Nesta quarta-feira (11), aconteceu o segundo dia do WTM Latin America. Com participantes do Brasil, América Latina e diversos países do mundo, o evento destacou assuntos como a reabertura de destinos para turistas, tecnologia, sustentabilidade e diversidade.
Destinos reabrem para turistas
O primeiro painel de conteúdo do dia recebeu Edmund Barlett, Ministro do Turismo da Jamaica, que em entrevista com Peter Greenberg, repórter do PBS/CBS News, ressaltou que foi estabelecido pelo país um comitê de gerenciamento de crise já em janeiro de 2020, quando houve conhecimento dos primeiros casos de Covid-19.
Depois disso, a Jamaica seguiu com o desenvolvimento de protocolos e se tornou o primeiro país na região a estabelecer um conjunto completo de regulamentacao. Atualmente, o país preza por proteção e segurança tanto dos residentes quanto dos visitantes.
“Nós estabelecemos todo um sistema de avaliação dos níveis de conformidade dos empreendimentos turísticos em nosso país e demos a eles um certificado sobre a Covid-19, que mostra a todo o mundo que estas empresas são seguras. Portanto, é possível vir e desfrutar de atividades turísticas”, explica Barlett.
Outro destino que abordou a reabertura para turistas foi Dubai. A cidade voltou a receber visitantes há um ano, e já atingiu a imunidade coletiva, sendo a primeira região com mais de 1 milhão de residentes a vacinar 70% da sua população.
Este ano Dubai será sede da maior exposição do mundo, a Expo 2020 Dubai. Mas antes da reabertura, o país passou por um período de restrições intensas, como abordou Cibele Moulin, gerente de operações internacionais para América Latina, Espanha e Portugal da Dubai Turismo.
“Passamos por um lockdown completo por quase dois meses. Precisávamos de autorização para sair de casa, e a cada três dias podíamos ir no supermercado ou na farmácia. Depois, a reabertura foi feita de forma gradual. Houve sanitização nas vias públicas no período da noite. Até que fomos um dos primeiros destinos a receber o selo Safe Travels, da Organização Mundial do Turismo.”
Turismo e diversidade
O dia ainda contou com três painéis com abordagens voltadas para a diversidade.
No “Como atrair o turista LGBTQIA+?”, convidados contaram como as empresas estão se preparando para receber esse público que acaba se fidelizando quando é bem atendido e bem tratado.
Já no “Aliados pela Diversidade”, convidados negros, mulheres e pessoas que lutam para conquistar posições iguais dentro de empresas, abordaram as diversas vezes em que se depararam com ambientes pouco diversos, com a presença massiva do estereótipo “homens cis brancos” e quais atitudes têm tomado para que essa situação diminua, ou não ocorra mais no turismo e na sociedade como um todo.
O painel “Defesa - Mulheres que possuem suas causas compartilham suas experiências” reuniu Bettina Garibaldi, vice-presidente sênior da Ketcham, como moderadora, Gloria Guevara, conselheira especial e ministra do turismo da Arábia Saudita e Liz Ortiguera, CEO da Pacific Asia Travel Association.
Elas são mulheres que apoiam causas voltadas para a equidade de gênero e acreditam que viajar é importante para derrubar barreiras e trazer entendimento sobre diferentes assuntos, o que resulta em diversidade e inclusão.
A diversidade é algo, segundo elas, que está acontecendo nos setores e deve seguir se consolidando a partir da educação. Durante o painel, Liz destacou três pontos que considera importantes para essa evolução. Um deles é sobre o empoderamento feminino.
“Um dos pontos é como as mulheres estão se empoderando nos últimos anos. Eu oriento e apoio as mulheres que estão próximas, mas não devemos pensar apenas em quem estamos educando, e sim na comunidade como um todo. Isso é algo que podemos expandir.”
Tecnologia como aliada
A abordagem sobre tecnologia neste dia de evento contou com dois painéis. “Domine o poder do posicionamento digital no turismo”, comandado por Thiago Akira, consultor de marketing turístico, professor e palestrante, que explicou como se posicionar nas redes sociais e na internet, analisar os concorrentes e, principalmente conhecer e investir no público certo para o produto ou serviço que é comercializado.
Já Carlos Cendra, CMO da Mabrian Technologies, trouxe à tona como os dados podem ser usados a favor das empresas, sendo uma ferramenta que traz informações e pode ser usada para mudar a mentalidade, resultando em uma tomada de decisão assertiva.
Sustentabilidade
Quanto à sustentabilidade, o painel em parceria com a Global Ecotourism Network / GEN, destacou projetos do Brasil, Costa Rica e Chile, que por meio de ações conscientes estão conseguindo a regeneração de ecossistemas do país, que segue sofrendo com os efeitos das mudanças climáticas.
Um dos projetos apresentados foi o do Mico Leão Dourado, que, sediado no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, contribui para salvar a espécie em risco de extinção, além de colaborar para a regeneração de parte da mata Atlântica, atualmente com apenas 10% de sua cobertura original.
Outro painel que abordou a sustentabilidade contou com a participação de Cintia Carlotti, gerente de marketing da Costa Cruzeiros, Loraine Ricino, diretora de marketing da GOL Linhas Aéreas, e Antonietta Varslese, vice-presidente sênior de comunicação e relações institucionais e CSR da Accor América do Sul.
Os participantes abordaram como as empresas as quais fazem parte estão investindo em ações para a sustentabilidade do planeta e para que o turismo siga ocorrendo de maneira consciente.
Expositores
O Conselho de Turismo da Guatemala (INGUAT) tem trabalhado na criação do Selo de Biossegurança Turística, que consiste numa certificação concedida a diferentes empresas turísticas, tais como: hotéis, operadores turísticos, transportes, guias turísticos, agências de viagens, escolas espanholas, marinas turísticas; entre outros, que aplicaram as Diretrizes de Boas Práticas para prevenção da COVID-19 e outras infecções.
A Guatemala está na WTM Latin America Virtual para fortalecer a imagem do destino.
“Nosso objetivo é promover, comercializar e consolidar nosso país através da mídia, compradores e organizações de turismo que buscam viver uma experiência única. Nesses primeiros dias de evento já conseguimos mostrar bastante sobre as particularidades do nosso destino como Antigua, o emblemático sítio arqueológico de Tikal, a cidade de Quetzaltenango e o Lago Atitlán, além da ampla gastronomia que nosso país oferece”, afirma Corey Garrett, Diretor do Caribe e a America Latina no Barbados Tourism Marketing Inc.
Já para Ana Cristina Clemente, coordenadora de eventos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, as ferramentas utilizadas pela WTM Latin America são descomplicadas e devem resultar em acordos com outros países. “O evento está muito bom. A plataforma das palestras funciona muito bem e a ideia de promover reuniões online foi ótima. Tudo é fácil e intuitivo e flui bem. Acredito que vamos conseguir avançar com alguns negócios com representantes de diferentes países e promover os destinos de São Paulo mundialmente."
Para Thaís Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America, o segundo dia da feira foi diversificado e esclarecedor.
“Hoje recebemos nomes importantes do turismo e pessoas que representam países que já abriram as fronteiras e estão recebendo turistas do mundo todo. Isso é ótimo para absorvermos informações que podem ser úteis para a abertura dos próximos destinos e que nos direcionam nesse momento de retomada das viagens”, comenta.
Todas os painéis ficam disponíveis na plataforma do evento, que pode ser acessada neste link, e o WTM Latin America terá outros conteúdos para compartilhar com o público no último dia de evento (12 de agosto) e as reuniões podem ser agendadas até 13 de agosto – dia adicional, seguindo o sucesso do numero de reunioes marcadas.
Serviço:
WTM Latin America Virtual:
10, 11 e 12 de agosto (terça, quarta e quinta-feira)
Das 08:00 às 15:00 (BRT) ou das 12:00 às 19:00 (GMT)
Comentários