Meeting Planners Conference destaca imersão e mudança de mindset para eventos corporativos

Organizado pela ALAGEV, encontro reuniu 200 profissionais de eventos do Brasil e da Argentina
Eduardo Murad, diretor-executivo da ALAGEV, abriu o Meeting Planners Conference.

Melhora da experiência e imersão do participante de um evento corporativo, mudança de mindset, mitigação de riscos, união entre os diferentes agentes da cadeia do processo e tecnologia alinhada à estratégia global e Festivalização. Esses foram alguns dos principais conceitos levantados durante os dois dias de Meeting Planners Conference (MPC), promovido pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), realizado no último fim de semana, no Costão do Santinho All Time Resort, em Florianópolis (SC).

Com foco em debates em prol da melhora do setor de eventos corporativos, a primeira edição do MPCBR contou com a presença de 200 gestores de eventos do Brasil e da Argentina. Em plenárias participativas, o participante interagiu com os palestrantes por meio do aplicativo do evento, enviando perguntas a serem respondidas ao vivo, bem como avaliando cada painel e respondendo uma pesquisa qualitativa ao final do evento. Um dos destaques do primeiro dia foi a configuração do espaço do evento, com o formato de plateia 360º, com mini lounges compostos por puffs e pallets, gerando maior imersão e engajamento do público com os participantes dos painéis. O foco do primeiro dia foi a gestão de crises em eventos e a reforma trabalhista.

A área de eventos corporativos tem um volume muito grande e uma das necessidades do mercado é ter mais números e informações. O intuito é sair da fantasia e vir para a realidade. É bacana falar de futuro, mas temos que falar sobre o que podemos fazer hoje, por meio dos diversos painéis que temos”, exaltou Eduardo Murad, diretor-executivo da ALAGEV, na abertura do evento.

Abrindo os painéis, Rodrigo Cordeiro, diretor de PCO da MCI e da Acqua Consultoria, apresentou o desafio de organizar e ter sucesso em um evento do porte do 8º Fórum Mundial da Água, sediado em Brasília neste ano. “A grande virada é não fazer evento sozinho: é olhar para o parceiro e pensar o que ele pode contribuir para o evento. Fazer eventos é falar com pessoas. Quando o clima do evento é bom e a mensagem final é dada de forma efetiva, não há uma pessoa que se proponha a reclamar. O negócio em evento é criar o clima que você espera viver”, afirmou Cordeiro.

Segundo dia

Boechat e suas previsões “imprevisíveis” sobre o cenário político

Com abertura de Rodrigo Cezar, presidente da ALAGEV, e Rubens Régis, diretor comercial do Costão do Santinho Resort, o segundo dia começou com a fala do jornalista Ricardo Boechat. Com uma bola de cristal no palco, o apresentador afirmou que não é possível projetar o ano político de 2018 no Brasil. "Nós temos eleições neste ano e até agora ninguém enxerga um palmo à frente do nariz no País. Esse horizonte não consigo desenhar nem com bola de cristal. O que sei é que sairemos dessa crise melhor do que estávamos quando entramos nela", projetou Boechat.

Em seguida, foi a vez do argentino Alejandro Verzoub, presidente da Av-Business & Communication, falar sobre viagens de incentivo. "Nós [gestores de eventos] existimos para alertar sobre riscos potenciais e dizer que tal atividade é apropriada ou não. Para ter efetividade como especialista, é necessário ser o protagonista das experiências que oferecemos aos nossos clientes", comentou.

Com a apresentação de grandes cases e dos últimos recursos da área, o painel sobre tecnologia ressaltou a importância de engajar o público a partir de tecnologias que tenham impactos reais e quantificáveis. "Nada substitui o aperto de mão, o olho no olho, e os eventos não perderam relevância com o digital. Não falta tecnologia, falta mudança de mindset, entender que a tecnologia é muito mais que recursos "bonitinhos", mas que ela precisa estar incorporada na estratégia macro dos eventos e das empresas", falou André Rodrigues, CEO da mobLee.

Com a participação de Roberta Volpato, da Studio Estratégia, Elisandra Sá, Marketing Services Manager da ABBOTT, e Rodrigo Cezar, ALAGEV, na mediação, o painel "A ética em Eventos" discutiu o compliance e sua aplicação na indústria de eventos corporativos.

"Não é um tema tão atraente, mas é importante discutir para não ter o uso equivocado. A gente tem a sensação de estar amarrado, e sempre há uma sensação negativa, mas o que a gente quer trazer é o quanto a gente tem a ganhar com a cultura de compliance na empresa. São muitos caminhos e às vezes a gente não sabe, às vezes nem o próprio compliance sabe, por isso temos que estar juntos", comentou Rodrigo.

Em seguida veio o painel de encerramento do evento. Com gigantes da indústria, o debate "Festivalização - Como entregar conteúdo e experiência de um jeito novo" teve as presenças de Ronaldo Bias Ferreira Jr., Sócio-diretor da Agência Um, Guilherme Gomes - Sócio-diretor da Smash!; Maurício Magalhães, Sócio Presidente da Agência Tudo; Allan Szacher, Fundador, CVO, Curador e Art Manager da Pixel Show e Zupi; Johny Henrique, Chefe de Marketing/Eventos da Coca-Cola FEMSA Brasil e Leonardo Gonçalves de Pinho, da Oi.

"Não existirá mais no futuro marcas que busquem apenas o lucro sem vir acompanhada de uma relevância ou plataforma de diálogo, ou que seus clientes e sociedade não entendam os benefícios para o mundo real", projetou Maurício.

Rodrigo Cezar, presidente da ALAGEV, fala sobre a importância do gestor de eventos estar no centro das discussões

O evento

Rodrigo Cezar, presidente da ALAGEV, fala sobre a importância do gestor de eventos estar no centro das discussões. Crédito: Cassiano Ferraz

Com foco na geração de conteúdo qualificado que contribua para o desenvolvimento do setor de eventos corporativos, o Meeting Planners Conference foi realizado há poucos dias da ALAGEV comemorar seu 15° aniversário. O MPC teve o apoio do Floripa Convention & Visitors Bureau e da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), além da curadoria educacional da Evento Único.

É um sonho de muitos anos. Graças à parceria com a ALAGEV, conseguimos realizar aqui. O Costão do Santinho tem no seu DNA a palavra eventos. Hoje, o hóspede de eventos é muito mais criterioso e isso nos faz querer ser melhor sempre. Atender a essa expectativa é nosso eterno desafio”, afirmou Rubens Régis.

O evento é mais uma ação da ALAGEV para gerar conteúdo qualificado em torno do setor de eventos corporativos, além das melhores práticas. Para Rodrigo Cezar, é importante que o gestor de eventos esteja no centro das discussões mais atuais do setor, sempre dinâmico, e que eventos como o MPC são fundamentais para a geração desse tipo de troca de conhecimento.

Muito se fala em customer centricity [foco no cliente], mas será que estamos falando e proporcionando o que ele quer, o que ele precisa? Como meeting planner temos de ter legado e propósito ao levar essas questões, estar mais abertos para o novo e abrir mão de nossas crenças e conceitos", comentou o presidente da ALAGEV.