delegação também contou com participação do Aeroporto Rio Galeão, Parque das Aves e operadores receptivos brasileiros. Segundo o diretor-executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares, há um forte interesse do governo brasileiro em ampliar a quantidade de centros de vistos no território chinês. Atualmente existem apenas três, em Shanghai, Beijing e Cantão, por isso quem está nas demais localidades precisa ir até uma dessas cidades para obter o visto para viajar para o Brasil. “Sabendo que o mercado chinês é o que mais cresce em viagens internacionais em todo o mundo, o esforço do Visit Iguassu, juntamente com as demais entidades, é buscar a facilitação desse processo para a implantação do visto eletrônico para os turistas chineses”, afirmou Basileu.

Parceria estratégica

Durante a missão houve um encontro na sede da maior operadora do mercado asiático, a Ctrip. Com mais de oito mil lojas espalhadas pela China e forte atuação no atendimento online, a empresa está atenta às tendências em viagens pelo mundo afora. Durante a reunião foram debatidas novas estratégias para divulgação de destinos brasileiros e a avaliação do desempenho da campanha digital realizada no primeiro trimestre deste ano. Os relatórios apontam que cerca de três mil pessoas viajaram ao Brasil nesse período motivadas pela ação promocional. “É um número significativo e, no final das contas, faz sentido estender a campanha tendo como carros-chefes do turismo no Brasil, o Rio de Janeiro, Amazonas e o Destino Iguassu”, anunciou Basileu.

Crescimento

O secretário municipal de Turismo Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, lembra que o fluxo para Foz do Iguaçu vem aumentando de forma consistente nos últimos anos. Em 2018, movimento de turistas chineses cresceu 22,7% nas Cataratas do Iguaçu e nos primeiros quatro meses deste ano, o aumento foi superior a 15%. “Apesar da barreira da distância, da cultura, do idioma e da conectividade, temos um grande potencial, ainda mais com a perspectiva da implantação do visto eletrônico, medida que deve ser anunciada no segundo semestre”, apontou o secretário. Outro aspecto apontado por ele é de que devido à distância os chineses aproveitam a viagem para conhecer vários lugares. “Precisamos fazer parcerias estratégicas com destinos como Machu Picchu para consolidar um roteiro de atrativos na América do Sul para atrair mais turistas chineses”, complementou Piolla.


Fonte: assessoria