Emoção marca a abertura do 25º Festuris

Abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais e uma homenagem especial pela 25ª edição.
Solenidade de abertura no Palácio dos Festivais












A solenidade de abertura do 25º Festuris, realizada no Palácio dos Festivais, contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais. Muitas foram as homenagens da noite. Após a apresentação de um vídeo institucional contendo imagens de divulgação das belezas do Rio Grande do Sul foi a vez da entrega do Troféu Amigos do Festival. Ao fazer seu pronunciamento, a diretora do evento Marta Rossi foi surpreendida com uma homenagem dos mais de 200 “Amigos do Festival” que estavam presentes na cerimônia.

Muito emocionada, ela citou as palavras reconhecimento, alegria e agradecimento e dos quatro pilares para o sucesso do Festuris: imprensa, que divulga e promove o evento; os expositores, que investiram no projeto e ajudaram a transformar o evento em uma feira conceito; nos agentes e no trade, que entenderam a importância de ser um fórum de negócios do sul do Brasil; e dos colaboradores.

Ao fazer um balanço dos 25 anos, Marta lembrou que o percurso foi construtivo, enriquecedor e indutor do Turismo no Rio Grande do Sul. “Nos reinventamos a cada edição para acompanhar o dinamismo e a transversalidade do turismo. Conquistamos o Brasil de Oiapoque ao Chuí”, declarou. Segundo ela, a trajetória poderá servir de experiência para as gerações futuras.

A diretora lembrou de sua grande amiga Silvia Zorzanello e aproveitou para homenagear também seus filhos e sucessores na empresa, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi. Para Marta, este momento é muito especial e cheio de significados. Finalizou a solenidade brindando ao futuro e ao fortalecimento da amizade. No palco, um bolo, champanhe, balões e “um parabéns a você” com um coro de dezenas de vozes finalizou a cerimônia.

Homenagem

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), a entrega do Troféu Silvia Zorzanello, que agracia as personalidades do turismo que tiveram ou ainda têm relação fundamental com o turismo de Gramado e com o evento. Neste ano, o vice-presidente de Marketing e Comercial da companhia aérea Avianca, Tarcísio Gargioni, foi o homenageado. A premiação é realizada anualmente desde 2011, pela Câmara de Vereadores de Gramado. 

Ao lado de Marta Rossi, Silvia (que faleceu em 2010) foi idealizadora do Festival do Turismo de Gramado, Chocofest e Acorde Musical, além de diversos trabalhos específicos para divulgar Gramado além das fronteiras do Estado e do País. Participaram da solenidade o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ilton Gomes e os demais vereadores, além do diretor do Festuris Eduardo Zorzanello, e o diretor da Terra Turismo, Vinícius Zorzanello.

Gargioni, que é gaúcho, lembrou da importância da cidade e de Silvia: “Gramado é uma cidade exemplar para todos os brasileiros. Conheci a Silvia, juntamente com a Marta, idealizadoras do evento. Um trabalho que foi incansável, por todos os lugares do Brasil e do mundo, mas sempre levando uma bandeira, a bandeira de Gramado com muito amor e carinho pela sua terra”, ressaltou Gargioni.

Os filhos de Silvia, Eduardo, diretor do Festuris, e Vinícius, diretor da Terra Turismo, agradeceram a homenagem, e lembraram do árduo trabalho da mãe pelo futuro do município e do turismo. “Este prêmio mostra a importância que a comunidade deu e sempre dará ao trabalho de Silvia por Gramado. Tarcísio merece este agradecimento por seu trabalho, e por sempre divulgar nosso Estado e nosso evento Brasil afora”, lembrou Eduardo. Por outro lado, Vinícius ressaltou a importância de parcerias com as empresas. “Pessoas como Tarcísio, que escolhem Gramado como sua terra e trabalham por ela, são um dos segredos deste sucesso que é nossa cidade. Com certeza, atrás de grandes empresas, existem grandes parceiros”, concluiu Vinícius.

Prefeito Nestor Tissot, Gargioni, vereadores Ilton Gomes e Vera Simão, e os filhos de Silvia, Eduardo e Vinícius Zorzanello