7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

De 31 de maio a 12 de junho, a Unibes Cultural estará entre os 82 locais a receber a mostra com programação gratuita e workshop com o cineasta Jorge Bodanzky.





A Unibes Cultural – centro que atua como hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo – recebe, entre os dias 31 de maio e 12 de junho, a 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. A instituição está entre os de 50 espaços culturais e educacionais de São Paulo e as 32 salas de cinema que vão tratar sobre o tema e que tem realização da ONG Ecofalante, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Uma correalização da Spcine, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e do Goethe-Institut, tem patrocínio da Sabesp, Tigre, e Kimberly-Clark, com apoio da White Martins, Reciclo Pepsico e Instituto Clima e Sociedade, é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC).

A mostra é considerada o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. A iniciativa celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente (que se comemora no dia 5 de junho). As exibições são todas gratuitas. A programação inclui ainda uma competição de produções socioambientais de escolas e cursos audiovisuais, sessões infantis, o Programa Ecofalante Universidades e a Mostra Escola, voltados à exibição e à discussão em espaços educacionais. A Unibes Cultural também recebe o workshop "A Prática do Cinema Documental", com Jorge Bodanzky.

Veja a programação da Unibes Cultural

31/5 quinta-feira
17h Outro Fogo (Brasil, 21’)
Carne e Casca (Brasil, 17’)
Vazio do Lado de Fora (Brasil, 22’)
Concreta Memória (Brasil, 6’) 10
Xavante: Memória, Cultura e Resistência (Brasil, 19’) [Concurso]

6/6 quarta-feira
14h Outono (França, 3')
Idade (Identidade) (Chile, 6')
Kunumi, O Raio Nativo (Brasil/Holanda, 13')
Em Busca da Luz (México, 4')
Estrelas (EUA, 5')
Pedro e o Velho Chico (Brasil, 18') [Infantil]
16h A Grande Ceia Quilombola (Brasil, 52') [Escola]
18h Não Respire - Contém Amianto (Brasil, 70') [Escola]

7/6 quinta-feira
16h Crianças da Amazônia (Brasil/EUA, 72') [Homenagem]

8/6 sexta-feira
16h Outono (França, 3')
Idade (Identidade) (Chile, 6')
Kunumi, O Raio Nativo (Brasil/Holanda, 13')
Em Busca da Luz (México, 4')
Estrelas (EUA, 5')
Pedro e o Velho Chico (Brasil, 18') [Infantil]
18h Chico Mendes: Eu Quero Viver (Brasil, 56') [Homenagem]
20h Modo de Produção (Brasil, 75') [Escola]

9/6 sábado
18h Árvore de Sangue (Brasil, 21’) 10
Dos Antigos aos Filhos do Amanhã (Brasil, 30’)
Òpárá de Òsùn: Quando Tudo Nasce (Brasil, 4’)
O Conto do Burro Amarelo (Brasil, 30’) [Concurso]

12/6 terça-feira
14h Banco Imobiliário (Brasil, 65') [Escola]

Workshop “A Prática do Cinema Documental”

Ministrado pelo cineasta Jorge Bodanzky, o workshop A Prática do Cinema Documental acontece nos dias 2 a 9 de junho, na Unibes Cultural. A iniciativa tem por objetivo oferecer aos interessados maiores conhecimentos sobre a linguagem e a prática do cinema documental. Serão transmitidos aspectos da experiência de Bodanzky, autor de filmes como “Iracema, Uma Transa Amazônica” (1974), “Jari” (1979) e “O Terceiro Milênio” (1981), e grande homenageado em 2015 da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O curso propõe exercícios teóricos e práticos de maneira a permitir uma efetiva interação entre professor e alunos, possibilitando a estes aplicar preceitos do cinema documental em projetos concretos, sob orientação de um dos mais experientes cineastas brasileiros vivos. Ingressos podem ser adquiridos aqui a R$ 200 com possibilidade de meia-entrada.

Fonte: Assessoria