Abstartups realiza 5º edição do Case, reúne 10 mil pessoas em dois dias de evento

Com os palcos do Connect Samba e do 2ª Fórum de Inovação e Indústria, evento proporcionou mais de 12 horas de conteúdo e mais de 150 palestras

Pelo quinto ano consecutivo, a Abstartups, entidade que representa o ecossistema brasileiro de startups, realizou durante os dias 29 e 30 de novembro, a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, maior evento latino-americano voltado para o segmento, e reuniu 10 mil participantes nos dois dias. Ao todo, mais de 150 palestrantes falaram sobre os mais variados temas relacionados a startups, inovação e empreendedorismo. Além disso, os participantes puderam acessar conteúdos voltados para: hipsters, que reunia criativos e designers; hackers, responsáveis pelo desenvolvimento de soluções tecnologias; e os hustlers, com os especialistas em marketing e vendas.

No último dia do evento (30), o palco principal contou com a presença de Renato Freitas, CEO da Yellow, que falou sobre sua experiência como empreendedor; Kristen Durham, CEO da Zendesk, contou como as métricas do cliente atraem os VCs. Logo em seguida, foi lançado o Google for Startups, projeto da Abstartups, em parceria com o Google, que tem por objetivo mapear todas as comunidades de startups no ano de 2019.

A plenária contou com a presença de Ekaterina Skorobogatova, VP Grow da TheVentureCity, que trouxe toda sua experiência em estratégias de crescimento para ajudar as startups brasileiras a escalar seus negócios. No final do dia, os participantes puderam conhecer os vencedores do Startup Awards 2018, Oscar das startups brasileiras.

Já o palco do Connect Samba contou com uma palestra do Igor Reis, Diretor de Marketing, Retail e Themed Entertainment da Warner Bros, que falou sobre o licenciamento da cultura geek e mostrou como os vídeos servem de conexão para esse mercado. Michelle Schneider, gerente de vendas do Linkedin, discutiu como a rede utiliza os vídeos para engajar e atrair usuários; e Renato da Paz, Business Development Manager da Amazon, apresentou o Case Amazon Go e contou como a aplicação de técnicas inovadoras em vídeos impactou os negócios da empresa. No final do dia, Guilherme Retz, Brand Manager da Heineken, mencionou a importância dos vídeos para a construção da marca, e Leandro Faria, da RIOT Games, fechou a programação com uma palestra sobre como é possível engajar um bilhão de fãs no mundo usando vídeos.

Segundo Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, o objetivo do Connect Samba desse ano foi entregar mais experiências e opções de conteúdo, além de novas conexões a todos os participantes. "Buscamos criar oportunidades para que as empresas, empreendedores e produtores de conteúdo possam gerar receita por meio dos seus vídeos. Existe no mercado um número enorme de pessoas com grande potencial e queremos fazer com que eles consigam transformar seus talentos em negócios", explica o empreendedor.

O último dia do Fórum de Inovação e Indústria contou com o lançamento do Conexão Startup Brasil, promovido pela ABDI, MCTIC, CNpQ e Softex. Sempre antenado às principais tendências do ecossistema global de inovação, o StartOut Brasil, programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas do mundo, apresentou um balanço do programa em 2018 e anunciou a abertura das inscrições para o ciclo Santiago, com inscrições que vão de 29 de novembro de 2018 a 07 de janeiro de 2019.

O palco da Oracle Global Startup Ecosystem foi espaço para uma manhã de DemoDay, E na parte da tarde, foi espaço para dois painéis com os temas “Diversifique: como trazer inclusão para o DNA do seu negócio” e “Como desenvolver comunidades inclusivas”, com Rangel Fernanda Leoncio, Juliana Glasser e Vanessa Pessoa, Claudio Nascimento, Guilherme Ralish, Cristina Kerr, respectivamente.

Já a Arena InovaBra trouxe para debate a geração de negócios entre startups em um painel com Yanick Gudem, CEO da Expense One e Thoran Rodrigues, Founder e CEO da Big Corp. Além disso, cases de sucesso do empreendedorismo feminino também foram temas discutidos por Gabryella Correa, CEO da Lady Drive; Mary Albuquerque, CEO da Smarkets; Thelma Valverde, CEO da eMiolo; e Iana Chan, co-founder da programaria.

Outra atração de destaque nos dois dias do CASE ficou por conta do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups do país, que ofereceu mentorias individuais e gratuitas para os participantes e anunciou que os programas do governo para startups serão unificados. Além disso, a programação do evento contou com uma rica feira de negócios e contratações, da Gama Academy.

“Esse ano o CASE foi ainda mais enriquecedor, pois conseguimos reunir outros grandes eventos, que já aconteciam no mercado, em um só lugar. Além disso, trouxemos muitas novidades, grandes nomes globais e nacionais, cases de sucesso e histórias inspiradoras. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Nossa ideia é crescer ainda mais, proporcionando sempre conteúdos de qualidade e levantamentos que ajudem nosso ecossistema a ganhar mais evidência. O Brasil é um verdadeiro celeiro de ótimas iniciativas e temos que dar destaques a elas”, finaliza Amure Pinho, Presidente da Abstartups.

Para 2019, a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo está prevista para o segundo semestre com expectativa ampliar ainda mais o seu público e fomentar o ecossistema de inovação brasileiro.

Ativa Eventos para BNDES